Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Whey Protein - Saiba Como Utilizar O Melhor Complemento ProtÉico


Makenji

Posts Recomendados

WHEY PROTEIN - SAIBA COMO UTILIZAR O MELHOR COMPLEMENTO PROTÉICO

DISPONÍVEL

Por Prof. Waldemar Marques Guimarães Neto - Personal trainer na Inglaterra e autor dos

livros Musculação-Anabolismo Total e do Diário de treino

Cópia do artigo da revista Muscle in Form número 10

A indústria de complementos alimentares coloca a disposição uma série de produtos, muitos

deles prometendo milagres difíceis de serem cumpridos, outros complementos bons, mas que não possuem uma boa relação custo/benefício e alguns que apesar de serem quase essenciais para quem treina sério, de imediato, não promovem uma modificação na condição física do atleta mas podem ser a base para ganhos mais consistentes, nesta categoria eu incluo os complexos vitamínicos minerais, óleos de peixe (gorduras essenciais), e os antioxidantes que sempre recomendo para os meus atletas.

Surge então uma categoria de complementos que considero um ótimo investimento para quem pode adquiri-los. Incluo ai: a creatina, o sulfato vanádio, o HMB e a poderosa proteína WHEY PROTEIN.

Daí aparece o atleta e me pergunta: Que complemento adquirir ?

Primeira consideração a fazer é sobre complemento: Como o próprio nome diz, complemento é apenas um complemento e não deve substituir a alimentação normal a qual deve constar de todos os tipos alimento, ou seja: carne, ovos, leite, verduras, cereais, frutas e oleoginosas. Tenha em mente que não há quase nada que um complemento alimentar faça que uma alimentação bem balanceada não possa fazer !

Segunda consideração: Utilize o seu dinheiro primeiro com aquilo que for básico, no caso eu

incluo um bom complemento vitamínico mineral e uma fonte de gordura essencial, a próxima escolha, na minha opinião é justamente a WHEY PROTEIN, em seguida parta para creatina, BCAA's, refeições líquidas, sulfato vanádio, etc.

Mas afinal, o que é Whey protein ?

Se você é leitor da Muscle in Form já deverá saber o que é Whey Protein, na revista de número 8 a nossa Nutricionista Silvia Elena Mantovani explicou com detalhes, mas só para resumir: Esta é uma proteína concentrada do soro do leite, dentre as suas principais vantagens em comparação com outras fontes protéicas estão:

* Maior valor biológico.

* Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular).

* Absorção mais rápida.

* Possui um maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA's.

* Livre de lactose ( muitas pessoas não digerem bem a lactose).

* Rica em ocorrência natural de Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular).

* Possui fator estimulante do sistema imunitório que sobrevive ao processo digestivo.

Se a Whey protein é derivada do leite, qual é a diferença entre esta e o caseinato?

O caseinato, encontrado em vários complementos, além de ser uma ótima fonte de proteína é ainda mais barato, porém ao compararmos o valor biológico (VB), a diferença é muito grande. O VB da Whey protein é de 100, enquanto o da caseína é de 71, além do mais, a caseína tal como todas as outras proteínas brutas começam a digestão no estômago enquanto a Whey Protein passa direto pelo estômago chegando como estrutura protéica intacta no pequeno intestino onde é absorvida como foi mostrado num estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition (63:546, 1996).

Em termos práticos, se você necessita de 40gramas de proteína bruta após treino , se esta fonte for de Whey protein apenas 30gramas cumprirá a função com a vantagem adicional de ser absorvida mais rápido, além de todas as outras mencionadas anteriormente. Como vê, a relação custo/benefício começa a melhorar, sem contar que a nível mundial, o preço da Whey Protein já começou a cair devido a uma maior oferta. Esperamos que a nossa indústria em breve coloque esta fonte pura a disposição de nossos atletas.

Bem, mas quais as melhores horas de consumir a Whey Protein e como?

Venho recomendando aos meus atletas a sequinte escala de preferência (varia com a disponibilidade financeira de cada um).

1 - Logo após o treino, de 30 a 40 gramas de Whey Protein junto com uma solução de glicose. Ocorre que a Whey, que é uma fonte protéica de rápida absorção, sendo assim, deve ser consumida com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico tal como açúcar, dextrose, ou então, acredite, alguns suspiros bem doce fará a mágica ou qualquer outro doce não gorduroso, pensando bem, picolé de limão é uma boa também. Assim, você fará uma explosão de insulina que drenará todos os aminoácidos da degradação da Whey diretamente para dentro da onde você deseja: Os seus Músculos. Dê mais um intervalo de 40-60 minutos no máximo e faça a sua refeição normal pós-treino, algo como arroz e/ou batata e o famoso peito de frango ou peru. Não entre naquela conversa de que só se absorve de 30-40 gramas de proteína por refeição que deve ter um intervalo de 2.5 a 3 horas. Ocorre que nós marombeiros abrimos o que é chamado de "janela de oportunidades" após um treino adequado (alta intensidade) e podemos absorver muito mais proteínas e outros nutrientes nesta hora do dia. Não existe estudo que comprove isto bem como não existe estudo que comprove a eficiência de 17-decanoato de nandrolana e metandrostenolona mas todos sabemos que funciona. Cientistas, mãos a obra. !

2 - O uso de Whey Protein logo ao acordar. Depois de muitas horas sem se alimentar é boa idéia repor proteínas o mais rápido possível. O consumo conjunto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.

3 - Para os atletas que devem realizar atividade aeróbia logo ao acordar em jejum à fim de perder gordura, tem na Whey um ótimo complemento pós aerobiose.

4 - Para os atletas em dieta hipocalórica, como a dieta pré competição, uma solução de Whey poderá garantir a manutenção da massa muscular e saciar a fome em horários críticos, além de ser ótima opção para refeições a serem realizadas de madrugada para evitar o catabolismo de atletas neste tipo de dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Achei esse artigo aqui interessante !

Pesquisadores Franceses mostraram recentemente que os suplementos de proteína tem efeitos variados sobre a síntese e o catabolismo ("destruição") proteico, afetando diretamente o ritmo de crescimento muscular.

Para tornar mais fácil o raciocínio, vamos imaginar nossos músculos como sendo uma banheira. Quanto mais água na banheira, mais músculos. Menos água, menos músculos. Para haver crescimento muscular deve entrar mais água do que sair na banheira. Água entrando na banheira significa síntese de proteína. Água saindo da banheira é catabolismo ( perda por destruição ) proteico. A musculatura cresce quando a síntese é maior que o catabolismo proteico. Resumindo, se houver mais água entrando na banheira do que saindo, você terá maiores músculos.

Os pesquisadores Franceses alimentaram alguns atletas com dois tipos diferentes de proteína: caseinato ou whey. O organismo digere o caseinato mais lentamente, ao contrario do whey, que é digerida rapidamente. O objetivo do estudo era avaliar como o caseinato e o whey afetavam a taxa de síntese e catabolismo proteico no músculo. Sete horas após a ingestão de um ou outro tipo de proteína, aqueles do grupo alimentado com caseinato tinham três vezes mais síntese do que catabolismo do que os que foram alimentados com whey. Como se explica isso, já que supostamente, whey é vendido como uma excelente fonte de proteína para crescimento muscular e por ter fácil e rápida digestão? Esse último ponto, a rapidez de digestão e absorção, pode ser um ponto fraco do whey porque o músculo é sobrecarregado com uma quantidade súbita de proteína que ele não consegue utilizar. O resultado é que este excesso é utilizado como energia e é oxidado. Comparado com os que usaram caseinato, os que ingeriram whey usaram 37% a mais de proteína como energia. Existem momentos em que a musculatura realmente necessita de proteína em quantidade: logo após um treino, por exemplo. Mas se você só usa whey o tempo todo, estará desperdiçando proteína em alguns momentos. Vale dizer que a literatura ainda não mostrou que suplementos proteicos são melhores que o bom e velho prato de comida, baseado numa dieta bem equilibrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

[quote name='menino_do_psy' post='10732' date='28 03 08']Achei esse artigo aqui interessante !

Pesquisadores Franceses mostraram recentemente que os suplementos de proteína tem efeitos variados sobre a síntese e o catabolismo ("destruição") proteico, afetando diretamente o ritmo de crescimento muscular.

Para tornar mais fácil o raciocínio, vamos imaginar nossos músculos como sendo uma banheira. Quanto mais água na banheira, mais músculos. Menos água, menos músculos. Para haver crescimento muscular deve entrar mais água do que sair na banheira. Água entrando na banheira significa síntese de proteína. Água saindo da banheira é catabolismo ( perda por destruição ) proteico. A musculatura cresce quando a síntese é maior que o catabolismo proteico. Resumindo, se houver mais água entrando na banheira do que saindo, você terá maiores músculos.

Os pesquisadores Franceses alimentaram alguns atletas com dois tipos diferentes de proteína: caseinato ou whey. O organismo digere o caseinato mais lentamente, ao contrario do whey, que é digerida rapidamente. O objetivo do estudo era avaliar como o caseinato e o whey afetavam a taxa de síntese e catabolismo proteico no músculo. Sete horas após a ingestão de um ou outro tipo de proteína, aqueles do grupo alimentado com caseinato tinham três vezes mais síntese do que catabolismo do que os que foram alimentados com whey. Como se explica isso, já que supostamente, whey é vendido como uma excelente fonte de proteína para crescimento muscular e por ter fácil e rápida digestão? Esse último ponto, a rapidez de digestão e absorção, pode ser um ponto fraco do whey porque o músculo é sobrecarregado com uma quantidade súbita de proteína que ele não consegue utilizar. O resultado é que este excesso é utilizado como energia e é oxidado. Comparado com os que usaram caseinato, os que ingeriram whey usaram 37% a mais de proteína como energia. Existem momentos em que a musculatura realmente necessita de proteína em quantidade: logo após um treino, por exemplo. Mas se você só usa whey o tempo todo, estará desperdiçando proteína em alguns momentos. Vale dizer que a literatura ainda não mostrou que suplementos proteicos são melhores que o bom e velho prato de comida, baseado numa dieta bem equilibrada.[/quote]

Legal o artigo... mas só explica o que nós fazemos a tempos.

Whey no pós-treino junto de um carbo e no resto do dia proteínas de lenta absorção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...