Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trapézio - Com Costas Ou Com Ombro ?

Posts Recomendados

Postado (editado)

Vamos lá:

O trapézio é um grupo muscular dividido em 3 porções: superior, medial e inferior. Todas estão localizadas na parte superior das Costas, acima e entre as escápulas.

Quando olhamos as 3 juntas, observamos q ambas possuem a forma de um triângulo. Suas ações movimentam a escápula e influenciam na movimentação do úmero(braço).

Muitas pessoas nas academia treinam com ombro simplesmente pelo fato que todo mundo faz assim. Mas como ele é divido em 3 é necessário avaliarmos cada ação de cada uma possui e decidir qual dia é melhor p/ exercitá-la.

Porção superior: os movimentos de elevação e rotação superior da escápula realizados por essa porção possuem grande influência na articulação do ombro.

Neste caso a execução de encollimento deve ser estimulada junto com treinos de ombros. Sendo q essa parte do trapézio tem importante influência no ombro, fadigá-los antes do treino de ombros, além de atrapalhar pode até lesionar. Portanto é recomendado treiná-la no final do treino de ombro.

Porção Inferior: participa do movimento de rotação superior da escápula junto com a porção superior, tendo ação, nos movimentos articulares do ombro. Além disso, essa porção participa de movimentos de depressão e adução das escápulas, que possuem maior participação nos exercícios de COSTAS, como as puxadas que iniciam acima da cabeça e remadas. Assim essa porção poderá ser trabalhada tanto na sessão de ombros como no de Costas, sendo essa a opção mais interessante, pois dos 3 movimentos que ela participa, 2 possuem maior participação nos exercícios dorsais. Lembrando que deve ser treinado no final.

Porção Medial: responsável pela execução dos movimentos de adução da escápula, sua participação é maior nos exercícios das Costas do que para o Ombro. Por isso um trabalho específico dessa porção do trapézio deve ocorrer na sessão de treino p/ as Costas. (Esqueceu retração escapular, que é a principal ação e que é mais estimulada no crucifixo inverso, exercício propriamente dito para deltoide posterior, sem contar também da elevação escapular com rotação, que além de trabalhar os mediais, dão um bom volume nos romboides.)

Além de suas ações de músculo responsáveis pela movimentação da escápula, o trapézio possui uma importante função estabilizadora nessa região quando ocorre o movimento principal nos braços. Portanto, seu desenvolvimento deve fazer parte de todos programas de exercícios para que desenvolvam proporcionalmente aos músculos responsáveis pelos movimentos dos braços.

Exercícios:

Porção superior: Encolhimento.

Porção medial: encolhimento com halteres em banco inclinado e remada sentada com os braços estendidos;

Porção inferior: elevação frontal com halteres sobre o banco inclinado e elevação frontal com barra.

Fonte: Revista Super Treino.

Portanto das 3 porções , 2 são mais ativadas pelo treino de Costas.

Concordo, mas você colocou uma situação onde o seu argumento torna-se verdade, pois no treino de ombro, pode-se também estimular 2 porções. Ainda continuo com minha tese de que depende de pessoa pra pessoa, quem tem que decidir onde fica melhor não somos nós, nem mesmo a cinesiologia e sim o aluno/atleta. Claro, lógico e evidente que a cinesiologia tem um papel fundamental pra seguirmos de base de treinamento, mas chega um período em que a base científica pode ser deixada de lado, e a base experimental comece a ser trabalhada. Treinar o MEU trapézio em dias de dorsais ou deltoides, da no mesmo, porém tenho alunos que não desenvolvem com o treino de dorsais, outros com o treino de ombros, isso varia.

Editado por rmpersonal
Postado (editado)

Esse exercicio que vc n sabe o nome, de ficar em pé com a barra e descer sem flexionar o braço, chama-se pulldown, para costas. Mas, varios outros musculos sinergistas são recrutados tb...

Edit:

Gosto muito de treinar da seguinte forma, e dependendo do pique, lanço biset:

Segunda: Bíceps, Tríceps, Panturrilhas

Terça: Pernas

Quarta: Descanso

Quinta: Peitoral e Tríceps

Sexta: Costas e Panturrilhas

Sábado: Ombros e Bíceps

Vlw

Não, não é ao pulldown que eu me referia... É um que vc fica em pé, de frente pra polia (polia alta), segura a barra na altura dos ombros e abaixa até mais ou menos na altura coxas, sobe de novo, etc... com os braços sempre retos... não sei exatamente se é pra ombro ou costas... Sabe qual é ??

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valeu aí moçada, ainda não tenho certeza, mas acho que vou continuar treinando com costas já que parece que é o que a maioria prefere...

Mas só uma dúvida que esqueceram de responder: eu continuo com o mesmo treino de costas ou devo diminuir o numero de exercicios de costas pra incluir trapezio ? E quantos de trapézio devo fazer ?

Editado por Dilbert

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...