Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

O documentário são várias entrevistas com pessoas que praticam o poliamor. As entrevistas começam a partir de 1:30

http://www.youtube.com/watch?v=H3SbBZNotuc

Achei um FAQ no poliamor.pt

01Poliamor é o mesmo que poligamia?​

O conceito de poligamia está normalmente associado ao casamento de um homem com várias mulheres (poliginia), em oposição à poliandria (uma mulher casada com vários homens). Por essa razão, a palavra poligamia suscita normalmente reações contra a subjugação de um sexo por outro.
O poliamor pressupõe uma igualdade de direitos, não só entre sexos, mas entre pessoas. Um homem pode ter relações com várias mulheres, mas cada uma delas pode também ter outras relações, com pessoas que por sua vez poderão ter a mesma liberdade. Cabe a cada um definir o tipo de relações que quer para si, e não se limitar aos modelos rígidos que a sociedade lhe impõe.
02Poliamor é para quem não consegue assumir compromissos?​
O contrário faria mais sentido! Uma pessoa que não consegue assumir um compromisso com outra, muito menos o conseguirá com mais do que uma.
Hoje em dia, é bastante comum a prática da «monogamia em série»: salta-se de companheiro em companheiro com a honesta convicção de que se é monogâmico com cada um deles. Frequentemente, tem-se uma relação com uma pessoa até que apareça alguém «melhor».
No poliamor, os amores não são descartados assim que surge um novo interesse.
É claro que também pode haver pessoas poly que não querem assumir compromissos, mas isso não é a regra.
03Poliamor é para casais heterossexuais?​
O poliamor é para pessoas. Pode ser-se poliamoroso sem ter nenhuma relação, tendo apenas uma, ou várias relações.
O poliamor é independente do género ou da orientação sexual. Define-se pela possibilidade de amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo, de forma aberta e responsável.
04Poliamor para quê? Qual é o mal da monogamia?​
Nenhum.
Mas nem toda a gente gosta de fazer as coisas da mesma maneira. É uma questão de diversidade, não de uma coisa ser melhor ou pior do que a outra. Ambas as formas de viver têm as suas vantagens e desvantagens.
Além disso, monogamias há muitas, como poliamores também.
Há pessoas monogâmicas inteligentes, apaixo­nadas, carinhosas e compreensivas. Há pessoas poliamorosas egoístas e parvas…
05Poliamor é traição?​
Por definição, trair alguém é falhar ao prometido, ao acordado.
No Poliamor, o acordo entre as pessoas envolvidas baseia-se na ideia de que é possível amar mais do que uma pessoa, e permite por isso que todos o possam fazer.
O poliamor muda as regras, e portanto muda também a definição de traição.
06Como gerir o ciúme?​
Os ciúmes fazem parte de uma ideia romantizada de amor. Mas podem também fazer parte de nós e das pessoas que amamos. É possível amar sem ciúme. Mas para isso é necessário perceber qual é a sua causa.
A origem dos ciúmes varia de pessoa para pessoa, e em cada relação. Não há receitas mágicas.
Mas a experiência diz-nos que:
- Permitir que mais pessoas nos amem reforça a nossa auto-estima.
- Uma relação pode ser uma escolha diária, consciente e informada. Não o único recurso. Se as pessoas que amamos tiverem a liberdade de amar outras, ganha-se a autoconfiança e a segurança de saber que continuarão a estar connosco porque nos amam, e não porque nada mais lhes resta. Por outro lado, se um dia nos deixarem, será simplesmente porque já não nos amam, e não porque tiveram de optar.
- Uma parte substancial do medo da perda é efetivamente o medo do desconhecido. Se as pessoas que amamos não esconderem que amam outras, sabemos que não estamos a ser enganados.
- Se as pessoas que amamos estiverem em estado de enamoramento por outras e partilharem connosco a alegria desse estado, sentimo-nos especiais. Podemos ser únicos sem sermos os únicos.
É possível amar mais do que uma pessoa ao mesmo tempo. Muitas relações começam sem que as anteriores acabem. E nessa fase de transição, não se amam duas pessoas ao mesmo tempo? Porquê escolher? Se as pessoas envol­vidas se amam, qual é a razão objetiva para terminar uma relação?
07E se a outra pessoa for melhor do que eu na cama?​
O sexo pode ser uma dimensão poderosa duma relação amorosa. Mas mesmo assim não é tudo.
Se pensa que as pessoas que ama se podem afastar porque encontraram alguém que é uma bomba sexual, então talvez não seja boa ideia enveredar pelo poliamor.
Haverá sempre alguém melhor do que nós, seja no que for. Mas todas as pessoas são especiais, em alguma coisa (sim, na cama também).
Além disso, ser melhor ou pior no sexo não é uma condição genética imutável. O sexo aprende-se. E não será invulgar um companheiro seu trazer, de um outro amor, novidades que podem melhorar a vossa própria relação.
08Poliamor? E as crianças?​
Já existem crianças a viver em famílias poliamorosas. Tal como existem famílias com pais homossexuais. Com ou sem reconhe­­­cimento do Estado ou da socie­dade, os modelos de família são múltiplos. Pai + mãe + filhos é só um desses modelos. E tem tantas hipóteses como qualquer outro de educar pessoas saudáveis e felizes.
Uma família poliamorosa terá, à partida, mais adultos disponíveis para amar e educar as crianças. Poderá haver mais recursos, mais tempo, maior variedade de experiências, conhecimentos e formas de amor, e essa diversidade pode ser muito positiva.
09Como posso começar uma relação poly?
Onde encontro pessoas poliamorosas?
Qualquer relação pode transformar-se numa relação poly. O melhor sítio para começar é, curiosamente, dentro de nós mesmos. Se não estivermos minimamente à vontade com a ideia de que as pessoas que amamos possam amar e estar com outras pessoas, temos de avançar com cuidado. E, muito importante, perguntar sempre, a cada passo, porque se está ou quer estar numa relação assim.
De qualquer forma, há pessoas poliamorosas em todos os meios, de todas as idades. Se alguém não se anuncia como poly, isso não quer dizer que esteja à partida fechado a essa possibilidade. Não é raro as pessoas surpreenderem-nos. PolyPortugal é um grupo de discussão e apoio para pessoas que se interessam por Poliamor e/ou o praticam.

