Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Em 12/01/2025 em 09:57, T. Wall disse:

Domingueira, vou aproveitar para organizar umas ideias aqui.

Como disse, estou num momento de mudança profissional. Estou mudando de empresa. É algo que estava buscando desde meados de outubro de 2024 após fazer uma leitura de cenário e algumas questões de cunho pessoal e profissional. Desde o período acima eu venho preparando essa mudança, submetendo e melhorando meu currículo à processos seletivos. Como eu trabalho no setor de tecnologia, então é um mercado muito competitivo e aquecido, ou seja, que precisa de profissionais capacitados.

Eu sempre faço isso periodicamente, participando de cursos, capacitações e conectado às pessoas importantes da minha área. Para vocês terem uma ideia, minha rede social mais usada, hoje, é o linkedin. Porque tudo roda por lá.

Enfim, estou literalmente na fase de migração, encerrando o ciclo em uma para começar na outra. Parte burocrática, envio de documentos, exames, etc.. Até o fim deste mês eu começo na próxima empresa.

Esse movimento, dentre outras coisas, vai dar uma bela de uma folga nas finanças que vinham apertadas há uns anos, sobretudo por conta de algumas escolhas ruins do casal. Um dos projetos para este ano é refazer a reserva de emergência, organizar a base e trabalhar as finanças pessoais, sobretudo da minha esposa que não consegue usar da forma mais adequada o cartão de crédito. Estamos muito comprometidos com isso. Inclusive com um curso comprado para fazermos juntos.

As minhas metas pessoais eu já estabeleci para este ano.

Aqui um hack, eu tenho usado consistentemente IA para organizar muitas coisas. Atualmente, utilizo o chatgptPlus (versão paga), pois ela me ajuda em N casos de uso. Para vocês terem uma ideia, eu já exportei os dados do app My Fitness Pal (onde controlo as calorias) os dados do app do Zeep (do smartwatch) e ele cruzando os dados me sugeriu um cardápio.

Sobre metas, para este ano, é isto:

1. Saúde Física e Mental

Reflexão:

Você se sentiu mais vivo quando tomou decisões proativas (cirurgia) e alcançou grandes marcos (250+ dias de treino). Isso demonstra que você se motiva com metas claras e desafios consistentes.

Objetivos para 2025:

• Peso: Baixar de 111kg para 90kg.
  • Percentual de gordura: Reduzir de 24,45% para 15~18%.
  • Bem-estar geral: Incorporar hábitos que reduzam o estresse (sono, respiração, mindfulness).

Estratégias:

1. Treino Consistente: Almejar 300 dias de treino no ano, com ênfase em boxe e musculação.
  2. Alimentação: Revisar sua dieta, eliminando gatilhos como o iFood. Planeje refeições semanais para reduzir dependência de delivery.
  3. Acompanhamento: Refazer a bioimpedância trimestralmente para medir progresso e ajustar estratégias.

Aqui entram alguns detalhes, atualmente estou num treino de força AB2x, eu tenho gostado muito dessa forma de treino. Porém, com uso o Gympass eu não consigo, por exemplo, treinar musculação no meu horário costumeiro (meio dia) e ir para o boxe à noite. Há alternativas, ir mais cedo à aula de boxe (19h) e puxar o treino, ou fazer após o treino de boxe (21h), mas eu não gosto muito dessas alternativas. O que tenho feito:

• Sábado, Domingo, Segunda: Treinos de força;
  • Terça, quinta: Cardio meio dia na academia do prédio e boxe à noite;
  • Quarta, Sexta: Dias coringa para regenerativo, treino de força (fechar o AB2x) ou até ir ao boxe na sexta que é dia de sparring (simulação de combate).

Quem acompanha meu diário a mais tempo, sabe que desde que comecei no boxe, em fevereiro de 2023, ele é a minha atividade prioritária. Fazer musculação/treino de força é importante, mas com 35 anos suas prioridades mudam. Pela minha relação altura vs peso, músculo não é o problema, mas sim a gordura. O percentual dela.

