Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ser Alpha?


Samuelfaj

Posts Recomendados

Não é mentira, não. É estatística.

Fizeram pesquisas principalmente em redes de cursos preparatórios (como LFG e Damásio) e chegaram a algumas conclusões interessantes.

Para ser aprovado a maioria precisou revisar a matéria pelo menos 3 vezes.

A média de tempo de estudo dos aprovados nos concursos mais tops, como promotor, juiz, auditor fiscal etc., foi 3 anos.

Não se aferiu horas de estudo com precisão, mas ficou entre 5 e 8 horas de estudo líquidas por dia. ja nao sao 10 horas por dia, quem estuda sabe que bater 5-6h liquidas e plausivel, agora 10, sem condicoes, eu nao acredito em 10h liquidas por 3 anos de forma nenhuma.

Não foi suficiente apenas estudar as teorias, mas também resolver muitas questões para aprender as manias e pegadinhas preferidas das bancas examinadoras. sim, concordo, eu comprei aquele Qconcursos, assinatura por 1 ano, estou matando coisa de 200 questoes por semana, fora as que faco com os PDF que tenho, e a perspectiva que voce tem sobre a materia ja vira outra, eu fiz isso pelo que o frango falou muitas paginas atras, estude primeiro fazendo questoes, eu neste periodo na faculdade estou tendo materias de direito puramente material e processual, fazer as questoes antes de ler o conteudo e ler os comentarios de quem sabe ajuda muito

Vc conheceu meia dúzia de aprovados e não estou duvidando, mas eles foram aprovados em quais concursos? Primeiro deles e irmao de uma caloura minha, entrou na faculdade como tecnico do TRT, saiu AFT, segunda e uma prima minha, estudou 5 anos trabalhando e virou procuradora do MP-SP, o terceiro estudou na minha sala, entrou na faculdade tecnico do MP, no 2 ano de faculdade ja estava analista judiciario tambem do MP; o quarto atuou de conciliador (que conta naquela quarentena de 3 anos) a faculdade toda e saiu de la juiz, acho que ja esta bom; lembrei agora do quinto, pai de 1 amigo meu do pre-vest que era engenheiro da vale, o cara estava desgostoso do trabalho e comecou a estudar os fds, 8-10h por dia nos fds, em poucos anos passou para procurador do tribunal de contas, e rapidinho foi indicado a conselheiro do tce; se voces quiserem podem ate pesquisar por ele, domingos taufner, deve ter algo dele sobre a carreira por ai

Porque conheci um monte de aprovados e vi os dois extremos, já tive aluno que foi aprovado no primeiro concurso para juiz que prestou e conheço gente que já está estudando há mais de 7 anos e ainda não conseguiu ser aprovado. voce tem que olhar que fazer provas e algo muito emocional, o camarada dos 7 anos pode ser extremamente ansioso, ou entao ter fatores na vida que atrapalham-no - problemas familiares, financeiros etc.

Mas os que conversei corroboram a média, porque sempre me dizem que estudaram com dedicação por 2~3 anos. isso ai e certo

Conheci um promotor que estudou exatamente 3 anos. Este foi um caso interessante, porque acompanhei desde o início e vi a crescente dele, no início ele não fazia nem os acertos mínimos e era logo eliminado do concurso, depois conseguia fazer os mínimos, mas não alcançava nota para passar para as próximas fases.

Foi progredindo de fase em fase, até que chegou na fase oral que é a última.

O interessante é que quando passou para a fase oral, foi logo em meia dúzia de concursos para juiz e promotor pelo Brasil afora, mas como foi aprovado logo no primeiro que teve prova oral e logo convocado para tomar posse, nem foi fazer as outras provas. mas e assim mesmo que funciona, ne, eu por exemplo nao sabia fazer NADA de processo civil, porque eu estagiei os 2 periodos que tiveram teoria geral do processo e na hora que fui ter procedimento ordinario, processo de conhecimento, tomei fumo, ai fui estudando, fazendo questoes e mais questoes e fui melhorando continuo uma bosta, mas o tempo e providencial, pois a maturidade do conhecimento estudado nao acontece estudando muito poucas vezes, mas estudando suficiente por muito tempo.

Editado por 2sasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Como é que vocês podem dizer que é relativo se foram feitas pesquisas sobre o assunto e se chegou a um padrão?

Já ouviram falar na curva de pareto?

É claro que existem os pontos fora da curva, isto é, o gênio que estuda pouco e passa e o burrão que estuda pacarai e não passa.

Mas estamos falando da média aqui.

E a média é aquilo ali, 3 anos de estudo com 5~8 horas por dia. Se vc for um gênio que consegue estudar menos horas, por menos tempo e conseguir passar, sorte sua.

Mas eu prefiro me considerar um "não gênio" e estudar mais, do que ficar achando que sou gênio e só tomar no toba.

Curva ABC, baseado na teoria de Pareto, estudei um pouco em administração rs

Mas ice, temos que considerar também, que dessas 10 horas de estudo por exemplo, nem sempre a totalidade é proveitosa, e dependendo do dia da pessoa, cansaço e o stress, 5 horas de estudo por exemplo ou um tempo menor.renderiam um resultado mais proveitoso do que mais horas de estudo...

​...........................A não ser que o cara esteja usando um COMBO

Vinpocetine 10mg 3x ao dia.
Piracetam 800mg 3x ao dia.
Lecitina 5g por dia.

kkkkkkkkkkk Brincadeira

Editado por BicepsDeOleo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jovem, vc sabe de quanto tempo precisa para fazer 5 horas líquidas de estudo por dia?

