Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Então, tem um tempo que to fazendo agachamento, só que num treino semana passada fiquei muito mal depois dele. (e nem aumentei o peso em relação ao anterior).

Sexta passada treinei um pouco sem peso, principalmente a manobra, e minha pressão subiu (pedi pro meu pai medir), e minha cebça ficou meio que "cheia", como se tivesse ar dentro. Fiquei preocupado, e com um pouco de dor de cabeça por alguns dias.

Posso estar fazendo errado, ou é falta de preparo físico? Lembro que ano passado, quando eu comecei a fazer levantamento terra, passei mal depois da manobra e fiquei uma semana meio assim.

Não sei se eu forço muito a cabeça, ou o quê;;; Eu marquei um cardiologista, acho que o médico mais correto é um clínico, mas vamo ver. Porém, se puderem me ajudar aqui com a parte do exercício, já que o médico não deve saber sobre isso.... Obrigado.

Publicidade

Postado
Manobra de Valsalva
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A manobra de Valsalva, amplamente difundida, é realizada ao se exalar (Emitir ou lançar fora de si.1 ) forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio se a tuba auditiva estiver aberta. Esta manobra aumenta a pressão intratorácica, diminui o retorno venoso ao coração e aumenta a pressão arterial.

Com pequenas modificações, esta manobra pode ser usada como um teste da função cardíaca e controle nervoso autônomo do coração, ou para 'limpar' os ouvidos (equalizar a pressão) quando a pressão ambiental mudar, como no mergulho ou aviação, ou até mesmo subindo ou descendo uma serra.

Esta técnica possui esse nome em homenagem a Antonio Maria Valsalva, médico do século XVII de Bologna, cujo principal interesse científico era o ouvido humano. Ele descreveu a tuba auditiva.

Esta manobra também foi muito utilizada na Odontologia, sendo empregada na confirmação de comunicação buco-sinusal em cirurgias situadas na porção posterior do arco dentário superior e na ginecologia durante o teste do cotonete (q-tip test) para constatar se há descida do colo vesical e da uretra proximal em pacientes com incontinencia urinária.2

O médico pode também realizar esta manobra quando desconfia de uma hérnia. A manobra de Valsalva aumenta a pressão intraabdominal e protrui a hérnia. Assim, o médico pode também identificar a localizacao, conteúdo, etiologia e condição.

Muito utilizada na odontologia também.

A manobra de Valsalva serve também para se testar a flexibilidade da área deprimida do pectus excavatum, uma deformidade da parte da frente do tórax que tem uma depressão do osso conhecido como esterno ou breast bone (ref: Haje SA, Bowen JR (1992) Preliminary results of orthotic treatment of pectus deformities in children and adolescents. Journal of Pediatric Orthopaedics, Vol 12:795-800).

Referências
Postado (editado)

Eu já tinha visto que aumenta, mas me senti meio mal, sabe, tontura, um pouco de dor de cabeça...

E a pressão demorou para abaixar, e a minha geralmente é normal.

Editado por Romare
Postado

Largue mão de ficar fazendo essa parada. Faça terra e agacho sem isso, respira direito. Claro que a pressão sobe ao fazer essa manobra, o que não é normal é ela permanecer alta... tem que baixar em pouco tempo... só isso que deve ser avaliado, sua recuperação, sua PA ser normal é uma coisa, entretanto, após o exercício ou manobra, quanto tempo ela leva pra se recuperar é outra coisa... vá no médico, ele vai avaliar se a recuperação da sua PA está OK. Deve ser falta de condicionamento físico, comece pegando mais leve, com exercícios mais básicos, faça aeros todos os dias pra melhorar sua condição...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...