Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Resolvi criar este tópico para falar da forma mais simples possível sobre a dieta cetogênica e, também, para tirar dúvidas.

Vou expor abaixo o que aprendi em relação aos resultados do emagrecimento da dieta cetogênica X dieta com carbo (postei isto no Clique Muscle):

Eu acreditava que com a dieta cetogênica era possível emagrecer mais com até mais calorias que uma dieta com carbo. Mas o que eu aprendi é que caloria é caloria no saldo final e se fizer uma cetogênica com 2000 e uma normal com 1900 o déficit vai ser maior nesta última. Acreditava que a cetose fazia ocorrer alguma vantagem metabólica ou coisa do tipo, mas o que ocorre é que numa dieta com pouco carbo e consumindo mais proteína e gordura o sujeito fica mais saciado e come menos, por isso é mais fácil conseguir um déficit calórico, a cetose também ajuda a deixar o sujeito mais saciado.

A impressão de que a cetogênica emagrece mais rápido é porque o que o sujeito perde também é retenção, mas a queima de gordura vai ser a mesma. E se o sujeito comer mais calorias do que deve, vai engordar, sendo dieta cetogênica ou não. E sobre a retenção, não é que quando volta a comer carbo ocorre um efeito rebote, é que comendo carbo volta a ter retenção, e o sujeito pode comer mais calorias porque com o carbo a coisa fica menos saciante, mas não é o carbo em si que faz ocorrer o "rebote" e o cara engordar.

Um moderador de lá me explicou que é por meio de gliconeogênese que surge a glicose nessa dieta.

Só que eu não sei essa glicose é o suficiente para dar conta do recado. Sei que os corpos cetônicos também atuam na questão energética, mas não sei se é de maneira eficiente.

Tem a conversão de gordura em corpos cetônicos e ácidos graxos, mas essa gordura é a da alimentação ou a corporal?

O que eu vejo de vantagem na dieta cetogênica é o sujeito ficar mais seco porque perde retenção, mas isso é pra quem tá em cutting e quer ir pra praia. rsrsrs

• Supermoderador
Postado

O que você falou está certo (embora a 'retenção' de quando você volta a ingerir carbo seja intramuscular, ou seja, você recupera volume muscular).

Um moderador de lá me explicou que é por meio de gliconeogênese que surge a glicose nessa dieta.

Só que eu não sei essa glicose é o suficiente para dar conta do recado. Sei que os corpos cetônicos também atuam na questão energética, mas não sei se é de maneira eficiente.

Exatamente. E sim, ela é suficiente (o corpo vai produzir o que precisar), pelo menos a princípio. Se você faz exercícios anaeróbicos vai precisar de uma quantidade maior de glicose, aí é bom fazer recargas de carboidratos de tempos em tempos.

Os corpos cetônicos são eficientes sim, os tecidos que usualmente utilizam glicose (como o cérebro) passam a utilizar também corpos cetônicos.

Tem a conversão de gordura em corpos cetônicos e ácidos graxos, mas essa gordura é a da alimentação ou a corporal?

As duas. Na verdade a conversão é de ácidos graxos em corpos cetônicos. Ácidos graxos é a forma com que a gordura é utilizada pelo corpo (ela é convertida em triglicerídeos para ser armazenada): hhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Metabolismo_lipídico

O que eu vejo de vantagem na dieta cetogênica é o sujeito ficar mais seco porque perde retenção, mas isso é pra quem tá em cutting e quer ir pra praia. rsrsrs

O problema é que perde volume muscular também, e isso pode não ser desejável :D

Visitante usuario_excluido22ss
Postado

Acreditava que a cetose fazia ocorrer alguma vantagem metabólica ou coisa do tipo, mas o que ocorre é que numa dieta com pouco carbo e consumindo mais proteína e gordura o sujeito fica mais saciado e come menos, por isso é mais fácil conseguir um déficit calórico, a cetose também ajuda a deixar o sujeito mais saciado.

Eu também vejo dessa forma e só poderia ser diferente se vivêssemos na próxima dimensão paralela (by Ray Stantz).

Passando ao lado prático, há relatos de pessoas consumindo, por exemplo, 4.000 calorias numa dieta cetogênica e, mesmo assim, emagreceram e não se conseguiu explicar bem como, sendo que os cálculos tradicionais da TMB não davam 4.000 calorias (by Ney Felipe).

