gaisler Postado Agosto 8, 2013 às 16:13 Postado Agosto 8, 2013 às 16:13 Com que frequência é necessário treinar para manter a forma? É possível que após algum tempo de treino de musculação e de controlo da dieta, tenha conseguido obter um bom desenvolvimento muscular. No entanto é frequente surgirem imprevistos ou simplesmente períodos de tempo em que não temos muita disponibilidade para treinar de forma regular ou com a frequência habitual. Outras vezes simplesmente quer fazer uma pausa ou descansar dos treinos durante alguns meses. Com que frequência é necessário treinar para manter a forma? Ou por outras palavras, qual é a quantidade mínima de exercício necessária para manter a forma física que conquistou com tanto esforço? Em primeiro lugar há que dizer e reconhecer que é muito mais fácil manter um determinado nível de acondicionamento físico do que atingi-lo pela primeira vez. De fato, poderá ficar surpreendido com a pouca quantidade de treino que é necessário para manter a maioria dos seus ganhos de força, massa muscular e capacidade aeróbica. Por exemplo, um estudo realizado no Canadá mostra que se pode manter a força muscular treinando apenas uma vez por semana (1). Os investigadores colocaram os voluntários num programa de treino de musculação durante 10 semanas. Eles foram colocados num de dois grupos para uma seis semanas adicionais de treino. O grupo 1 treinou apenas uma vez por semana. O grupo 2 realizou dois treinos por semana. Os voluntários que treinaram apenas uma vez por semana foram capazes de manter a força em quatro dos seis exercícios em que foram testados. Na verdade o seu desempenho na prensa de pernas e flexão de pernas até aumentou. Mesmo quando o período de manutenção é prolongado durante 8 semanas, levantar pesos apenas uma vez por semana é suficiente para manter os ganhos de massa muscular. Investigadores da Universidade do Alabama em Birmingham recrutaram um grupo e colocaram os voluntários a treinar com pesos três vezes por semana durante quatro meses (2). Cada treino envolvia três séries de três exercícios (extensões de pernas,prensa de pernas e agachamento) durante 8-12 repetições. Depois os voluntários foram repartidos em três grupos diferentes para os próximos oito meses. Um grupo deixou completamente de fazer exercício. O grupo dois diminui a frequência de três para uma sessão de treino por semana. O terceiro grupo reduziu o número de sessões de treino por semana e o número de séries que realizavam em cada treino. Passaram de três séries por exercício para apenas uma. Sem surpresas, os voluntários que pararam de treinar perderam a maior parte da massa muscular que tinham ganho. Mas aqueles que continuaram a treinar uma vez por semana, mesmo aqueles que reduziram o número de exercícios e o número de séries que realizavam em cada treino, foram capazes de manter a maior parte da sua massa muscular. Para além disso, ambos os programas de manutenção aumentaram a força por 7-8%. Conclusão Segundo os dados destes estudos, é perfeitamente possível não só manter a força e a massa muscular com apenas uma sessão de treino semanal, como até é mesmo possível aumentá-la. A intensidade de treino é mais importante para manter o seu nível atual de acondicionamento do que a frequência (número de vezes que treina) ou a duração (durante quanto tempo treina). Por outras palavras, se vindo a levantar pesos que só consegue levantar entre 5 a 8 repetições, então assegure-se de manter o peso mais ou menos a esse nível. Dito isto, se está com falta de tempo ou até mesmo com falta de motivação para realizar vários treinos por semana, faça pelo menos uma sessão de treino de corpo inteiro com exercícios básicos para se manter em forma. Referência 1 | Referência 2 Créditos: http://migre.me/fHb6g Johhanss reagiu a isso 1
Guizow Postado Agosto 8, 2013 às 18:36 Postado Agosto 8, 2013 às 18:36 (editado) Interessante. Há algum tempo atrás, eu estava pensando em criar um tópico exatamente para perguntar sobre isso, já que, a partir do ano que vem, a minha disponibilidade para treinar vai diminuir drasticamente (final da faculdade, tese, concursos, OAB, etc). Pelo que inferi, um FB2x bem feito (segunda e quinta, por exemplo) aliado a uma boa dieta seria perfeitamente suficiente para manter a massa magra conquistada Por outro lado, não acredito que um treino assim seria capaz de aumentá-la. No estudo, foram utilizados indivíduos bastante novatos no mundo da musculação (10 semanas e 4 meses), o que não se aplica ao meu caso*. *: não sou nenhum fisiculturista e tampouco me julgo forte, mas já treino há mais de 3 anos e estou praticamente estagnado fazendo ABC2X. Editado Agosto 8, 2013 às 18:38 por Guizow
Visitante Postado Agosto 8, 2013 às 18:40 Postado Agosto 8, 2013 às 18:40 Pesquisa duvidosa. O nível das cobaias deveria(não é citado, então só podemos fazer especulações) ser intermediária ou até mesmo iniciante, o que pode ser totalmente diferente de um praticante avançado. A conclusão também já foi muito criticada aqui no fórum. A intensidade é necessária, mas fazer treinos várias vezes durante a semana é muito interessante também.
Saintgraal Postado Agosto 8, 2013 às 18:45 Postado Agosto 8, 2013 às 18:45 alguns caras pensam que o corpo X é igual a corpo Y lamentável esse pensamento é errôneo. além do que, vai da sua dieta, vai da sua rotina, vai do seu treino N fatores fora sua genética, a tolerância do seu corpo ao alimento, ao treino, ao descanso e agora vem com um artigo desses, sem levar NADA disso em conta.
Orphee13 Postado Agosto 8, 2013 às 18:49 Postado Agosto 8, 2013 às 18:49 Eu também acredito em individualidade,coisa que está meio apagada na mente de muitos membros do fórum.
gaisler Postado Agosto 8, 2013 às 19:19 Autor Postado Agosto 8, 2013 às 19:19 alguns caras pensam que o corpo X é igual a corpo Y lamentável esse pensamento é errôneo. além do que, vai da sua dieta, vai da sua rotina, vai do seu treino N fatores fora sua genética, a tolerância do seu corpo ao alimento, ao treino, ao descanso e agora vem com um artigo desses, sem levar NADA disso em conta. Só postei pq achei um topico interessante...agora vai de vc acreditar ou não no que quiser, é livre! rsrsrs
Saintgraal Postado Agosto 8, 2013 às 19:22 Postado Agosto 8, 2013 às 19:22 Só postei pq achei um topico interessante...agora vai de vc acreditar ou não no que quiser, é livre! rsrsrs não foi pra você se a carapuça serviu, não tem problema vestir no worries
gaisler Postado Agosto 8, 2013 às 19:25 Autor Postado Agosto 8, 2013 às 19:25 não foi pra você se a carapuça serviu, não tem problema vestir no worries eu sei que não foi...mas não podia deixar passar uma zuadinha com trocadilho na sua assinatura kkkk...
Saintgraal Postado Agosto 8, 2013 às 19:32 Postado Agosto 8, 2013 às 19:32 eu sei que não foi...mas não podia deixar passar uma zuadinha com trocadilho na sua assinatura kkkk... LOL se poe no meu lugar on trembo é foda a gente fica sinistro inexplicavel essa droga é do capeta
gaisler Postado Agosto 8, 2013 às 19:33 Autor Postado Agosto 8, 2013 às 19:33 LOL se poe no meu lugar on trembo é foda a gente fica sinistro inexplicavel essa droga é do capeta hauhaua.... eu sei...tava acompanhando em off o seu relato.... fica de boa ai...não deixa a trembo tomar posse de vc! kkk abs
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora