Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado Com Os Azeites De Oliva Extra Virgem - Você Está Sendo Enganado!

Posts Recomendados

Visitante usuario_excluido22ss
Postado

Todos sabemos dos benefícios que o azeite extra virgem traz à nossa saúde, se for realmente extra virgem!

Algumas marcas de azeite sequer podem ser chamadas assim! Não passam de óleos refinados de baixa qualidade!

Vejam esses testes realizados pela Proteste, uma associação nacional de defesa do consumidor:

http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/azeites-extravirgens-so-no-rotulo

http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/azeites-a-escolha-certa

http://www.proteste.org.br/alimentacao/nc/noticia/fiscalizacao-nos-azeites-ainda-e-falha

O azeite que mais gosto, pelo sabor, é o Gallo, mas é uma das marcas que estão enganando o consumidor... realmente uma lástima!

Publicidade

Postado (editado)

ficou faltando muita outras marcas de azeites extra virgens nesse estudo, inclusive o Andorinha.

que tem um bom CxB, e por isso acaba saindo bastante.

Edit: já achei, segue:

"Entre as marcas testadas podem ser considerados extravirgem: (Olivas do Sul; Carrefour; Cardeal; Cocinero; Andorinha; La Violetera; Vila Flor; Qualitá); são virgens: (La Espanhola; Carbonell; Serrata; Beirão; Gallo; Pramesa; Borges); e são mistura de óleos refinados: (Tradição; Quinta da Aldeia; Figueira da Foz e Vila Real)."

Editado por Giganti
Postado

Não se pode confiar em mais nada nesse mundo rsrs, esses dias msm tava lendo tmb umas noticia que fizeram uma analise e alguns produtos estao vindo com quase o dobro de sodio do q diz na informaçao nutricional.

Mais um motivo para preferir comida natural à industrializada :oneeyed01:

O problema do azeite é que tem um mundaréu de marcas à disposição do consumidor, não dá pra testar todas. O que podemos fazer é, pra garantir, comprar apenas as que passaram no teste.

O que me espantou é que as marcas "genéricas" e mais baratas dos supermercados (Carrefour, do próprio, e Qualitá, do grupo pão de açúcar), foram aprovadas como azeite extra virgem. Marcas tradicionais, com décadas de mercado, foram reprovadas, como o Gallo :ohno01:

Essa é uma das raríssimas exceções do adágio "coisa boa é coisa cara".

Postado

Tá de brincadeira...!!!

Até nisso os safados enganam..

Estava usando o Gallo, fui experimentar o Quinta da Aldeia..

Água pura.. Hehehhe

Agr.. Vou jogar essa tralha fora e comprar um Qualitá!!!

Postado

Na boa...deixaram de fabricar azeite (100% puro) no Brasil faz uns 15 anos já.

Não sei se perceberam...mas os azeites de 10 anos pra cá estão uma merda, cada dia pior.

Quem tem mais de 25 anos sabe...os azeites de antigamente batiam de 10 a 0 nesses de hoje, azeite hoje não tem mais : cor...nem cheiro...nem sabor de nada , se vc vendar os olhos de alguém e colocar óleo e depois azeite na língua dela a pessoa não percebe diferença NENHUMA vcs nunca prestaram atenção nisso não???

Antigamente os azeites tinham cor...cheiro forte e um sabor muuuito característico, hoje óleo e azeite é a mesma coisa, estou certo q vendem óleo com 20 % de azeite dentro dizendo q é azeite puro.

Postado (editado)

Na boa...deixaram de fabricar azeite (100% puro) no Brasil faz uns 15 anos já.

Não sei se perceberam...mas os azeites de 10 anos pra cá estão uma merda, cada dia pior.

Quem tem mais de 25 anos sabe...os azeites de antigamente batiam de 10 a 0 nesses de hoje, azeite hoje não tem mais : cor...nem cheiro...nem sabor de nada , se vc vendar os olhos de alguém e colocar óleo e depois azeite na língua dela a pessoa não percebe diferença NENHUMA vcs nunca prestaram atenção nisso não???

Antigamente os azeites tinham cor...cheiro forte e um sabor muuuito característico, hoje óleo e azeite é a mesma coisa, estou certo q vendem óleo com 20 % de azeite dentro dizendo q é azeite puro.

Sim, é notável a perda de sabor dos azeites atuais em comparação com os de antigamente, não só o azeite, mas vários produtos, como a manteiga (aquela Itacolomy era uma delícia, hoje nem tanto...), os biscoitos recheados, o guaraná Antarctica era supimpa na década de 80/90, e especialmente os queijos, que alguns passavam meses ou até anos maturando, como o queijo do reino... hoje são jogados no mercado "maturados" por substâncias químicas. O queijo Catupiry então, antigamente era um vício delicioso, hoje é 80% requeijão, hehe!

Mas eu não vejo como óleo passar por azeite extra virgem, pelos testes laboratoriais, afinal foi até usado um espectrômetro de massa (esse não dá pra enganar!). Esses testes detectam até se o azeite é virgem ou extra virgem e, também, detectam produtos que nem azeite são, com misturas de óleos.

Alguns entendidos em azeite conhecidos meus (sommeliers dos azeites, digamos assim...) me disseram que essa diferença de sabor deve-se ao processo de filtragem do azeite. Antigamente, haviam até partículas no azeite, o que aumentava o sabor, mas diminuía a durabilidade do azeite. As indústrias filtram mais os azeites de hoje para durarem mais nas prateleiras e, principalmente, nos estoques dos produtores.

Editado por caaete

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...