Bom... até prova em contrário, a Termodinâmica continua valendo :oneeyed01:

A dieta cetogênica é boa para quem não sente falta de comer coisas doces, como frutas, e gosta de comer carne (como eu, hehehe!).

Postado

O que você falou está certo (embora a 'retenção' de quando você volta a ingerir carbo seja intramuscular, ou seja, você recupera volume muscular).

Esse volume causado pela "retenção" é necessário? É água e glicogênio, né?

Exatamente. E sim, ela é suficiente (o corpo vai produzir o que precisar), pelo menos a princípio. Se você faz exercícios anaeróbicos vai precisar de uma quantidade maior de glicose, aí é bom fazer recargas de carboidratos de tempos em tempos.

Os corpos cetônicos são eficientes sim, os tecidos que usualmente utilizam glicose (como o cérebro) passam a utilizar também corpos cetônicos.

O que eu não entendo é como o corpo pede “arrego” se ocorre a gliconeogênese e se tem os corpos cetônicos provenientes dos ácidos graxos como fonte de energia. O pessoal relata dor de cabeça, fraqueza e até diminuição da performance no exercício, incluindo diminuição da força.

As duas. Na verdade a conversão é de ácidos graxos em corpos cetônicos. Ácidos graxos é a forma com que a gordura é utilizada pelo corpo (ela é convertida em triglicerídeos para ser armazenada): hhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Metabolismo_lipídico

Mas se utiliza gordura corporal, não é melhor que uma dieta com carbo? Ou dá no mesmo se as duas dietas tiverem o mesmo total calórico?

Bom, esse volume muscular é retenção somente ou perde fibras musculares também?

• Supermoderador
Postado

Exato, água e glicogênio. Não tem como fugir disso, e é importante para você treinar com qualidade (glicose é o combustível do treino com pesos).

Esses problemas que você falou costumam acontecer durante a fase de transição para a cetose, quando o corpo está começando a 'trocar' o combustível. Depois de estabelecida a cetose algumas pessoas relatam pontos positivos, como maior foco.
A gliconeogênese é necessária porque alguns tecidos, como o cérebro, ainda continuam precisando de glicose (mas menos do que antes).
A fraqueza nos treinos é muito muito muito provavelmente decorrente da combinação pouco glicogênio + treino muito volumoso. Treinando com alta intensidade (carga) e baixo volume é mais fácil manter a força, e de quebra consome menos glicogênio, diminuindo a necessidade de reposição de carboidratos.

Mas se utiliza gordura corporal, não é melhor que uma dieta com carbo? Ou dá no mesmo se as duas dietas tiverem o mesmo total calórico?

Dá no mesmo. O que importa é o saldo calórico.

Bom, esse volume muscular é retenção somente ou perde fibras musculares também?

É a mesma coisa. Se considerar que a água e o glicogênio estão dentro das fibras, o que você perde é o volume delas. Volume muscular, que você recupera assim que volta a ingerir carboidratos.

Postado

A gliconeogênese é necessária porque alguns tecidos, como o cérebro, ainda continuam precisando de glicose (mas menos do que antes).

A fraqueza nos treinos é muito muito muito provavelmente decorrente da combinação pouco glicogênio + treino muito volumoso. Treinando com alta intensidade (carga) e baixo volume é mais fácil manter a força, e de quebra consome menos glicogênio, diminuindo a necessidade de reposição de carboidratos.

Então, aqui surge outra questão que parece óbvia: o glicogênio proveniente da gliconeogênese é muito menor do que o proveniente do carbo? Corpos cetônicos são poucos eficientes para treinos de hipertrofia?

Quando comecei a ler sobre a dieta cetogênica, mais precisamente a Atkins, não era indicada praticar exercícios mais vigorosos, só caminhadas e tal.

A minha dúvida é porque energia o corpo vai ter: glicose da gliconeogênese e corpos cetônicos dos ácidos graxos, mas essa oferta energética não é tão eficiente para a demanda corporal?

Então, nesse caso, tanto uma dieta cetogênica quanto uma com hipocalórica com carbo utilizaria a gordura corporal como fonte de energia também, correto (óbvio)?

Na dieta cetogênica ocorre a utilização da gordura corporal como fonte de energia (ácidos graxos transformados em corpos cetônicos) mesmo se a dieta for hipercalórica? Porque se a resposta for sim, mesmo comendo mais calorias que se utiliza, o corpo vai queimar gordura para ter energia mesmo tendo superávit calórico.

