Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Então quero melhorar meu rendimento na natação.Como seria a programação "perfeita"?

Natação(usa mais costas e tricipes):

Minimo 50% do treino devagar.

30% nado peito e/ou borboleta

Ciclo até a competição series de: (distancias altas 800m e ir diminuindo até 25m) ?????

Programa:

1 dia Treino com série forte.

2 dia Treino com série de leve.

3 dia Treino com série forte.

4 dia Descansar.

Repete...

Academia: quantidade de séries e repetições e o Dia

Abdominais e Lombar - (todos dias) ou nos dias Forte ou Descanso/Leve

Tricipes/Costas - nos dias Forte ou Descanso/Leve //

Bicipes/Peito - nos dias Forte ou Descanso/Leve

Perna - nos dias Forte ou Descanso/Leve

Ombro - fazer?ou não abusar?de leve?que dia?

Fazer os movimentos rapidamente (explosão) e voltar devagarzinho? sim ou não

//////Natação 2:

Quanto tempo ou distancia percorrida minha série?Tento fazer não super forte para aguentar fazer mais?Quanto tempo de descanso?

Ando fazendo 8x25m (200m) superforte depois solto e faço mais 4x25m (100m) superforte.

ou 4x50 depois 2x50 = 300m superforte

As vezes faço 4x200m...

300m superforte e 2700 de soltadas,educativos,pranchinha....

Meu objetivo é: provas de 50 até 200m

Existe um site/forum mais apropriado?

Deem suas opiniões,agradeço!

Publicidade

Postado

http://www.pponline.co.uk/encyc/how-to-develop-strength-and-power-for-swimmers-383

Esse artigo compara resultados entre nadadores treinando principalmente barras e paralelas e outro treinando o tradicional com pesos (estilo bodybuilder).

Quanto à natação, é interessante você não abusar muito da fatiga e focar na técnica, como nada em provas mais rápidas. Não sei como é na piscina, mas atletismo os atletas mais rápidos (100 e 200m ) costumam variar o treino em até 800m. Talvez se você procurar uma programação pronta (se já fez desculpa) e encaixar ai os treinos com peso.

O interessante aqui é você desenvolver força máxima nesses exercícios (barra e paralela), pois vai melhorar a capacidade de contração neles. Eu sugiro você abordar um protocolo variado, tente começar treinando 3x por semana num horário separado da natação (pelo menos 5h antes ou depois). Dê umas 2 semanas para seu corpo se adaptar, se estiver pesado diminua para 2 dias na semana. Para abdominais e lombar prefira variações isométricas, como plank e ab wheel.

Não treine até a falha! Guarde uma repetição ou duas sempre no "tanque", dessa forma é melhor pra recuperar do treino e não vai atrapalhar a natação com dores tardias.

Quando tiver adaptado, treinando e nadando, comece a acrescentar peso nesses exercícios ou aumentando a dificuldade. Aqui no forum existe um tópico com uma lista de exercícios com peso do corpo que te permitem ir muito longe sem usar anilhas ou algo do tipo.

Com o tempo você vai melhorando sua capacidade de trabalho, e ai pode inserir mais exercícios, para prevenir lesões, por exemplo.

Ou seja, mais frequencia = mais força = maior coordenação motora = transferencia maior pra piscina. Boa sorte e vá relatando pra gente se possível seu desenvolvimento.

Postado

Movimentos para desenvolvimento de explosão são interessantes, o próprio Cielo treina LPO.

Não curto sua divisão por grupos musculares, isso é para bodybuilders. Monte o treino pensando em funções:

Empurrar vertical/horizontal

Puxar vertical/horizontal

Pernas dominantes de joelho/quadril

Se não tiver um programa pronto sugiro olhar o WS4SB do DeFranco, a versão 1 dele modificando para ter ênfase em dias de Dynamic Effort tanto upper como lower body, diminuindo Repetition Method e retirando ou deixando esporádico o Maximum Effort

• 1 ano depois...
Postado

Me perdoem , mas vou desenterrar este tópico.

Um dos poucos que encontrei bons conselhos para quem está buscando performance na Natação com a ajuda da musculação ou treinos resistidos funcionais.

Muito bom, vou procurar mais informações sobre as indicações dadas aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...