Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Morre Menina De 8 (Oito) Anos Após Lua De Mel.

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Eu dei um exemplo somente,afinal não acredito que ele era a favor ou contra ou seja o que for (sou ateu).. Segundo a bíblia o incesto era "normal" a princípio e a maioria de nós brasileiros católicos dizem ser fieis a bíblia e segui-la.. porém só no que convém a eles mesmo.. Então o que tentei dizer é isso,que a cultura de cada um é determinada pelas pessoas ao seu redor quando criança,pelo local em que você nasce e o principal,pelo o que você acredita (ou que te fazem acreditar).

Postado

Só que ninguém massacrou povos nativos por não concordar com a cultura deles.

Nas colonizações, os povos morriam por questões estritamente econômicas.

Os índios foram mortos porque não se submeteram à escravidão.

Os incas e maias foram massacrados quando não concordaram com os espanhóis a respeito da exploração de suas terras e também escravidão.

Não foi absolutamente nada ligado à cultura propriamente dita.

Pesquise sobre o conceito de "guerra justa" e verá que tanto nas cruzadas quanto na colonização guerras e mortes não foram somente por questões econômicas.

Postado
Já li sobre isto.

Mas estudando um pouquinho mais, a gente chega à conclusão que isto acontece até hoje.

Afinal de contas, quais foram as justificativas dadas pelos EUA para a guerra do Iraque?

As cruzadas são um belo exemplo disto.

As motivações eram estritamente econômicas, mas, para obter aprovação do povo, alegavam que era para defender a fé cristã.

A motivação não era estritamente econômica nem hoje, e nem ontem com as cruzadas. O fator era e é hoje ideológico, a religião movia os exércitos durante a cruzada, territórios como os de Jerusalém por exemplo tinha o objetivo estritamente religioso, era dispendioso, e nada lucrativa a ocupação da terra santa. Mesmo nos EUA de hoje o soldado não luta pra defender ideal da elite, luta pela ideologia disseminada pelo seu país e respaldada na fé e na constituição estadunidense. Tanto ontem quanto hoje as tropas lutam pelo que acreditam ser o certo, seja para defender o seu país, suas liberdades supostamente ameaçadas, pelo terrorismo, autoritarismo, armas químicas, etc. Ou por sua fé para expandí-la, ou afirmá-la sobre os demais povos. Se podem além disso lucrar fazendo o que acreditam ser o certo melhor ainda. Não ha como dissociar fator religioso e econômico, pois ainda hoje o homem não pesa somente no econômico em nenhuma parte do globo.

Postado

As cruzadas foram o motor, é com as cruzadas que houve a retomada de território europeu, a missão era levar o evangélio aos povos pagãos. Só através das cruzadas puderam existir expedições pelo Atlântico e a descoberta da América. Está muito enganado se pensa que o fator econômico era o principal, este era secundário. A especiarias trouxeram os europeus a América, mas o ideal das cruzadas os fizeram ficar. O processo de colonização na América é longo e está longe de se resumir em prata e ouro. Leia fontes como as cartas de Colombo que vai entender que a fé sempre esteve em primeiro lugar na colonização. Você cai no erro em ser anacrônico, o homem daquele tempo não pensava como eu e você nos dias de hoje.

Discordo totalmente. Os ideais econômicos da época estão longe de serem fatores secundários. A descoberta da "Ameríndia" não teve seu fator principal o interesse econômico.

Só ler o primeiro parágrafo da carta de Colombo:

"Senhor, porque sei que terá prazer na grande vitória que Nosso Senhor me concedeu em minha viagem, escrevo-lhe esta, pela qual saberá como em 33 dias passei das ilhas de Canária para as Índias, com a armada que os ilustríssimos rei e rainha nossos senhores me concederam, onde encontrei muitas ilhas povoadas com gente sem número; e de todas elas tomei posse por Sua Alteza com pregão e bandeira real estendida, e não me contradisseram."

Como dito anteriormente, a busca de novas rotas.

E eu não estou sendo anacrônico, não nego a influência religiosa na colonização. Apenas não a tomo como principal motor para as descobertas.

Só um detalhe:

Quando falo em exterminar uma cultura, não estou falando de exterminar pessoas.

São conceitos diferentes...

E tem uma pequena incorreção no seu ponto de vista.

A declaração dos direitos Humanos é que foi elaborada em 1948.

Os direitos humanos em si já existem há muito tempo.

Livros muito antigos de filosofia e de direito já faziam referência a direitos humanos.

Inclusive, uma das primeiras correntes jurídico filosófica que surgiu, chamada de jusnaturalismo, já fazia várias alusões aos direitos humanos, como direito a vida, direito a tratamento digno etc.

Eu sei disso né, Iceman. Mas nós não podemos cobrar que o mundo todo respeite os Direitos Humanos sem uma declaração aceita por um órgão que englobe todos os países (ou a grande maioria deles).

Só que ninguém massacrou povos nativos por não concordar com a cultura deles.

Nas colonizações, os povos morriam por questões estritamente econômicas.

Os índios foram mortos porque não se submeteram à escravidão.