1. Há algumas formas de lidar com isso, ou você trabalha seu mental para ganhar massa magra e perder gordura num processo paulativo (mas sabendo que na balança você vai "andar de lado");
  2. Ou você entra em um cutting mais agressivo sabendo que você vai pode (repito: pode) perder massa magra no processo;
  3. Ou você faz um softbulking comendo limpo aumentando ainda mais a massa magra, aumentado sua TMB e tendo um equilíbrio maior percentualmente falando;

Eu tenho seguido a opção 1. É a melhor? Talvez não, mas é a que mais se adequa ao meu estilo de vida atual.

A grande reflexão que fizemos aqui em casa é que o iFood foi um grande vilão pós pandemia. Tanto do ponto de vista financeiro quanto de saúde/estética. A facilidade e variedade de comidas combinado com a simplicidade de pedir em casa acabou minando esses dois aspectos da vida. Estamos há dois meses sem o app instalado em nossos smartphones. Quando queremos comer, se for pedir temos o contato de alguns lugares específicos que gostamos. Se não, temos que ir até o local.

Isso tem dois efeitos:

1. Aumenta a fricção/esforço para pedir a comida, porque você tem que ligar, falar no whatsapp;
  2. E cria mais experiências. Comer em casa, por melhor que ser a comida, tem um efeito psicológico fraco em termos de experiência. Você dificilmente lembrará do que comeu em casa no jantar do dia 15 do mês passado, independente do que tenha sido. Mas se lembrará de ir no restaurante X naquela mesma data no mês passado;

Uma outra estratégia que adotei, observando nosso comportamento, é deixar alguns alimentos pré-prontos. A base da alimentação de todo bom nordestino se chama cuscuz. Cuscuz é o milho moído e apto para consumo após cozido. E é uma delícia, além de ser um alimento nutricionalmente rico. Aqui, enriquecemos o milho com aveia em flocos finos, tomate picado, cebola e frango (ou charque) moído.

É um puta de um alimento, combinado com ovos mexidos ou fritos.

Tem dias que eu como cuscuz de manhã e à noite.

Só que tinha muitos dias que eu estava tão exausto ao final do expediente que ficava com preguiça de "molhar a massa". O que eu fiz? Comecei a deixar todos os acompanhamentos já em potes na geladeira, prontos para uso e sempre em boa quantidade (vai acabando eu refaço/reponho). E isso melhorou substancialmente a constância da alimentação dentro da dieta/macros esperados.

Obviamente, vou ser honesto: ainda estamos longe do ideal, com alguma escapadas em refeições. Ontem, por exemplo, fomos assistir no cinema Ainda estou aqui. Por sinal, que PUTA FILME, vale à pena DEMAIS! Sai com uma sensação de nó na garganta.

Saímos do cinema 23h com fome e os únicos lugares abertos eram os fastfoods 24h. Comemos um McDonalds. "Ah, tê uau, você comendo fastfood nunca vai deixar de ser uma coxinha, bláblábláblá". Mano, ontem eu fiz 700kcal de déficit calórico em treinos, não é isso que vai me engordar. Agora, se eu fizer isso todo dia, certamente vou virar uma bola.

Então, é isso. Quis partilhar com vocês um pouco de como tenho organizando as coisas para este ano, hoje chego num marco importante, 10 dias de treino no ano. A primeira meta são 50, então é 1/5 da meta.

Fiquem bem, se cuidem e cuidem dos seus.

Vou marcar algumas pessoas que acho que podem gostar desse post: @Fefe @tmz @Vitor_Maromba @ThorMitologicamenteAcurado @HeiseN_ @arkham

Cara, particularmente eu acho que depois da pandemia vc esta se transformando em outra pessoa, em todos os aspectos, e está indo bem pakas.

Referente ao cartão de crédito, minha esposa sofre do mesmo mal.

Um dos maiores problemas é o parcelamento de compras. Vai comprar uma blusinha, parcela em 3x. Comprou mais uma besteira, em 6x, e quando vê, somado aos gastos normais cartão passa do salário.