Se vc for muito disciplinado, pode colocar uma proporção de 2/3, isto é, 2 horas de estudo líquidas para cada 3 horas de estudo totais. Essa hora a mais contempla todas as interrupções que vc terá, pausas para descansar, pausas para ir ao banheiro, comer, beber água, atender telefone e fazer as transições de uma matéria para outra.

Mas se for indisciplinado e desorganizado como eu, para conseguir 5 horas líquidas de estudo vai precisar de 10 horas totais de estudo por dia.

E se acha que não, comece a controlar seu tempo de estudo.

Me assustei quando comecei a cronometrar meus períodos de estudos para aferir minhas horas líquidas. Foi estarrecedor perceber o quanto me enganava.

Quando for estudar, anote o horário.

Mas só dispare o cronômetro quando começar efetivamente a estudar, não basta sentar na cadeira e pegar os materiais, só vale a partir do momento em que vc estiver efetivamente lendo ou resolvendo questões. Qualquer interrupção, mesmo que seja para ir buscar um livro, uma caneta ou um caderno, ir ao banheiro, pegar água, pegar um lanche, atender o telefone, responder um watsapp, enfim, qualquer coisa que o faça interromper os estudos deve parar o cronômetro.

Depois anote o horário que vc parou de estudar.

Depois veja quanto tempo você passou efetivamente estudando.

Dica: o método Pomerode ajuda pacarai a otimizar os períodos de estudo.

No mais, todos os exemplos que vc mencionou aí estudaram bem mais do que 3 anos, só estranhei o analista do MP, porque até onde eu sei, para ser analista precisa ter nível superior em direito, pelo menos aqui no meu Estado é assim...

Os outros foram cargos de analista, como bem disse no meu post anterior, a pesquisa era referente a cargos mais difíceis, como promotor e juiz.

Tanto sei que eu estava reclamando disso nas ferias, me tomava o dia todo para pegar 4 horas e meia - 5 horas e ao fim da tarde eu estava muito cansado mentalmente, ate conversei isso com voce aqui no topico, acredito que nao se lembre. Falei em voltar para o pomodoro do 0 etc. Atualmente estou em 3 ciclos pomodoro pela manha, mais 3 pela tarde somando isso as aulas da faculdade, nao cubro a materia toda do concurso porque a faculdade atrapalha demais, mas esta saudavel dessa forma. Eu sou louco com a organizacao de tudo, estabeleco tempo para tudo antes de fazer, so nao cronometro o que e mais simples - tipo tomar banho, mas o tempo programado sempre vai existir. Sobre mapear quanto tempo estudei, isso ai eu faco desde a primeira reprovacao no vestibular, kkkkk.

Analista - area administrativa, ele ja tinha feito administracao antes do direito. Penso que o tempo de estudo liquido menor seja compensado com 1 periodo maior de tempo, por isso fiz essa consideracao desconsiderando o minimo de 3 anos de estudo.

Editado por 2sasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso que eu ia falar.

Quem não consegue estudar tantas horas por dia vai precisar compensar estudando durante mais tempo.

Sobre o QConcursos, tu acha que aquele plano anual com vídeo aulas compensa? Estive pensando em assinar, o que me fode é justamente resolver questões pela tela do pc, não dou conta... se fosse escrito seria bem melhor, acho que vou acabar comprando algum material escrito, o foda é que são muito caros, vi um que estava 300 dilmas, achei um roubo.

Sei que a pergunta não foi pra mim, mas vou me intrometer... Eu recomendaria para você a Casa do concurseiro. O curso é bastante renomado, aprova candidatos em primeiro lugar em varios estados, vem com materiais, os professores dão dicas, fazem questões da banca organizadora do concurso, no site deles também tem um forum de discussão para eventuais duvidas e uma area propria que vc paga 30 reais, e resolve questões corrigidas por video, pode imprimir... O preço do curso é muito caro, mas eu sempre encontro alguém rateando pelo facebook e pago 40 reais em média (num curso que seria 500 ou mais). Tem outros cursos também, alfacon, CERS... Recomendo também quando o concurso tiver alguma lei no edital, você pegar a lei inteira na internet e imprimir, porque geralmente nos cursos eles cortam algumas partes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso que eu ia falar.

Quem não consegue estudar tantas horas por dia vai precisar compensar estudando durante mais tempo.

Sobre o QConcursos, tu acha que aquele plano anual com vídeo aulas compensa? Estive pensando em assinar, o que me fode é justamente resolver questões pela tela do pc, não dou conta... se fosse escrito seria bem melhor, acho que vou acabar comprando algum material escrito, o foda é que são muito caros, vi um que estava 300 dilmas, achei um roubo.

Acho valido pelo preco, sai bem mais barato do que comprar um curso do CERS, Damasio, LFG e afins, que sao bem caros, mas eu nao sei a qualidade dos professores porque eu paguei o plano basico - so engloba material em texto, salvo comentarios em video que estao implantando agora - ja que tenho dificuldade com material audiovisual - perco o foco -, mas experimente pagar um mes so que voce vai descobrir se vale mesmo a pena como acessorio aos seus estudos. O plano que fiz para quem consegue ficar o dia todo em frente ao PC tipo eu e de utilidade publica, todo concurseiro deveria ter - sai 9 conto por mes.

Editado por 2sasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o assunto vai continuar,

Desejo que um Lee Kuan Yew (relação a economia) assuma o governo, acabando com essa farra.Chega dessa mentalidade, chega de Pátria Concurseira, geração concurso público.


https://youtu.be/lvJkzYgwhjs

Editado por Patrick Bateman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...