Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Coach.Wagner

Posts Recomendados

Publicidade

Não existe sentido em treinar um exercício de esforço dinâmico quando ele não o primeiro exercício do dia. E esse é um preceito básico para todo movimento que se baseie em força e explosão. Por isso o westside sempre trabalha com o A2 ou B2 com o dinâmico sendo o primeiro movimento do dia.

Além disso, de maneira geral (isso é mais fácil de ser colocado em prática nos movimentos de upperbody), os exercício dinâmicos em powerlifting precisam rotacionar entre um grupo de movimentos pré-selecionados, sendo "permitido" manter um mesmo movimento até 3 semanas seguidas. Como disse, essa rotação é bem estabelecida para exercícios de upperbody, porque o dinâmico de escolha para lower body é basicamente o box squat. Como existe basicamente um dinâmico para lower body, isto é, o box squat, as variações do movimento passaram a incluir correntes, bandas, ketbells associadas, thexas bar, cambered bar, safety bar e outros modelos de barra no intuito de promover varições para o box squat.

O uso de todo esse equipamento associado a rotação de exercícios deu nome a periodização do westside de "reativa e conjugada" (reactive training and conjugated systems).

Porque o movimento dinâmico necessariamente deve ser o primeiro exercício do dia? Porque todo esforço dinâmico tem como objetivo melhorar a eficácia do sistema nervoso central em recrutar fibras musculares (isso sem falar nos outros benefícios, como trabalho curativo e proprioceptivo do movimento). Isso significa que o exercício dinâmico tem como objetivo desenvolver explosão e potência muscular. Se você fizer ele mais tardiamente no treino, mais cansado fisicamente e mentalmente você vai estar. Isso significa dizer que as cargas serão subcargas e os movimentos serão subexplosivos.

já tinha isso em mente quando coloquei esse agachamento ali - respondi isso a pouco em PM pra tamy -, foi um teste de exercicio pra colocar naquele lugar que é uma lacuna no treino ainda, o box squat eu deixei no treino de sexta MAS pra isso teria que tirar o pause squat, coisa to relutante em fazer, então provavelmente semana que vem eu teste o box squat aqui e mantenha o pause squat na sexta ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente não gosto do box squat. O exercício é espetacular, muito bom, é demais. Mas só tem um problema: precisa de um monolift para ser adequadamente executado, isso sem mencionar a caixa de 24 polegadas de comprimento.

Opa, não, pera! Tem outro detalhe (detalhe, ao meu ver, no sentido irônico da palavra): ninguem que não treina no modelo westside agacha box squat (a não ser aqueles que desejam fazer isso, é claro).

Porque isso? Porque o westside prepara lifters para competir equipados, onde o agachamento é muito mais "BACK, BACK, BACK". Se você treina para competir raw, seu agacho é muito mais "DOWN, DOWN, DOWN". E esse é um grandes motivos porque o westside é muito bom para atletas equipados.

Agora surge outro problema: combinar o box squat, com as porcentagens que o westside prega. Louie Simmons inicialmente pregou porcentagens de 60-70%, no entanto, com o passar do tempo, o dynamic effort passou para 40%. Porque essa mudança? Porque Louie percebeu que a experiência do atleta está relacionada com o seu tempo de recuperação e velocidade de ganho muscular.

Assim, visualizando a dificuldade de colocar o método conjugado e reativo em prática: é preciso saber agachar no modelo box squat, tendo um monolift, uma caixa de 24' polegadas de altura, possuir diversos modelos de barras, possuir ketbells, possuir correntes e bandas e entender das porcentagens do treinamento. Tudo isso para o competir equipado.

Editado por proxy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente não gosto do box squat. O exercício é espetacular, muito bom, é demais. Mas só tem um problema: precisa de um monolift para ser adequadamente executado, isso sem mencionar a caixa de 24 polegadas de comprimento.

Opa, não, pera! Tem outro detalhe (detalhe, ao meu ver, no sentido irônico da palavra): ninguem que não treina no modelo westside agacha box squat (há não ser aqueles que desejam fazer isso, é claro).

Porque isso? Porque o westside prepara lifters para competir equipados, onde o agachamento é muito mais "BACK, BACK, BACK". Se você treina para competir raw, seu agacho é muito mais "DOWN, DOWN, DOWN". E esse é um grandes motivos porque o westside é muito bom para atletas equipados.

