Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

é que de certa forma, é difícil "medir a cadência"

alguém tem que ficar contando, quantos segundos sobe, quantos descem..

não sou contra o que você está falando, eu concordo, mas sempre que faço os básicos (sup/agacho/terra) eu não dou a mínima pra cadência faço o mais explosivo que posso.

O importante é progredir cargas nesses exercícios.

mas quando o assunto é assistências, ai sim eu sigo o que você disse, cadência lenta e não ligo pra carga, ou se tou progredindo ou não, apenas pego um peso que me desafie

como o Jim Wendler sempre diz: ninguem liga pra quanto você levanta na rosca direta, supino com halteres, etc

De fato, ainda mais que no final da série a cadencia começa a mudar por causa da fadiga, por isso eu tento definir um limiar, só executo o exercício se a cadencia estiver numa faixa aceitável

Cara, talvez eu esteja errado na definição, mas eu acredito que cadencia seja apenas o ritmo/ velocidade da execução, então nesse caso existiria tanto cadencia rápida/ explosiva quanto lenta. Quando se fala em cadencia, as pessoas logo associam a execução lenta

Publicidade

Postado

Tenho "perdido o respeito" pela cadência ao longo dos últimos tempos, tenho incluído cada vez mais exercícios explosivos e deixo a carga alta limitar essa explosão. A execução correta e a carga alta, por si só, já garantem (no meu entender) uma cadência "adequada".

Bom, é meu relato, nada conclusivo, e não é 100% ainda, faço diversos exercícios ainda "seguindo uma cadência", como a panturrilha sentado e vez em quando algum outro, porém no geral tenho me desestressado desse item. Tento controlar de alguma forma a fase excêntrica e estou acelerando a concêntrica.

Ah, só lembrando que treino com "foco" em força e não propriamente em hipertrofia.

Postado (editado)

Tenho "perdido o respeito" pela cadência ao longo dos últimos tempos, tenho incluído cada vez mais exercícios explosivos e deixo a carga alta limitar essa explosão. A execução correta e a carga alta, por si só, já garantem (no meu entender) uma cadência "adequada".

Bom, é meu relato, nada conclusivo, e não é 100% ainda, faço diversos exercícios ainda "seguindo uma cadência", como a panturrilha sentado e vez em quando algum outro, porém no geral tenho me desestressado desse item. Tento controlar de alguma forma a fase excêntrica e estou acelerando a concêntrica.

Ah, só lembrando que treino com "foco" em força e não propriamente em hipertrofia.

Mas você acha que se o foco for hipertrofia seu pensamento iria mudar?

Editado por Broly75
  • Supermoderador
Postado

Mas você acha que se o foco for hipertrofia seu pensamento iria mudar?

Não deveria, afinal de contas já foi mostrado que um treino com concêntrica explosiva gera tanta hipertrofia quanto uma concêntrica mais lenta - mesmo que o treino explosivo utilize cargas menores. Se com cargas menores treino explosivo gera resultados similares, imagine com cargas maiores (similares às cargas que você usaria com cadência mais lenta)?

O gaspar postou o estudo há várias páginas, segue o link: https://docs.google.com/file/d/1hIEL4I-HuuLQHqKPphHWD3GWQKZQFS0tgKOe31vrxQd3e17B3ehlPoTVNL2W/edit?pli=1

Postado

Não deveria, afinal de contas já foi mostrado que um treino com concêntrica explosiva gera tanta hipertrofia quanto uma concêntrica mais lenta - mesmo que o treino explosivo utilize cargas menores. Se com cargas menores treino explosivo gera resultados similares, imagine com cargas maiores (similares às cargas que você usaria com cadência mais lenta)?

O gaspar postou o estudo há várias páginas, segue o link: https://docs.google.com/file/d/1hIEL4I-HuuLQHqKPphHWD3GWQKZQFS0tgKOe31vrxQd3e17B3ehlPoTVNL2W/edit?pli=1

Dá concentrica eu já imaginava, já até tinha lido esse estudo.

mas e quanto a excêntrica, martin?

aquele conceito (muito propagado pelo proprio LeandoTwin) de que a excêntrica deve ser lenta para poder aumentar a hipertrofia, procede? você tem algum estudo desse assunto?

Postado

Se você faz a excêntrica muito lenta, vai por consequência fazer menos repetições do que se fizesse apenas controlada.

Então se fazendo lento faz 8 reps, fazendo controlada faz 10-12

Logo o conceito de TUT se anula pois a cadência mais lenta é compensada por mais reps e maior carga (maior tensão mecânica)

Além do que treinando de forma explosiva se desenvolve potência, o que é útil no mundo real, não vejo nenhum motivo que justifique treinar com lentidão já que os dois métodos geram hipertrofia MAS só o rápido vai gerar aumento de potência.

Bem mais inteligente usar o conceito de 'Economia de Treino" e treinar valências de uma vez só, sempre que for possível.

Excelente resposta gaspar. Muito conhecimento em um único post.

Postado

Campeonato de supino hoje, 30 participantes. Fiquei em 3° fazendo 26rep 1bw..

Perdi por 3rep. Para uns anabolizados ate a orelha!!

sao beeeeeeeem maiores q eu, ou seja, meu treino de low rep, quase se iguala a capacidade deles rsrsrs. Um deles tem mais de 4 ciclos inclusive

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Postado

eu não sei quantos de vcs tem mais de 30 (sei que alguns), mas eu tenho medo de treinos explosivos por lesão. é meio instintivo e sei que pode ser broscience, mas ainda...e o beyond brawn por ex argumenta que não importa muito cadência, mas você poderia ser capaz de parar o movimento a qquer momento (tanto concentrica quanto excentrica), falando de hipertrofia. Faz sentido que desenvolver potência possibilite maiores ganhos de curto prazo, mas sou adepto do devagar e sempre na musculação. Eu tento progredir carga mantendo uma execução decente e uma cadência mais ou menos, sem me preocupar demais com isso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...