Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Ice e frango...

entao qr dizer que a religiao espiritismo nao tentam a morte do ego..

Ja que eles julgam os moradores de ruas,por exemplo,alegando de que eles fizeram algo nessa geraçao ou outra passado pra merecer o tal sofrimento e nao buscam ajuda-los

Bastante interessante o assunto,parabens..

Publicidade

Postado (editado)

Em relação à morte do ego, penso que seja como uma escada que se sobe um degrau por dia mas nunca se chega ao topo.. Estamos num fórum de musculação, pelo menos 95% de quem tá aqui (sendo pessimista) começou a treinar simplesmente pra ficar com um shape melhorzinho querendo impressionar a mulherada, e eu sou um desses...

PS: Como faz para o link do youtube aparecer e abrir na própria página do fórum?

Sabe ali onde tu coloca spoiler? clica em "media" e põe o link do youtube

edit ; essa parada que o ice falou de que o hipertrofia é a prova de que nem todo marombeiro é burro não poderia ser mais verdade... O conteúdo da área off-topic dessa porra pode revolucionar a cabeça de muita gente, ensina homens a serem homens, em praticamente todos aspectos : político, social, físico e até econômico (embora o tópico lá de investimentos ande meio parado e ainda pobre em material)..

Se algum dia eu tiver um filho, vou obrigar ele a ler esse e outros tópicos página por página huahah

Editado por MrCrowley
Postado

Ice e frango...

entao qr dizer que a religiao espiritismo nao tentam a morte do ego..

Ja que eles julgam os moradores de ruas,por exemplo,alegando de que eles fizeram algo nessa geraçao ou outra passado pra merecer o tal sofrimento e nao buscam ajuda-los

Bastante interessante o assunto,parabens..

Eu não conheço a doutrina espírita. Eu sei que a primeira possessão espiritual foi do diabo com com a cobra, no Paraíso.

Não é necessariamente a caridade que "mata" o ego. Na real, não existe morte do ego. O que existe é o domínio do ego, principalmente nas doutrinas orientais:

DOMINIO.jpg

Um exemplo clássico da Bíblia falando disso é quando Eclesiastes lança a célebre "é tudo vaidade".

Postado (editado)

Eu não conheço a doutrina espírita. Eu sei que a primeira possessão espiritual foi do diabo com com a cobra, no Paraíso.

Não é necessariamente a caridade que "mata" o ego. Na real, não existe morte do ego. O que existe é o domínio do ego, principalmente nas doutrinas orientais:

DOMINIO.jpg

Um exemplo clássico da Bíblia falando disso é quando Eclesiastes lança a célebre "é tudo vaidade".

O problema é que sem a necessidade de ganhar, de ser superior, de ter mais, de ter fama, e de se identificar com seus êxitos, não pode haver Alpha.

PS:

Sabe ali onde tu coloca spoiler? clica em "media" e põe o link do youtube

Não sei onde coloca spoiler, eu coloco spoiler escrevendo com [ ]

Editado por A_Almeida
Postado (editado)

O problema é que sem a necessidade de ganhar, de ser superior, de ter mais, de ter fama, e de se identificar com seus êxitos, não pode haver Alpha.

Pra ti, Jesus foi alpha?

O negócio do spoiler e dos links de vídeo, é ali em cima entre a borrachinha e onde escolhe a fonte da letra : 'Special BBcode',

Editado por MrCrowley
Postado

Mas o ego é totalmente ruim?

Totalmente. A origem de todo mal não causado por fatores ambientais vem do ego. “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda a espécie de males”. Thiago 3:16

A teoria mimética do Girard explica bem: copiamos o desejo do outro. Quando desejamos a mesma coisa, o desejo aumenta. O objeto desejado é mais desejado individualmente quanto mais o desejarem. Como os objetos de desejo são escassos, surge a violência.

A origem de toda violência vem da escassez de objetos de desejos. Para o homem não viver em constante violência, ele cria mitos como Bode Expiatório. Todas as teorias que explica sacrifícios humanos por tribos primitivas trata do tal Bode Expiatório.

Sempre elegemos o culpado para os problemas da nossa vida ou do mundo.

Freud elegeu os impulsos sexuais reprimidos como fonte de culpa de todo mal.