O que vocês acham a respeito?

Publicidade

Postado

Eu acho que tanto faz, mas eu ficaria curioso em conversar com uma pessoa que pratica o poliamor...

Enviado de meu Nexus 4 usando o Tapatalk 2

Postado

É o famoso oba oba?swing e afins?planeta disaproves

Na verdade não, até onde eu saiba (não consigo ver o vídeo aqui no trampo) é realmente GOSTA/AMAR duas pessoas ao mesmo tempo...

Meu irmão era psicólogo e já conversamos sobre isso, me parece que a necessidade de estar com duas pessoas por aquele objetivo de "uma completar a outra" dá-se por pura carência/ausência de algo em si mesmo.

Não aprovo relacionamentos assim (comigo) pois eu gosto de exclusividade, não tenho nada contra quem faz tbm.

Como é uma condição emocional/psicológica, tbm não existe razão para julgar (nunca existe razão para julgar).

Postado

falando de saude, no minimo é perigoso.

quando vc esta em um namora estavel com uma unica pessoa e sabe que a pessoa nao vai te transmitir mil e uma doenças e vc imagina que ela nao esta te traindo, da pra passar a usar metodos contraceptivos e parar de usar a camisinha, o que faz a relação sexual ficar muito melhor.

agora com esse polyamor, tem a vantagem de vc ser livre pra manter varios relacionamentos, porem a desvantagem que cada um desses relacionamentos tbm podem estar envolvidos em varios outros, fazendo com que nao se saiba por onde aquela boca que te beija andou passando.

acho que isso aumenta muito o risco de transmissão de doenças.

falando agora de maneira pessoal, acho uma bosta. sou ciumento e nao aceitaria que alguem que eu goste beijasse ou transasse com outra pessoa de maneira alguma.

Postado

falando de saude, no minimo é perigoso.

quando vc esta em um namora estavel com uma unica pessoa e sabe que a pessoa nao vai te transmitir mil e uma doenças e vc imagina que ela nao esta te traindo, da pra passar a usar metodos contraceptivos e parar de usar a camisinha, o que faz a relação sexual ficar muito melhor.

agora com esse polyamor, tem a vantagem de vc ser livre pra manter varios relacionamentos, porem a desvantagem que cada um desses relacionamentos tbm podem estar envolvidos em varios outros, fazendo com que nao se saiba por onde aquela boca que te beija andou passando.

acho que isso aumenta muito o risco de transmissão de doenças.

falando agora de maneira pessoal, acho uma bosta. sou ciumento e nao aceitaria que alguem que eu goste beijasse ou transasse com outra pessoa de maneira alguma.

verdade.

Postado (editado)

pleno séc. 21 ficar julgando como cada um quer viver e ser feliz

cada cachorro que lamba sua caceta, a felicidade é subjetiva, cada um que encontre o seu jeito de ser

Editado por John Man
Postado

Depois eu vejo com calma o vídeo, mas já me deparei com esse conceito ao conversar com feministas e até mesmo para ver alguns vídeos.

Eu acho que isso é desculpa para a putaria, acho que o ser humano tem tendência a concentrar-se em um relacionamento de cada vez. Atração física por várias pessoas ao mesmo tempo é possível, mas atração emocional? Julgo que não. Mas de qualquer modo, não sou contra relacionamentos abertos, desde que isso tenha sido bem definido e totalmente combinado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...