Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

  • Supermoderador
Postado

Esse cara mudou e sem violência.

Sem violência? É sério isso?

Mandela usou do único meio disponível na época dele para mudar o país que ele morava, que era o terrorismo. Pacífico ele foi depois que saiu da cadeia, e ele nunca negou tudo que ele fez para ser preso (tanto é que muitas instituições internacionais não consideram ele preso político).

Eu acompanho muitos blogs de notícias e páginas no facebook, tanto de extrema direita quanto extrema esquerda, e esse texto aqui resume tudo que eu li sobre ele e que eu concordo:

Mandela realmente pertenceu a um grupo que recorria à meios violentos para combater o regime do apartheid. Sou totalmente contra idealizar heróis e transformar pessoas em mitos, no entanto, sejamos justos:

1. Mandela não era comunista. Era social democrata. Pelo menos desde que saiu da prisão, esta parece ser sua linha política.

2. É verdade que Mandela tinha uma visão mais radical na juventude, no entanto sua visão foi se alterando ao longo de sua trajetória para uma mais moderada e conciliadora e é em virtude desta última que ele é lembrado e reverenciado.

3. Mandela ajudou a derrubar uma ditadura racista e a erguer um regime democrático. Esse foi seu grande mérito.

O regime do Apartheid não respeitava a propriedade privada dos negros, inclusive houveram vários episódeos de desapropriação. Também não respeitava o princípio de isonomia, resumindo, não era em nada melhor que um regime socialista.

4. O grupo ao qual Mandela pertencia, a princípio, acreditava na resistência pacífica. Só partiram para a luta armada depois do Massacre de Sharpeville, em que o regime do Apartheid matou 69 pessoas.

5. Sou totalmente contra o uso da violência, mas a única coisa que pode talvez, justificar seu uso é o combate à um regime opressor sob o qual a luta democrática e pacífica não tem a menor chance.

- Porco Capitalista

Postado

pois é aless, quem ja leu alguma coisa alem dos livros do mequi, sabe que esse ar pacifista veio depois que saiu da prisão. basta ver os aliados dele, fidel, ex urss, etc...

Mas discordo do texto, na parte que fala que ele não era comuna, ele é um dos criadores(se não me engano) do partido comunista da africa do Sul

Postado

Sem violência? É sério isso?

Tudo bem.

Me expressei mal.

Ele usou de violência sim. Mas após cumprir sua pena cuidou de seu país e não de vingança.

E pegar em armas contra opressão ou governos ilegítimos é totalmente legítimo.

Qual é a alternativa? Aceitar tudo quietinho?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...