Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade De Repetições (Montando Treino)

carlos selva

Posts Recomendados

Tudo tranquilo pessoal? Espero que sim.

Sempre frequentei muito o fórum, mas há tempo estou parado, sempre querendo voltar mas só na vontade. Voltei faz pouco tempo e estou começando de novo a pesquisar sobre hipertrofia, principalmente para montar o meu novo treino agora. Uma dúvida que eu sempre tive é com relação a quantidade de repetições, o número ideal. Não estou aqui para perguntar quanto deveria ser, pois sobre o assunto eu já pesquisei, eu quero saber se o que eu pesquisei é válido ou não na opinião de vocês e como vocês encaixam a quantidade de repetições nos seus treinos. Vamos lá.

Dentre várias pesquisas que eu li, a que me chamou mais atenção foi a que diz que o “combustível“ ou “substrato energético“ para a hipertrofia muscular é o glicogênio muscular, e sua máxima utilização varia entre 15 segundos a 1 minuto, por isso a quantidade de repetição recomendada para hipertrofia seriam de 6 até 12 repetições devido ao tempo. 6 repetições duram em torno de 18 a 24 segundos, e 12 de 36 a 48 segundos. Depois de usado o estoque, vem a pausa para repor. Diferente do atleta que treina para o ganho de potência e força, que usa outro “combustível“, que é o ATP-PC, que tem uma máxima utilização de 10 segundos, pois apesar de dar grande energia ele acaba rápido, dando o tempo para realizar de 2 a 3 repetições, quantidade usada normalmente por powerlifters.

Sempre usei aproximadamente essas quantidades de repetições, mas não tinha pesquisado a fundo o porquê disso. O que acham? É certa essa linha de raciocínio?

Desde já agradecido a todos.

Editado por carlos selva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

vc usa ATP em qualquer esquema de série x reps, durante os primeiros ~10 segundos, depois disso usa-se outros combustíveis. De forma geral, realmente essa faixa de reps é mais recomendada para hipertrofia, mas se olhar bem, vc percebe que dá pra usar um esquema de reps mais baixo ( 1~5 reps ) e somando isso a um descanso curto, acaba caindo no que treinos de hipertrofia recomenda: carga + tempo sob tensão bom, um exemplo disso são as rest-pauses

Link para o comentário

Geralmente instrutores passam aqueles treinos cheio de isoladores com séries de 10 ou 12 repetições. Eu treinava assim quando comecei, mas agora, mais de dois anos depois encontrei o numero que serve pra mim : Entre 6 e 8.
Eu creio que depende, exercícios compostos (Terra, Supino, Agachamento) 6 já é de bom tamanho. Eu não faço isoladores, mas acho que pra isoladores tem que ser umas 10 rep. mesmo, já que só vai gerar PUMP praticamente...
Resumindo eu basicamente alterno, alguns 3 séries de 8 repetições e alguns 4 séries de 6, e gosto muito assim

Link para o comentário

vc usa ATP em qualquer esquema de série x reps, durante os primeiros ~10 segundos, depois disso usa-se outros combustíveis. De forma geral, realmente essa faixa de reps é mais recomendada para hipertrofia, mas se olhar bem, vc percebe que dá pra usar um esquema de reps mais baixo ( 1~5 reps ) e somando isso a um descanso curto, acaba caindo no que treinos de hipertrofia recomenda: carga + tempo sob tensão bom, um exemplo disso são as rest-pauses

Todos os sistemas de energia estão funcionando ao mesmo tempo, so q dependendo do esforço um sistema será predominante, até 15 seg ATP-CP, a parti dai gera se ATP pelo sistema glicolitico anaeróbio que dura uns 2 minutos

Link para o comentário

Meus queridos marombas, muito obrigado pelas respostas!

Vou continuar com os tipos de séries que eu fazia antes então (3x10; 3x8; 4x8), quem sabe mudando um pouco com o tempo e seguindo a linha de vocês. Como quase tudo na musculação é relativo devido a individualidade biológica de cada um, procurarei nessa volta analisar como nunca o meu corpo.

Desde já agradecido.

Quando eu tiver o treino certo eu postarei aqui para vocês argumentarem.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...