Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Data: 24/3/2008
Fonte: AGÊNCIA USP
Júlio Bernardes
[email protected]
LINK: [url="http://www.biotecnologia.com.br/"]http://www.biotecnologia.com.br/[/url]


Suplementação com creatina não prejudica funcionamento dos rins


Agência USP de Notícias

A suplementação com creatina não causa comprometimento na função renal, como mostra uma pesquisa realizada na Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A substância, usada para aumentar o desempenho físico, é proibida no Brasil. O estudo, realizado em pessoas saudáveis com idade média de 24 anos, combinou suplementação e atividade física moderada (corrida e caminhada, sem constatar deterioração no funcionamento dos rins.

A utilização da creatina como suplemento alimentar é proibida no País pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 1998. “Não havia estudos retrospectivos que mostrassem o comprometimento dos rins, apenas estudos de caso, que não são conclusivos para o banimento”, aponta o pesquisador Bruno Gualano, formado em Educação Física, um dos participantes do estudo. “A creatina já é absorvida pelo organismo, principalmente na ingestão de carnes vermelhas, e a suplementação é um método consagrado para melhorar o rendimento físico, não sendo considerada doping”.

A pesquisa utilizou dois marcadores da função renal para avaliar os efeitos da suplementação, sendo a creatinina o mais conhecido. “Porém, como o organismo já converte espontaneamente a creatina em creatinina, o suplemento poderia aumentar naturalmente as concentrações do marcador, tornando-o impreciso para o estudo”, explica o pesquisador. “Por essa razão, foi adotado um marcador independente, a cistatina-C, pois a quantidade eliminada não sofre influência da suplementação”.

O estudo foi feito com dois grupos de pessoas saudáveis, com hábitos sedentários, submetidos a atividade física moderada por três meses. “Nesse período, um dos grupos recebeu diariamente uma suplementação de cerca de 10 gramas de creatina, e o outro a mesma quantidade de glicose, como placebo”, conta Gualano. “Os resultados mostram que a suplementação não interferiu na função renal”, destaca.

Exercícios
Os dois grupos apresentaram queda nos níveis de cistatina-C, o que reforçou as evidências de melhora no funcionamento dos rins. “Quanto à melhora, a hipótese mais provável é que ela seja um reflexo da atividade física realizada pelos participantes durante o estudo”, aponta o pesquisador.

Gualano ressalta que os resultados da pesquisa são válidos para pessoas saudáveis. “Novos estudos devem ser feitos para avaliar os efeitos da suplementação em pessoas com predisposição a problemas renais, como os portadores de diabetes do tipo 2”, afirma. “Há muitas pesquisas sobre os efeitos terapêuticos da creatina em casos de distrofias musculares, Parkinson e Alzheimer, mas as referências sobre efeitos adversos são escassas na literatura científica”.

Segundo o pesquisador, também é preciso estudar o impacto da suplementação em pessoas que usam a creatina para aumentar a massa muscular. “Normalmente, a substância é usada para fornecer energia em atividades atléticas de altíssima intensidade e curta duração, como provas de 100 metros rasos no atletismo”, relata. “Mas como a creatina gera um grande acúmulo de água nos músculos, ela é usada em academias para ganho de peso, o que é conseguido com um consumo elevado de proteínas mais a suplementação, criando uma situação diferenciada”.

O trabalho com a creatina foi realizado no Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora da EEFE, com a coordenação do professor Antonio Herbert Lancha Junior. Os marcadores da função renal foram obtidos em parceria com o professor Antonio Carlos Seguro, do Departamento de Nefrologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Os resultados da pesquisa foram publicados em artigo no "European Journal of Applyed Physiology", uma das principais publicações internacionais da área de fisiologia.

Mais informações: (0XX11) 9619-5511, com Bruno Gualano

Publicidade

Postado

E mesmo depois de todas essas pesquisas, tenho certeza que por causa de algumas pessoas que acham que sabe de alguma coisa, a creatina vai continuar proibida no brasil, uso a 2 meses e gostei muito do resultado e nunca passei por nenhum efeito colateral, pelo contrario além do aumento de energia, engordei 9Kg em apenas 45 dias de academia (lógico isso inclui outros suplementos) porem logo na 1ª semana você ja sente o resultado, se não fosse proibida teriamos mais variedades para escolher ja que as que sobraram nem sempre são originais, muitos vem da china e não tem o mesmo efeito da original.

Ta ai a minha opinião !!

Postado

amigo, nao confie nesses artigos nao...
POIS ATÉ HJ, NAO FOI PROVADO NADA, cientificamente, e tipo, a creatina esta proibida por outros motivos alem so de fazer mal...

agora, esse topico foi muito bom, pois é mais uma fonte de pesquisa para a galera, mais nao ache q a creatina não faz mal, pq isso ainda nao foi provado, e tambem depende de cada pessoa, pois pode atté ser que um dia alguem prove q nao faz mal, porem, cada organismo é um, e pode acontecer de confirmarem q nao faz mal, e meu organismo nao aceitar e assim causando efeitos colaterais, agora...

eu nao sei c faz bem ou mal, eu tomo...rss....

mais nada a declarar..abraços,

Postado

É isso aew, concordo que depende muito de organismo para organismo, porém não tem porque fazer mal, é uma coisa sem sentido, ja que o próprio organismo produz tal substância, porém na duvida é sempre bom consultar um médico ou alguém que entende do assunto!! Em mim ta tranquilho eu tbm uso e ta cada vez dando mais resultados.

Postado

[quote name='nebulla' post='10478' date='24 03 08']com odizem..quem nao arrisca nao petisca...logico que é so agente não abusar...

é so tomar moderadamente que ja ta de bom tamanho[/quote]

Concerteza xef...
Até mesmo que, se tomar mais do que o necessario, sairá na urina...
E é como dizem, tudo moderadamente faz bem, e exageradamente faz mal...

  • 1 ano depois...
Postado

A creatina foi descoberta em 1993, e até hoje não vi ng reclamr, ou operar por causa d epedra nos rins, nem o velhões que eram novos naquela época, sofreram de tal coisa.....



os mais populares suplementos esportivos está proibido no Brasil. Fui pesquisar por desconhecer tal proibição e até porque, até hoje, mesmo com muita controvérsia, Creatina não faz parte da lista de substâncias proibidas do WADA.
Encontrei a resposta na Revista Mens Health deste mês dizendo que a culpa é da burocracia brasileira. A Creatina está proibida no Brasil por não se enquadrar em nenhuma categoria de registro de produtos destinados para atletas no Ministério da Saúde. Assim, a comercialização nas lojas de suplementos foi proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Isto gerou um problema ainda maior, já que uma importação fácil e barata da China está rolando por todo o território nacional. Entretanto, já soube que a Creatina importada da China está CONTAMINADA, isto mesmo, com resquícios de esteróides anabólicos.
Assim, conselho de amigo é para quem gosta e usa Creatina não utiize estes produtos mais baratos e importados da China. É melhor pagar um pouco mais e garantir a segurança de um produto saudável e sem complicações. Todos produtos assinados pelo laboratório GNC são considerados os de melhor reputação no mercado americano.
fonte: [url="http://www.bestswimming.com.br/blog/index.php?itemid=2280"]http://www.bestswimming.com.br/blog/index.php?itemid=2280[/url]

Postado

Carca! 2.992 visualizações, Sabe Por que ?!?!?!...

o culpado é o google: [url="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&hs=CCD&q=Creatina+proibida&btnG=Pesquisar&meta="]http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&a...uisar&meta=[/url]

oitava na lista, hehe!

....................................................

Mãe tô no Google! Um abraço pra ti lindona!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...