Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Lado Negro Do Chocolate

Posts Recomendados

Visitante Josie_182
Postado

Não sabia dessas informações. Não tive economia na faculdade. :sad01_anim:

Que curso você faz/fez?

Eu não leio muitas notícias de economia. Alguns blogs que eu sigo falam muito mau da política econômica petista.

Eu curso adm, mais falto do que vou xD

mas sempre gostei de economia, sei lá. Tbm não sei muita coisa, mais o que assisto em aula, vejo no trabalho e que meu pai me fala msm. :P

Publicidade

Postado (editado)

"Produção é riqueza" Hummm

Acho que eu mudaria a frase para "Exploração é riqueza"

E riqueza na mão de poucos, claro.

Eu discordo do que você disse, não acho que as empresas são a saída para o povo sair da miséria. Acho que só está deixando o povo cada vez mais miserável e com a concentração de renda cada vez mais desigual.

Não acho que essas empresas sejam saída alguma, acho que só contribuem para acelerar o processo de estagnação e iminente crise de todo um sistema.

Essa é a visão de quem vê a riqueza como um bolo estático, logo se alguém tem um pedaço maior vai sobrar menos para os outros. É o famoso jogo de soma zero, pena que ele só existe nos livros de humanas.
Quando o Bill Gates se tornou bilionário explorando o trabalho dos outros, ele fez com que todos ficassem mais ricos. Desigualdade nunca matou ninguém, o que mata é a pobreza. E a melhor forma de manter a pobreza é impedir que o mercado atue livremente.
Lógico que tem pessoas que usam o mecanismo de força da sociedade, o governo, para enriquecer sem produzir. No Brasil temos recentemente o Eike Batista, mas no geral a maioria das grandes empresas vivem de mãos dadas com o governo, fazendo lobby e encarecendo os produtos. E o povo ainda pede mais.
Quanto ao que o Frango falou, inflação é um fenômeno monetário. Quem toma conta da moeda é o governo e todos os banco centrais hoje trabalham sobre pressão política, visando apenas o curto prazo. Culpar os bancos pelas crises é uma visão totalmente errada. Os bancos só assumem essa posição irresponsável porque trabalham junto com o governo, podendo assumir uma postura de grande demais para quebrar. No subprime americano a culpa foi dos bancos públicos Freddie Mac e Fannie Mae, aqui no Brasil será da Caixa e do banco do Brasil que continuam expandindo o crédito para fins políticos enquanto todos os bancos privados seguram suas carteiras. Quando estourar, vão culpar o mercado de novo.
Esse é um assunto muito complexo, mas já que o Frango já citou Mises, recomendo quem se interesse ler os artigos desse site sobre o assunto:
Melhor do que qualquer faculdade de economia.
Editado por Vinicius C.
Postado (editado)

Ninguém se importa com as vidas destruídas...crianças sem a mínima perspectiva trabalhando feito escravas, sem nenhum acesso à informação e sem ninguém para protege-las ou sequer trazer alguma esperança de melhoras.

Quantas empresas hoje em dia não atuam da mesma forma ou até pior?

É deprimente só de cogitar a ideia. Podre.

isso ai é a realidade de varias coisas.

tem esse videozinho que explica bem isso:

http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs

muito interessante ele, vale a pena assistir.

Editado por TsuG
Postado

A história da humanidade é uma história de violações dos direitos humanos. Exploração, segregação, torturas, guerras, extermínios, exclusões, e etc.. Hoje, uma parcela razoável da humanidade vive de forma confortável e com direitos plenos, mas isso não significa que outros tantos ( a maioria na realidade ) continua sofrendo por práticas que sempre foram presentes em nossa história.

Visitante Josie_182
Postado

Essa é a visão de quem vê a riqueza como um bolo estático, logo se alguém tem um pedaço maior vai sobrar menos para os outros. É o famoso jogo de soma zero, pena que ele só existe nos livros de humanas.
Quando o Bill Gates se tornou bilionário explorando o trabalho dos outros, ele fez com que todos ficassem mais ricos. Desigualdade nunca matou ninguém, o que mata é a pobreza. E a melhor forma de manter a pobreza é impedir que o mercado atue livremente.
Lógico que tem pessoas que usam o mecanismo de força da sociedade, o governo, para enriquecer sem produzir. No Brasil temos recentemente o Eike Batista, mas no geral a maioria das grandes empresas vivem de mãos dadas com o governo, fazendo lobby e encarecendo os produtos. E o povo ainda pede mais.
Quanto ao que o Frango falou, inflação é um fenômeno monetário. Quem toma conta da moeda é o governo e todos os banco centrais hoje trabalham sobre pressão política, visando apenas o curto prazo. Culpar os bancos pelas crises é uma visão totalmente errada. Os bancos só assumem essa posição irresponsável porque trabalham junto com o governo, podendo assumir uma postura de grande demais para quebrar. No subprime americano a culpa foi dos bancos públicos Freddie Mac e Fannie Mae, aqui no Brasil será da Caixa e do banco do Brasil que continuam expandindo o crédito para fins políticos enquanto todos os bancos privados seguram suas carteiras. Quando estourar, vão culpar o mercado de novo.
Esse é um assunto muito complexo, mas já que o Frango já citou Mises, recomendo quem se interesse ler os artigos desse site sobre o assunto:
Melhor do que qualquer faculdade de economia.

