Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

bom, para por mais lenha na fogueira (e já que falaram que é melhor discutir isso do que o vai e volta do pokoyo ehehhe)

Eu acho o argumento do "movimento explosivo é melhor pq te prepara melhor para movimentos do dia a dia" um tanto quanto falacioso. Explico. Uma vez que vc faça os movimentos principais (supino, barra, agacho etc) com 1 x BW, vc já é forte o suficiente para 99% das situações do dia a dia: trocar o garrafão do bebedouro (ex que o ilustre pokoyo usou!), pegar um saco de cimento de 20kgs, ajudar alguém a pegar uma caixa pesada. Eu sou bem frango em comparação a vários daqui (tanto esteticamente quanto em cargas), e ainda assim sou a pessoa a quem na maioria dos meus círculos sociais é pedido ajuda para fazer essas coisas. Então, se você é pedreiro e vai precisar continuamente pegar coisas muito pesadas durantes seus dias, vá lá... Quer dizer, acho bem válidos argumentos do tipo 'movimentos explosivos proporcionam mais hipertrofia', ou "sem movimentos explosivos você não conseguirá grandes cargas", esses são argumentos que eu acho interessante discutir, ver estudos etc. Agora se o treino não for acessório para outro esporte, dizer que é melhor fazer 1,5 BW explosivo do que 1,2 BW mais cadenciado pq "no dia a dia fazemos movimentos explosivos" me parece um pouco forçação de barra.

Não precisa ser pedreiro, pode ser apenas ativo e gostar de esportes.

Aproveitando que citou situações onde é vantagem em ser explosivo, cite alguma onde ser lento é vantagem.

Postado

Defina "Calibragem" pokoyo

Falando sério agora.

Vou definir todos os princípios.

Não existe um mais importante do que o outro...todos são igualmente importantes.

PESOS PESADOS: não significa que você vai chegar na academia e malhar apenas com pesos pesados. Use também pesos médios. Eu não uso piramidal mas pode ser que funcione. Só não acho necessário usar pesos leves.

Malhar pesado sempre provoca lesões principalmente porque ao usar pesos pesados você não faz a execução perfeita nem pode malhar lento demais. Eu inclusive tou com contusão no braço esquerdo por forçar demais.

PROGRESSÃO: já usei progressão de reps mas criava uma pressão psicológica muito negativa. Hoje não uso muito progressão de reps mas apenas de pesos, só que não é de uma sessão pra outra.

CALIBRAGEM: significar adequar para seu organismo o VOLUME e a INTENSIDADE de treinamento, escolhendo o sistema (se fullbody ou split), o regime (se ABCDE, ABC etc ABABA etc e etc), o número de exercícios, de séries por exercício e de reps para cada músculo.

Quando falo INTENSIDADE me refiro a usar ou não técnicas de intensidade como restpause, dropsets, ajuda, negativas, piramidais, bi sets, tri sets etc e etc.

Não tenho ainda opinião formada se esses métodos de intensidade funcionam ou não. Pra mim não funcionam, mas tem que ver que como pouca proteína e carb porque pra mim o que interessa é a simetria (shape em V) e volume muscular é muito importante mas pra mim é secundário.

Você só tem shape em V se tiver a cintura fina e no meu caso só consigo cintura fina comendo relativamente pouco.

Sorte de quem pode comer muito e se manter com bf baixo porque tudo indica que a forma mais fácil de ficar forte é comendo muito.

Outra opção é fazer ciclos de bulk e cut mas também não gosto de fazer porque a fase de ficar com bf alto me deixa insatisfeito.

Postado

Sobre esse negócio de shape em V (não quero de forma alguma criticar o obejtivo estético de ninguem), mas lembro de ter lido que o louie simmons diz que a sua cintura e mãos inevitavelmente crescem quando você faz Levantamento Terra, você o faz ?

Comigo, por exemplo, os músculos abdutrores de quadril, obliquos, cresceram muito como comecei a fazer esse exercício e minha cintura engrossou bastante, e a dorsal não consegue crescer o suficiente pra compensar , terra é um exercício muito forte pro core acaba fazendo esse colateral pra quem busca estética (mas não ligo muito pra estética sabe?)

Minha pergunta: com vocês isso acontece também?

Postado

Aproveitando que citou situações onde é vantagem em ser explosivo, cite alguma onde ser lento é vantagem.

Antes de qquer coisa, vou deixar para lá o fato de, nessa discussão, alguns retrucam "lento", "fazer igual tartaruga", quando eu nunca disse isso - minha questão é fazer o movimento relativamente rápido versus fazer muito explosivo. Como insistem em atribuir algo à discussão que não foi dita, que seja...

Mas voltando... aqui entra lógica formal: para eu desconsiderar um argumento, não preciso apresentar o argumento inverso, é só considerar que ele é, em si, falso. Se alguém argumenta que "fazer explosivo é melhor pq te prepara para as situações do dia dia", eu discordo por conta dos argumentos que falei anteriormente (simplicando, se vc já levanta mais de 1 BW em todos os movimentos principais, dificilmente haverá situações no dia a dia nas quais fará muita diferença ter mais potência de movimento). Eu não preciso, para discordar, falar "fazer lento te prepara mais!!". Estou falando que, nesse aspecto, não faz diferença. Nem estou dizendo que fazer explosivo é uma m*...gostei do relato do Stockton pq, para mim, fez sentido o que ele falou (a partir de uma determinada carga passa ser muito difícil progredir se vc não acelerar o movimento - eu mesmo to sentindo isso na pele). Agora, para quem, como eu, treina por uma combinação de estética / saúde / hobby, não preciso dar muita bola se alguém quiser me convencer que explosivo é melhor pq algum dia da minha vida posso precisar empurrar uma caçamba cheia de entulho...há argumentos que convencem, e há os que não - simples assim, na minha opinião...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...