Os incas e maias foram massacrados quando não concordaram com os espanhóis a respeito da exploração de suas terras e também escravidão.

Não foi absolutamente nada ligado à cultura propriamente dita.

Isto eu sei também.

Engraçado como você tende a distorcer as coisas que falo. Nunca falei que a motivação dos massacres eram culturais, muito pelo contrário, venho falando da influência econômica das colonizações há um tempo, inclusive esta foi a pauta da discussão com o Sabujo. Minha crítica é quanto a consequência disso, e não contra a causa...

Postado

Ice, só uma correção histórica, que eu acho bem interessante. Quem mais matou os índios foram os índios. Da década de 80 pra cá, a história vem sendo revisada por historiadores não marxistas. Os marxistas tendem a criar um vitimismo exagerado na questão indígena. Tem um livro muito bom sobre isso, o Guia Politicamente Incorreto do Brasil. Nele o autor coloca 5 verdades sobre os índios que não aprendemos na escola:

1. Quem mais matou os índios foram os índios;
  2. Os índios viraram os brasileiros de hoje (33% do nosso DNA é de origem indígena);
  3. A natureza europeia fascinou os índios (pra quem não conhecia a roda e estava na idade da pedra, qualquer coisa fascina);
  4. Os portugueses ensinaram os índios a preservar as florestas (eles usavam uma técnica agrícola escrota: queimavam tudo);
  5. O contato matou milhões de europeus.

O relativismo cultural é negativo nesse ponto, desconsidera qualquer progresso tecnológico e moral.

Postado (editado)

Discordo totalmente. Os ideais econômicos da época estão longe de serem fatores secundários. A descoberta da "Ameríndia" não teve seu fator principal o interesse econômico.

Só ler o primeiro parágrafo da carta de Colombo:

"Senhor, porque sei que terá prazer na grande vitória que Nosso Senhor me concedeu em minha viagem, escrevo-lhe esta, pela qual saberá como em 33 dias passei das ilhas de Canária para as Índias, com a armada que os ilustríssimos rei e rainha nossos senhores me concederam, onde encontrei muitas ilhas povoadas com gente sem número; e de todas elas tomei posse por Sua Alteza com pregão e bandeira real estendida, e não me contradisseram."

Como dito anteriormente, a busca de novas rotas.

E eu não estou sendo anacrônico, não nego a influência religiosa na colonização. Apenas não a tomo como principal motor para as descobertas.

É só reler o parágrafo citado por você mesmo:

Logo no primeiro parágrafo ele agradece a vitória a Deus, antes mesmo de contar sobre a conquista.

E tem esse parágrafo que discorre claramente:

"Isto deve ao grande e eterno Deus Nosso Senhor, que dá a todos aqueles que conseguem coisas que parecem impossíveis; e esta obviamente foi uma destas; porque, ainda que se tenham falado ou escrito sobre estas terras, tudo é conjetura sem vê-las, mas compreendendo, os ouvintes escutavam e julgavam mais pela fala e faziam pouco caso. Assim, pois, Nosso Redentor deu esta Vitória a nossos ilustríssimos rei e rainha e a vossos reinos famosos, da qual toda a cristandade deve se alegrar e celebrar grandes festas, e dar graças solenes à Santíssima Trindade com muitas orações solenes, ao converter tantos povos à nossa santa fé, e depois pelos bens temporais; que não apenas a Espanha, mas todos os cristãos terão aqui refrigério e lucro. "

Converter primeiro bens temporais em segundo plano, depois.

Você disse que a colonização foi estritamente pelo fator econômico, com isso ignorou a religião sim. E de países que ainda vinham de uma ideologia medieval, das cruzadas. As cruzadas impulsionaram a economia européia, com a retomada dos territórios, modernização e financiamento das expedições. O fator religioso possibilitou o enriquecimento e o risco de financiar expedições de busca de novas rotas para as índias.

Editado por Sabujo
Postado (editado)

A era das grandes navegações foi fomentada pelo interesse econômico em descobrir novas rotas para as Índias, expandir os horizontes e mapear o mundo. Isto é um fato.

O que ocorreu foi que Colombo, sem apoio da Coroa Portuguesa (mais precisamente do Rei D. João II), teve que se juntar à Coroa "Espanhola" (Reino de Castela, oriundo da unificação das coroas de Castela e Aragão), para patrocinar suas expedições. Reino este conhecido de "reis católicos". Isto não muda o fato de que Portugal, antes mesmo da Espanha, já havia enviado diversas expedições pelo Atlântico a fim de encontrar tais rotas.

Agora, tanto foi econômico que o reino de Castela já havia conquistado diversos territórios europeus e inclusive o reino mouro de Granada, que passaram a oferecer mercadorias Africanas em tribuno ao reino e só assim puderam financiar as expedições de Colombo.

Em suma, a colonização latina se deu via religião, isto é fato e eu nunca neguei, muito pelo contrário. Mas isso é consequência de descobertas que ocorreram movidas por fatores econômicos, onde a exploração do Atlântico já acontecia desde o reinado do Infante D. Henrique.

Não irei continuar discutindo isto, este foi meu último post, o tópico foi desviado demais já.

Editado por John Man

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...