Então Vinicius, eu não vejo riqueza como um bolo estático. =]
Até você mesmo citou que nós só temos o conforto de hoje porque nossos bisavós trabalharam feito mulas no passado. Isso me fez recordar aulas de história sobre a época em que o Brasil no governo JK "abriu" a economia para o mercado internacional e começou a atrair grandes empresas, multinacionais e etc que nos trouxeram a tecnologia que temos acesso hoje. Isso tudo porque se atraíram, claro, pela possibilidade de lucro (matéria prima fácil, mão de obra barata e por que não os consumidores né)...viram um grande potencial aqui, por isso temos as oportunidades de hoje não é? O Frangoectomorfo até falou sobre a escravidão que só deixou de existir pq não era mais rentável mesmo, precisavam de trabalhadores assalariados para consumir.
"Desigualdade nunca matou ninguém, o que mata é a pobreza. E a melhor forma de manter a pobreza é impedir que o mercado atue livremente."
Na prática isso se aplica pra África também? Vejo grandes multinacionais lá, o mercado está sendo impedido de atuar livremente?
E eu não culpei os bancos pelas crises em nenhum dos meus posts. Falei que estamos na mão do sistema financeiro e muitas vezes sem nem perceber. E a educação financeira no Brasil é muuuito precária, um exemplo bobo, mas muitos hoje acham que comprando um Iphone parcelado em 14x estão subindo de classe social ou sendo ao menos aceitos quando na verdade só estão se afundando cada vez mais.
Mas muitas coisas bobas assim têm jeito, só me deixa triste pensar que pra continuar a financiar um sistema podre milhares morrem e são explorados (direta ou indiretamente) todo dia sem nada mudar. E muitos tem poder pra fazer alguma coisa, mas preferem morrer com uma conta bancária entupida de zeros a fazer algo que realmente valha a pena.
Postado (editado)

Na prática isso se aplica pra África também? Vejo grandes multinacionais lá, o mercado está sendo impedido de atuar livremente?

Tem um livro que fala sobre isso. A Mentalidade Anticapitalista. Segue um trecho:

"Ao lidar com a situação dos países economicamente atrasados, os indivíduos mostram o mesmo raciocínio errôneo. Acham que esses povos devem simpatizar “naturalmente” com o comunismo porque estão atingidos pela pobreza. É óbvio que as nações pobres querem livrar-se da penúria. na busca de melhora das suas condições insatisfatórias, elas devem, portanto, adotar o sistema de organização econômica da sociedade que melhor atenda a esse objetivo; devem decidir a favor do capitalismo. iludidas, porém, por hipotéticas ideias anticapitalistas, elas tornam-se favoráveis ao comunismo. de fato, é bem paradoxal que os líderes desses povos orientais, ao mesmo tempo em que invejam a prosperidade das nações ocidentais, rejeitam os métodos que trouxeram prosperidade ao ocidente e se deixam fascinar pelo comunismo russo que mantém pobres os russos e seus adeptos. e, mais paradoxal ainda, é o fato de os norte-americanos, que desfrutam dos produtos gerados pela empresa capitalista exaltarem o sistema soviético e considerarem perfeitamente “natural” que os países pobres da Ásia e da África prefiram o comunismo ao capitalismo."

E muitos tem poder pra fazer alguma coisa, mas preferem morrer com uma conta bancária entupida de zeros a fazer algo que realmente valha a pena.

"Ninguém sofre necessidade na economia de mercado pelo fato de algumas pessoas serem ricas. As posses dos ricos não são a causa da

pobreza de ninguém. O processo que torna algumas pessoas ricas é, ao contrário, o corolário do processo que aumenta a satisfação das necessidades de muitos. Os empresários, os capitalistas e os tecnólogos prosperam na medida em que melhor atendem aos consumidores."
Ps.: da hora seu tumblr vinicius.
Editado por FrangoEctomorfo
Visitante Josie_182
Postado

Já favoritei o livro aqui, vou ler depois pra dar uma opinião também.