É a mesma coisa. Se considerar que a água e o glicogênio estão dentro das fibras, o que você perde é o volume delas. Volume muscular, que você recupera assim que volta a ingerir carboidratos.

Bom, eu queria dizer uma coisa mais ou menos assim: pense numa esponja (fibra muscular) hidratada (água e glicogênio), quando essa esponja é espremida (dieta cetogênica) ocorre que ela se desitrada (perda da retenção de água e glicogênio). A esponja hidratada tinha um volume maior e mais peso e o inverso quando ela foi desidratada. Nos dois casos a massa (peso) da esponja se manteve.

No caso que perguntei se ocorre a perda de fibras musculares é se ocorre catabolismo, com destruição das fibras musculares em si, fazendo-as perderem massa (peso).

E novamente muito obrigado pelos esclarecimentos!

• Supermoderador
Postado

Então, aqui surge outra questão que parece óbvia: o glicogênio proveniente da gliconeogênese é muito menor do que o proveniente do carbo? Corpos cetônicos são poucos eficientes para treinos de hipertrofia?

Quando comecei a ler sobre a dieta cetogênica, mais precisamente a Atkins, não era indicada praticar exercícios mais vigorosos, só caminhadas e tal.

Sim, é menor.

Até onde eu sei corpos cetônicos não são utilizados para produção de energia nos músculos. A contração muscular consome ATP. Esse ATP deve ser reposto de alguma forma. A forma mais eficiente é utilizando ácidos graxos, mas para isso é preciso ter oxigênio disponível. No treino com pesos o consumo de ATP é rápido, então a reposição tem que ser rápida também. A via alternativa para produção de ATP é a via anaeróbica, utilizando-se glicose.

Uma caminhada (ou outro aeróbico leve) não consome ATP tão rapidamente, aí ele é reposto com a oxidação de ácidos graxos (gordura).

Aqui tem mais informações: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90639-nocoes-basicas-de-fisiologia-do-exercicio/

A minha dúvida é porque energia o corpo vai ter: glicose da gliconeogênese e corpos cetônicos dos ácidos graxos, mas essa oferta energética não é tão eficiente para a demanda corporal?

Então, nesse caso, tanto uma dieta cetogênica quanto uma com hipocalórica com carbo utilizaria a gordura corporal como fonte de energia também, correto (óbvio)?

Sim.

Na dieta cetogênica ocorre a utilização da gordura corporal como fonte de energia (ácidos graxos transformados em corpos cetônicos) mesmo se a dieta for hipercalórica? Porque se a resposta for sim, mesmo comendo mais calorias que se utiliza, o corpo vai queimar gordura para ter energia mesmo tendo superávit calórico.

Não. Se sobrar gordura uma parte será armazenada e o restante será utilizado como fonte de energia.

Mais uma vez: não dá pra fugir da termodinâmica. Seu corpo é uma máquina. O balanço de energia tem que ser respeitado. Energia que entra - energia que sai = energia acumulada.

Bom, eu queria dizer uma coisa mais ou menos assim: pense numa esponja (fibra muscular) hidratada (água e glicogênio), quando essa esponja é espremida (dieta cetogênica) ocorre que ela se desitrada (perda da retenção de água e glicogênio). A esponja hidratada tinha um volume maior e mais peso e o inverso quando ela foi desidratada. Nos dois casos a massa (peso) da esponja se manteve.

É uma boa analogia, e está correta. A quantidade de proteína intramuscular irá se manter (observando os fatores abaixo).

No caso que perguntei se ocorre a perda de fibras musculares é se ocorre catabolismo, com destruição das fibras musculares em si, fazendo-as perderem massa (peso).

Isso vai depender de outros fatores (principalmente quantidade adequada de proteína e um treino correto). Não faz diferença se a dieta é cetogênica ou não (aqui considerando que na cetogênica você irá repor glicogênio corretamente, caso contrário a perda de massa magra tenderá a ser maior).

• 2 semanas depois...
Postado

E se tomarmos creatina, aquela retenção de líquidos não compensa ?

• Supermoderador
Postado

E se tomarmos creatina, aquela retenção de líquidos não compensa ?

São coisas diferentes. Tanto o glicogênio quanto a creatina intramuscular retêm água. Talvez compense um pouco, até saturar a creatina.

De qualquer forma não acho que deva ser um ponto de preocupação, mesmo que perca um pouco de volume muscular por causa da água ele será recuperado ao terminar a dieta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...