A primeira regra eh: chega de contas parceladas. O parcelamento serve pra algum eletrodoméstico que não pode ser pago a vista, ou a uma cozinha nova, grandes itens. 

Pequenos valores podem e devem ser comprados a vista. Se esse mês extrapolou, somente mês que vem, e assim vai.

Uma regra que acho muito bacana, pra qualquer coisa que eu vá comprar eh: se eu não posso comprar 2, não posso comprar 1. Regra de ouro pra não comprometer as finanças pessoais.

Outra opção eh reduzir o limite do cartão, pra maioria dos bancos e aplicativos é possível.

Se nada disso resolver, quebra o cartão e pronto. Drástico, mas funcional.

As maiores fugas de dinheiro estão em coisas que não precisamos realmente.

Torcendo por vcs, soh vai!

Publicidade

Postado
Em 12/01/2025 em 10:08, Vitor_Maromba disse:

Referente ao cartão de crédito, minha esposa sofre do mesmo mal.

Um dos maiores problemas é o parcelamento de compras. Vai comprar uma blusinha, parcela em 3x. Comprou mais uma besteira, em 6x, e quando vê, somado aos gastos normais cartão passa do salário.

A primeira regra eh: chega de contas parceladas. O parcelamento serve pra algum eletrodoméstico que não pode ser pago a vista, ou a uma cozinha nova, grandes itens. 

Pequenos valores podem e devem ser comprados a vista. Se esse mês extrapolou, somente mês que vem, e assim vai.

Uma regra que acho muito bacana, pra qualquer coisa que eu vá comprar eh: se eu não posso comprar 2, não posso comprar 1. Regra de ouro pra não comprometer as finanças pessoais.

É uma ótima estratégia mesmo.

Vou tentar incutir essa regra nela. Do meu lado, mesmo com um ano duro, eu consegui organizar os meus cartões, a partir do próximo mês eles estão prontos e saudáveis. Dai eu vou organizar os dela, centralizar em um só (pedir para ela escolher) e colocar essa regra. Ela ganha um ótimo salário para a atuação dela e eu tenho que ficar ajudando a quitar os cartões.

Obrigado pelo comentário meu caro. Conviver com pessoas como você é transformador, de verdade.

@HeiseN_ eu também acho factível. Se eu chegar em 95kgs com uma massa magra considerável eu acho que dá bom. Além disso, tenho o plano "caixa de pandora" que eu vou detalhar daqui umas semanas. :devil:

Postado
Em 12/01/2025 em 10:45, Naturale disse:

O que achou da glicina? melhorou o sono e outras coisas?

Melhorou, velho.

Glicina e Magnésio dimalato se mostrou um combo absurdo. Tanto na percepção subjetiva, quando nos dados empíricos do smartwatch. Melhorou a qualidade do sono em mtos aspectos.

Postado (editado)
Em 12/01/2025 em 11:01, T. Wall disse:

Melhorou, velho.

Glicina e Magnésio dimalato se mostrou um combo absurdo. Tanto na percepção subjetiva, quando nos dados empíricos do smartwatch. Melhorou a qualidade do sono em mtos aspectos.

Teu sono já era ruim ou +ou-? e quanto tempo de uso começou a surgir efeitos em você? e qual a dose usada?

Editado por Naturale
Postado

Boa irmão, é isso, sem neurose. Traça o plano e segue, 1% todo dia.

Maior erro da gente é querer resolver as coisas pra ontem, não chegamos na atual situação de um dia pro outro, seja nas coisas boas, ou ruins, paciência e constância que logo atinge os objetivos 

Postado

Boa semana, meus consagados!

Hoje:

- Esteira 40' (20' HIIT)

Hoje dei uma esticadinha de leve para bater a faixa de frequência z4. À noite devo ir na smartfito com a patroa.

Treino atual: 11/5

Semana do Blast atual: 00

Semana do ano: 03/52

Colaterais? Nope

Kcals consumidas (ontem): 1.486 (lowcarb)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...