Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Professor De Ética Fala Sobre Sentido Da Vida


John Man

Posts Recomendados

Publicidade

Olhei o vídeo hoje pela manhã,dai abro o hipertrofia e encontro um tópico sobre ,é muita coincidência!

Não é não... Essa porra tá rodando pela internet toda. Todo lugar que eu vou tem alguém indicando esse vídeo...

Eu fiquei meio receado por causa do título "sentido da vida", mas me surpreendi e o cara disse algumas coisas que eu já pensava(até porque já li alguns caras citados). Foi bem engraçado também hehehe

Eu não vi nada de mais... Ele só colocou o conceito de super-homem do nietzsche em uma linguagem para o povão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estamos em um tópico relacionado a filosofia e a vida, segue um vídeo muito interessante de um filosofo brasileiro intitulado "você sabe com que está falando". Não queria abrir um tópico para ele porque afinal não é o objetivo do fórum.

Abraços...

Cara, faz tempo que estou procurando esse video kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é não... Essa porra tá rodando pela internet toda. Todo lugar que eu vou tem alguém indicando esse vídeo...

Eu não vi nada de mais... Ele só colocou o conceito de super-homem do nietzsche em uma linguagem para o povão.

Eu também não vi nada de sensacional, apenas foi melhor do que eu esperava.

Nem isso ele passou, übermensch é muita coisa, foram apenas alguns elementos...

Isso é motivação para viver, e não sentido da vida.

Concordo. Na verdade o que o professor mostrou, foi até mesmo a falta de sentido da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se o sentido da vida é não ter sentido? lol

Não creio nisso. Na sua afirmação, supõe-se que a vida só é possível pela incerteza, que a partir do momento em que estamos certo do processo da vida, não podemos mais vivê-la. A falta de sentido na vida mostrada pelo professor(pelo menos o que eu acho que ele defendeu) é a falta de sentido transcendental, é a ausência do significado metafísico. Deste modo, as coisas são instituídas pelo ser humano.

É meio difícil de explicar, mas é mais ou menos isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se o sentido da vida é não ter sentido? lol

Olha esse artigo acadêmico do professor Thomaz Brum, da PUC-RJ: http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/3217/3201

Tem duas partes fodas. Logo na introdução, o autor fala que não tem sentido pensar em sentido, mas sim em sentidos. E a citação de Wittgenstein "a morte não é um acontecimento da vida".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio nisso. Na sua afirmação, supõe-se que a vida só é possível pela incerteza, que a partir do momento em que estamos certo do processo da vida, não podemos mais vivê-la. A falta de sentido na vida mostrada pelo professor(pelo menos o que eu acho que ele defendeu) é a falta de sentido transcendental, é a ausência do significado metafísico. Deste modo, as coisas são instituídas pelo ser humano.

É meio difícil de explicar, mas é mais ou menos isso...

Quando eu falo que a vida não tem sentido eu falo que não estamos em um mundo orgânico e sistêmico, que nem defendiam os Gregos com a ideia do kosmos. Que, por sermos seres singulares, conseguimos encontrar, em nós mesmos, cada um algum sentido para viver. Acredito que seja isso mais ou menos o que o professor falou. Ou seja, ele, dando aula, encontrou um sentido para sua vida.

Pessoas que não se "encaixam no kosmos" e que não encontram um sentido para viver estão fadadas a viver só por viver, respirar só por respirar, acordar só por acordar... Já conheci muitas pessoas assim, que trabalhavam contando cada minuto para que seu dia acabasse. E isso é infelicidade, é não viver eudaimonicamente, como defendido pelos Gregos, por mais que esta teoria já tenha sido superada há algum tempo pela sustentação da inexistência do kosmos.

Editado por John Man
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...