Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Autohemoterapia, Você Conhece?

Micthz

Posts Recomendados

Bom galera por estes tempos fiquei sabendo via um tio sobre a tal autohemoterapia que consistia em retirar o próprio sangue e aplica-lo subcutaneamente ou via I.M. a retirada varia de 5 a 20ml, dependendo do tratamento e a frequencia parece que dependeria também.

De cara quando ouvi já achei estranho e que alguns riscos poderiam existir com tal prática, o que aumentou quando fiquei sabendo que alguns Farmaceuticos de minha cidade que andavam fazendo...

Pois bem, hoje ouvi uma ligação aqui em casa que certo parente recomendava tal autohemoterapia e que até um cliente meu iniciaria tal processo por estes dias e o mesmo ofereceu levar um cd de explicação para meu tio, fiquei preocupado e decidir fazer uma busca mais a fundo e encontrei algumas coisas, dentre elas esta nota da anvisa:

Nota Técnica nº 1 de 13 de abril de 2007 - 18h50

Auto-Hemoterapia

Considerando os questionamentos recebidos pela Gerência de Sangue e Componentes – GGSTO/ANVISA, sobre a prática denominada de “auto-hemoterapia” esclarecemos o que segue:

1. A prática do procedimento denominado auto-hemoterapia não consta na RDC nº. 153, de 14 de junho de 2004, que determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea.

2. Tal procedimento consiste na retirada de sangue por punção venosa e a sua imediata administração por via intramuscular ou subcutânea, na própria pessoa.

3. Não existem evidências científicas, trabalhos indexados, que comprovem a eficácia e segurança deste procedimento.

4. Este procedimento não foi submetido a estudos clínicos de eficácia e segurança, e a sua prática poderá causar reações adversas, imediatas ou tardias, de gravidade imprevisível.

5. A Resolução CFM nº 1.499, 26 de agosto de 1998, proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica. O reconhecimento científico, quando e se ocorrer, ensejará Resolução do Conselho Federal de Medicina oficializando sua prática pelos médicos no país.

Proíbe também qualquer vinculação de médicos a anúncios referentes a tais métodos e práticas.

6. A Sociedade de Hematologia e Hemoterapia não reconhece o procedimento auto-hemoterapia.

7. O procedimento “auto-hemoterapia” pode ser enquadrado no inciso V, Art. 2º do Decreto 77.052/76, e sua prática constitui infração sanitária, estando sujeita às penalidades previstas no item XXIX, do artigo 10, da Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977.

8. As Vigilâncias Sanitárias deverão adotar as medidas legais cabíveis em relação à referida prática.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA(http://www.anvisa.gov.br/sangue/informes/01_130407.htm?NomeColuna=CO_SEQ_ALERTA&Parametro=858)

A Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia- SBHH, frente a inúmeros questionamentos recebidos, tanto por parte de profissionais médicos como não médicos, relacionados à suposta prática hemoterápica denominada "auto-hemoterapia", vem a público esclarecer o que se segue:

* A Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia NÃO RECONHECE do ponto de vista científico o procedimento "auto-hemoterapia";

* Não existe na literatura médica, tanto nacional quanto internacional, qualquer estudo com evidências científicas sobre o referido tema;

* Por não existirem informações científicas sobre o referido procedimento, são desconhecidos os possíveis efeitos colaterais e complicações desta prática, podendo colocar em risco a saúde dos pacientes a ela submetidos;

* Agrega-se a este parecer, a Resolução do Conselho Federal de Medicina- Resolução CFM no 1.499/98, que em seu artigo 1º, "Proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica".

Frente ao exposto, a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia não recomenda a prática desse procedimento.

O comunicado é assinado pelo Presidente da SBHH, Dr. Carlos Chiattone.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia(http://www.sbhh.com.br/home/imunoterapia.htm)

Nessas pesquisas, entendi que a tal prática é proibida, não pode ser efetuada e caberia ser denunciado quem prática tal ato sendo que no caso médico o mesmo poderia ter até mesmo seu diploma/exercicio prof. caçados.

Li também que o risco de infecção porque o sangue administrado na região intra formaria um coagulo propicio a infecção bacteriana e poderia evoluir desde absesso até infecção generalizada(sepse)(disso não tenho fonte.)

O que vocês acham disso? tem alguma informação a acrescentar ou já passaram por algo do tipo? conhecem alguém que já fez tal tratamento?

Não sei o que faço por aqui, se denuncio tais farmaceuticos que praticam tal ato ou não, pois mesmo tendo pessoas que acreditam na eficiência(não comprovada) de tal ato, é um risco e é proibido, denunciando evitaria tais problemas e evitaria que noavs pessoas fossem enganadas, mais também quem já faz uso pode se arriscar mais ainda tentando fazer o procedimento em si mesmo... mais quem sou eu pra denunciar um ato proibido se eu mesmo faço uso de substancias proibidas/ilegais? Dai cai no lado filosófico da coisa :P

vamos discutir! :)

ps: acho que essa foi a área correta, caso não se enquadre peço que movam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Gaspar, acho que não é apenas isso que vc refere não, a autohemoterapia. Isso aí faz-se muito por exº os ciclistas utilizavam (n sei se é proibido agora, já sou coroa...hehe), mas aqui há uns anos era comum.

Era uma espécie de doping legal, como vc mto bem refere aumenta drasticamente o nivel de glóbulos vermelhos no sangue

A diferença é que na autohemoterapia (curiosamente semana passada uma amiga falou-me nisso, tinha sabido por um senhora amiga que lhe tinha dito maravilhas desta "técnica", pesquisei a pedido dessa amiga e fui parar precisamente a esta recomendação da Anvisa), o sangue ´´e retirado via endovenosa (lógico), mas, e aqui está a diferença, injectado via intramuscular.

Deus me livre, injectar sangue num músculo, até me arrepio, mas há malucos para tudo!

Link para o comentário

Eu já fiz, meu pai e minha mãe fizeram um tempo, eu cheguei a fzer aqui em casa duas vezes, era uma enfermeira conhecida que fazia.

Tirava o sangue e injetava no braço intramuscular, no ombro ou na bunda, eu fazia no ombro.

Dizem que é placebo todas as "melhoras" que acontecem, eu não sei dizer ao certo, mais fica um pouco dolorido o local da aplicação uns 2 dias.

Link para o comentário

Gaspar, acho que não é apenas isso que vc refere não, a autohemoterapia. Isso aí faz-se muito por exº os ciclistas utilizavam (n sei se é proibido agora, já sou coroa...hehe), mas aqui há uns anos era comum.

Era uma espécie de doping legal, como vc mto bem refere aumenta drasticamente o nivel de glóbulos vermelhos no sangue

A diferença é que na autohemoterapia (curiosamente semana passada uma amiga falou-me nisso, tinha sabido por um senhora amiga que lhe tinha dito maravilhas desta "técnica", pesquisei a pedido dessa amiga e fui parar precisamente a esta recomendação da Anvisa), o sangue ´´e retirado via endovenosa (lógico), mas, e aqui está a diferença, injectado via intramuscular.

Deus me livre, injectar sangue num músculo, até me arrepio, mas há malucos para tudo!

Tem gente que injeta danone pensando que é anabol no músculo, perto disso, qual o problema de injetar seu próprio sangue ? :lol:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...