Marx elegeu a exploração capitalista.

Por aí vai...

Sempre rola um bode expiatório, segundo a teoria mimética. Girard usa a teoria como argumento pró-Cristianismo, uma vez que o sacrifício de Cristo seria o sacrifício absoluto, onde não precisamos mais eleger bodes expiatórios. A teoria toda tá no paper que eu postei aqui.

Girard conclui que as religiões primitivas não são invenções humanas, mas interpretações de um fenômeno: a violência. Assim como o mito de Zeus lançando um raio não é a invenção do raio, mas a interpretação do fenômeno raio que de fato existe.

--

Ayn Rand tem uma teoria boa sobre o egoísmo altruísta.

News-AR-Amor-emocion-egoista.gif

Esses caras que dizem que mataram o ego são os mais egocentricos. Pode ver que todo cara que se propõe ensinar um tipo de espiritualidade ou abstenção tende a ter um certo estrionismo.

O millôr matou a charada quando disse:

"Egoísta é quem pensa mais em si mesmo do que em mim"

Não confundir:

• Ego
  • Egoísmo
  • Egocentrismo

O ego tu nunca vai matar. O ego é a própria identificação como sujeito autônomo e independente.

O egoísmo tu pode diminuir. Praticamente todos os mandamentos moisaicos são ensinamentos místicos que penetraram na cultura e acabaram reduzindo o egoísmo da sociedade greco-romana.

O egocentrismo é síndrome de peter pan em homens adultos. Se você acha que você é o centro do universo, você falhou como adulto.

Postado

Tem como definir mais o que seria ego?

Acho q o Almeida confundiu. Desenvolvimento pessoal e ambição saudável não tem a ver com ego.

Eu não gosto do Freud. Mas vou pôr na linguagem dele pra você entender.

O homem é o lobo do homem (Hobbes). Pelo pecado original, a natureza humana é corruptível. Freud chamou de ID o "um caldeirão cheio de excitações fervescentes".

Se fossemos só ID, nos masturbaríamos o tempo todo, de forma que a letargia pós orgásmica não conteria nossa compulsão masturbatória.

As proibições da lei (cidade dos Homens, St. Agostinho) e as proibições de Deus (cidade de Deus, idem) constituem o que Freud chamariam de Superego.

O ego é o logos. A razão. O ego que faz a mediação entre o ID e o Superego. O ego que impede que você ande pelado em público, pois o seu Superego diz que isto é errado.

Em suma:

• ID: instintos;
  • Superego: limites;
  • Ego: mediação.

No oriente, a meditação é uma forma de dissolver o seu ego, de forma que você não consiga diferenciar o que é a sua natureza (ID) (o Lobo do Hobbes) do Superego (imposições Divinas). Assim sendo, o budista alcança um estado de equilíbrio, onde todos os instintos são privados. De Cristão isso não tem nada. O movimento Nova Era tenta trazer estas bizarrices para o Cristianismo. Por exemplo, a Seicho No Ie. Vocês já devem ter conhecido alguém que professa alguma ortodoxia clássica e, concomitantemente, compra livros da Seicho No Ie. Outro exemplo é Paulo Coelho. Quantos Cristãos não leem Paulo Coelho? Ele só não é mais lido que a Bíblia, ora...

Perdoem-me Hobbes e St. Agostinho por misturá-los com esta gentalha - Freud.

Como eu disse, o ego é imortal, pois "O ego é a própria identificação como sujeito autônomo e independente."

O assassino do ego é um sujeito. Não há crime sem autor. Não há morte do ego se não existe o assassino. É impossível matar o ego por isso. Você usa o ego para matar o ego. É cavar e tampar o buraco. O que você pode fazer é buscar a ascese, a santificação, a redução do ego, eis uma tarefa cotidiana e infinita. A perfeição tu busca até a morte.

Postado

Um exemplo de fêmea alpha. Eu nem acho ela tão bonita, mas é muito sexy e carismática. O vídeo teve 30 milhões de views, o que já configura uma fêmea alpha, sem dúvidas:

Bela demonstração de como a confiança deixa a pessoa mais atraente. Ela sabia que ia ganhar, ela sabia que era a melhor, ela exalava isso desde antes da largada. Relaxada e alegre.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...