Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Eu acho que a poligamia é depravação sim e que destrói a família nuclear.

O exemplo mais claro e mais clássico disso é justamente o conflito entre Israel e Palestina.

Israelenses são os descendentes de Isaque e os palestinos são descendentes de Ismael.

No entanto, Isaque e Ismael são irmãos, ambos foram filhos de Abraão, embora com mães diferentes.

Eu, como pai de filhos com mulheres diferentes, observo bem como isso funciona, o ciúme que existe entre as mulheres, a mãe de um tem ciúme do outro filho e por aí vai.

Se no meu caso é assim, imagino como é com quem mora junto na mesma casa.

Os livros das Crônicas, Livros dos Reis e os Livros de Samuel são históricos e ali contem várias narrativas de problemas causados pela poligamia. É sempre fonte de intriga, dissoluções e brigas na família.

exatamente, a poligamia é um assunto muito delicado na biblia, como todos sabemos, era permitido, mas tudo tem seus porquês e poréns...

vamos encarar em um contexto histórico, na época biblica a realidade era bem diferente da atual, vamos tomar por exemplo uma sociedade agraria em que muitos homens morreram em batalhas, qual é a melhor alternativa para essa sociedade se reproduzir senão a poligamia? da mesma forma que um homem casado com uma mulher infertil dono de um bom lote de terra precisa de descendentes pra produzir pra ele e defender a propriedade! nesses casos a permissao quanto a poligamia pode até ser considerada uma compaixao rsrs

como o iceman retratou, diferentes mulheres podem ser um empecilho para a preservação de um bom ambiente familiar, existe uma circunstancia biblica perante a poligamia que a deslegitima, que é quando o homem tem duas mulheres, uma que ama e outra que odeia.

esses empecilhos gerados são também retratados na biblia, como no caso que novamente iceman retratou, das mulheres de abraao, sara e hagar (que era escrava), abraao só teve ismael com hagar pois sarah mandou pq até então não conseguia ter filhos, no caso hagar e seu filho ismael eram idolatras, por isso que sara mandou abraao os expulsar e em uma passagem sobre as mulheres de elkanah, hannah e peninah, elkana gostava mais de hannah, que era infertil, doq peninah, que já tinha alguns filhos com elkanah, até que hannah rezou pra D'us etc e deu a luz ao profeta samuel e tals, mas o caso é, peninah zombava da hannah por ser infertil, o que como eu disse "foi um empecilho pra preservacao de um bom ambiente familiar" rsrs

conclusao, como disse anteriormente, a biblia permite a poligamia, porém essa foi proibida (para nós, judeus) la pelo séc 10 por um rabino chamado Rabi Gershom, por algumas razoes e entre elas estao:

evitar potenciais conflitos internos devido às mulheres

homem não servir adequadamente às suas mulheres

e tb como uma alternativa pra ver se diminuia um pouco o antissemitismo de sempre da época /mas isso não vem ao caso

entao, como smp, concordo com o iceman/planeta/frango

@edit:

obs:quando digo biblia, me refiro unica e exclusivamente ao antigo testamento, nao tenho o minimo conhecimento do novo

Editado por DoctorMonster

Publicidade

Postado

Nem isso, parceiro.

Vc pode até estar comendo 5 mulheres e elas só dando p vc.

A hora que começar enxeção de saco de 5 mulheres, disputas entre elas por poder, intrigas, falatório, meterem os filhos no meio, aí o sujeito vê a viola em caco.

Sim, mas nem quis me aprofundar, só de pensar no começo ali, que seria mais ou menos o que eu falei, ja seria ruim o suficiente haha, se pensar na encheção de saco, aí o cara mal casa com uma. kkk

Postado

@edit:

obs:quando digo biblia, me refiro unica e exclusivamente ao antigo testamento, nao tenho o minimo conhecimento do novo

conclusao, como disse anteriormente, a biblia permite a poligamia, porém essa foi proibida (para nós, judeus) la pelo séc 10 por um rabino chamado Rabi Gershom, por algumas razoes e entre elas estao:

@edit:

Bíblia não permite poligamia amigo, vc NUNCA vai achar lugar algum na Bíblia onde Deus fala q consente com poligamia, pelo contrário, no início ele só deu uma mulher pra Adão, não 2...3... no Novo Testamento com a vinda de Jesus é q ele acaba de bater o martelo e acabar de vez com isso de 1 homem casar com 2...3... o fato de vc ver na Bíblia q ocorria poligamia não quer dizer q o mesmo é/foi aprovado por Deus.

Esse negócio de poligamia nunca deu e nem vai dar certo.

Postado

Bíblia não permite poligamia amigo, vc NUNCA vai achar lugar algum na Bíblia onde Deus fala q consente com poligamia, pelo contrário, no início ele só deu uma mulher pra Adão, não 2...3... no Novo Testamento com a vinda de Jesus é q ele acaba de bater o martelo e acabar de vez com isso de 1 homem casar com 2...3... o fato de vc ver na Bíblia q ocorria poligamia não quer dizer q o mesmo é/foi aprovado por Deus.

Esse negócio de poligamia nunca deu e nem vai dar certo.

não, a biblia permite sim a poligamia, está escrito no levítico e no deuteronomio, que o sumo sacerdote não deve ter mais que uma mulher e que o rei de israel não deve ter muitas mulheres (o rei salomao, por exemplo, se desviou do caminho de D'us pq tinha muitas mulheres)! abraao, jacó, rei saul, rei david, rei salomao, todos tinham mais que uma mulher! tem uma passagem sobre o rei david que viu de seu palacio uma mulher que gostou muito, que era batseba, ele mandou chamar ela pro palacio e se deitou com ela, depois até tentou com que o marido dela voltasse por uma noite para ela, pra não perceberem que ela tinha engravidado do rei david, ele desobedeceu a ordem real e foi mandado para a parte da frente do batalhão na guerra (morte certa), e depois o profeta natan veio e contou uma especie de historia metaforica para o rei david, criticando o seus atos, pq ela ja tinha mulheres e o uria (marido da batseba) só tinha uma, e mesmo assim ele pegou a unica mulher dele etc

desculpe, mas biblicamente a poligamia não é proibida, e não sei se você sabe como funciona muito bem o esquema de leis biblicas, nem todas estão escritas sucintamente em forma de leis, muitas estão dentro das histórias e devem ser compreendidas a partir destas. no antigo testamento tem 613 obrigacoes, mas obviamente não tem 613 leis lá, e coube a nós identifica-los

Postado

Vocês não vão chegar em um acordo. O DoctorMonster se refere ao Torá e o Danilo Z considera (também) o novo testamento. E o novo testamento é enfático em relação a monogamia, embora isso apareça em Gênesis.

"É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão." Tito 1:6

Visitante usuario_deletado1423
Postado

É proibido discutir religião.

(Estão discutindo sobre isto né? Estou com preguiça de ler)

Postado (editado)

Quem lê a bíblia inteira desiste das suas ideias como fundamento moral eterno.

Editado por Visitante

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...