Mas, sei lá, não acho que as sociedades extremamente pobres serão contra qualquer sistema ou a favor de outro. Creio que elas, na real, nem entendam direito...só uma questão de sobrevivência mesmo. Tanto que diversas famílias são iludidas com a possibilidade de trabalhar e ter algum dinheiro para comer e se sustentar.

Não sei se o livro vai citar algum país da Ásia ou África como comunista...mas se citar vai ser uma p*ta hipocrisia. Enfim, vou ler antes de comentar x.x

Postado

Então Vinicius, eu não vejo riqueza como um bolo estático. =]
Até você mesmo citou que nós só temos o conforto de hoje porque nossos bisavós trabalharam feito mulas no passado. Isso me fez recordar aulas de história sobre a época em que o Brasil no governo JK "abriu" a economia para o mercado internacional e começou a atrair grandes empresas, multinacionais e etc que nos trouxeram a tecnologia que temos acesso hoje. Isso tudo porque se atraíram, claro, pela possibilidade de lucro (matéria prima fácil, mão de obra barata e por que não os consumidores né)...viram um grande potencial aqui, por isso temos as oportunidades de hoje não é? O Frangoectomorfo até falou sobre a escravidão que só deixou de existir pq não era mais rentável mesmo, precisavam de trabalhadores assalariados para consumir.
"Desigualdade nunca matou ninguém, o que mata é a pobreza. E a melhor forma de manter a pobreza é impedir que o mercado atue livremente."
E eu não culpei os bancos pelas crises em nenhum dos meus posts. Falei que estamos na mão do sistema financeiro e muitas vezes sem nem perceber. E a educação financeira no Brasil é muuuito precária, um exemplo bobo, mas muitos hoje acham que comprando um Iphone parcelado em 14x estão subindo de classe social ou sendo ao menos aceitos quando na verdade só estão se afundando cada vez mais.
Mas muitas coisas bobas assim têm jeito, só me deixa triste pensar que pra continuar a financiar um sistema podre milhares morrem e são explorados (direta ou indiretamente) todo dia sem nada mudar. E muitos tem poder pra fazer alguma coisa, mas preferem morrer com uma conta bancária entupida de zeros a fazer algo que realmente valha a pena.

Não existem multinacionais em países pobres da Africa, justamente pelo governo. Nem preciso apelar para o teoria, pense apenas na prática: Você colocaria capital fixo (fábrica, maquinas), o primeiro passo para o progresso, em um país controlado por ditadores, que pode ocorrer guerra civil a qualquer momento, além do risco de sua empresa ser confiscada pelo "bem comum"? Imagino que não.
Assim como Taiwan e Singapura nos anos 80, a Africa possui uma grande oferta de mão de obra barata, mas ninguém é bobo de investir nesses países. Por isso vão para lá somente aqueles ligados a matérias primas, que não precisam fazer grandes investimentos técnicos. Como resultado, apenas os chefões lucram nessa.
Tudo que um governo pode oferecer é a segurança física e jurídica para que o mercado atue nas suas melhores condições, tanto que essa é a sua função primordial. Quando o estado passa a controlar o mercado, o resultado sempre será prejudicial para a maioria.
Não sabia que já tinham traduzido esse livro. O melhor do Mises é que ele escreve como um acadêmico mas vai dando uns socos na cara no meio do texto que se não prestar atenção passam batidos. A parte em que ele fala dos artistas e intelectuais é excelente.
Visitante Josie_182
Postado

Não existem multinacionais em países pobres da Africa, justamente pelo governo. Nem preciso apelar para o teoria, pense apenas na prática: Você colocaria capital fixo (fábrica, maquinas), o primeiro passo para o progresso, em um país controlado por ditadores, que pode ocorrer guerra civil a qualquer momento, além do risco de sua empresa ser confiscada pelo "bem comum"? Imagino que não.
Assim como Taiwan e Singapura nos anos 80, a Africa possui uma grande oferta de mão de obra barata, mas ninguém é bobo de investir nesses países. Por isso vão para lá somente aqueles ligados a matérias primas, que não precisam fazer grandes investimentos técnicos. Como resultado, apenas os chefões lucram nessa.
Tudo que um governo pode oferecer é a segurança física e jurídica para que o mercado atue nas suas melhores condições, tanto que essa é a sua função primordial. Quando o estado passa a controlar o mercado, o resultado sempre será prejudicial para a maioria.

Não sabia que já tinham traduzido esse livro. O melhor do Mises é que ele escreve como um acadêmico mas vai dando uns socos na cara no meio do texto que se não prestar atenção passam batidos. A parte em que ele fala dos artistas e intelectuais é excelente.

E a Nestlé é o que? Já viu uma sede dela na África no vídeo que postei?

111129151037_cocoa_child_labour_640x360_

NestleSouthAfricaFactory.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...