Agora surge outro problema: combinar o box squat, com as porcentagens que o westside prega. Louie Simmons inicialmente pregou porcentagens de 60-70%, no entanto, com o passar do tempo, o dynamic effort passou para 40%. Porque essa mudança? Porque Louie percebeu que a experiência do atleta está relacionada com o seu tempo de recuperação e velocidade de ganho muscular.

Assim, visualizando a dificuldade de colocar o método conjugado e reativo em prática: é preciso saber agachar no modelo box squat, tendo um monolift, uma caixa de 24' polegadas de altura, possuir diversos modelos de barras, possuir ketbells, possuir correntes e bandas e entender das porcentagens do treinamento. Tudo isso para o competir equipado.

eu acho que quase tudo é adaptável, apesar do padrão de box squat ser esse, acho válida tentativa de adaptação do mesmo dentro de outros parâmetros.

como eu disse, nessa lacuna no treino to aproveitando pra testar certas coisas, a proxima vai ser o box squat, fiz ele uma vez só, sem monolift, sem caixa de 24' polegadas e ainda pra 1RM - primeira vez que agachei com 150kg, mas não considerei pq nao fazia aprte do treino -, logo, dessa vez quero ver o quanto ele poderia me ajudar em outros parametros. ^^

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH ele tava fazendo falta nesse fórum

demais, ele some e nao manda nem flores, uma caixa de bombom u.u

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu debew.

Esse 5/3/1 parece bem interessante mesmo, se o HFT me decepcionar eu tento esse daí. Fizesse ele por quantos meses?

Me intrometendo aqui hauehuahe

O juggernaut é meio parecido.. Mas ele usa o AMRAP pra calcular (igual o debew usou) poderia, usar ele em não linear (10s / 5s / 8s / 3s), assim, a cada 6 weeks você descobre melhor suas RMs, no fim de 12 weeks vem a hora da verdade com a wave 3s aheuhaueh (isso, caso não faça deload) vi relatos dizendo que curtiram muito, que a execução ficou infinitamente melhor fazendo 5x8-10 em agacha/supino/terra etc. Se não me engano, o Proxy fez uma periodização muito boa com o juggernaut e 5/3/1. Mas o diário dele sumiu, não achei mais ele :/

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me intrometendo aqui hauehuahe

O juggernaut é meio parecido.. Mas ele usa o AMRAP pra calcular (igual o debew usou) poderia, usar ele em não linear (10s / 5s / 8s / 3s), assim, a cada 6 weeks você descobre melhor suas RMs, no fim de 12 weeks vem a hora da verdade com a wave 3s aheuhaueh (isso, caso não faça deload) vi relatos dizendo que curtiram muito, que a execução ficou infinitamente melhor fazendo 5x8-10 em agacha/supino/terra etc. Se não me engano, o Proxy fez uma periodização muito boa com o juggernaut e 5/3/1. Mas o diário dele sumiu, não achei mais ele :/

Abraço

se o vivente estiver visando PL o TJM nao é a melhor das opções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me intrometendo aqui hauehuahe

O juggernaut é meio parecido.. Mas ele usa o AMRAP pra calcular (igual o debew usou) poderia, usar ele em não linear (10s / 5s / 8s / 3s), assim, a cada 6 weeks você descobre melhor suas RMs, no fim de 12 weeks vem a hora da verdade com a wave 3s aheuhaueh (isso, caso não faça deload) vi relatos dizendo que curtiram muito, que a execução ficou infinitamente melhor fazendo 5x8-10 em agacha/supino/terra etc. Se não me engano, o Proxy fez uma periodização muito boa com o juggernaut e 5/3/1. Mas o diário dele sumiu, não achei mais ele :/

Abraço

se o vivente estiver visando PL o TJM nao é a melhor das opções

Estou fazendo o TJM, estou na última semana do 5s, e estou gostando muito.

Mas concordo com o Debew, se o objetivo for powerlifting, não seria a melhor opção, ele é um treino mais voltado parar atletas em geral um treino de condicionamento, e um dos fatores é a força lógico, mas um 5/3/1 é muito mais focado em força você trabalha com porcentagens altas a cada 3 semanas já no TJM você vai trabalhar com porcentagens altas a cada 9 semanas, pra quem visa o PL acho que não é muito vantajoso, acho válido como experiencia mas pra quem esta focado não.

E também já fiz o 5/3/1, foi o treino que mais me fez aumentar cargas

Editado por Eduardo90
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...