Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Moderador
Postado
1 hora atrás, sidney0 disse:

Ele me avisou que a testosterona direta, mudo todo o comportamento glicêmico e ferra com o controle da glicose, por isso só indicaria uso de pré-hormonais.

NADA a ver. Qual a diferença de aumentar a testosterona com um indutor ou com testo exógena? É a mesma coisa. Percebe o contra senso na fala do médico?

• 2 semanas depois...

Publicidade

Postado
Em 05/10/2017 em 13:20, MBD disse:

NADA a ver. Qual a diferença de aumentar a testosterona com um indutor ou com testo exógena? É a mesma coisa. Percebe o contra senso na fala do médico?

Falei agora com meu cunhado, que é médico, e ele me disse que muda sim, pois ao estimular o corpo para produção de testosterona, ele já produz outras substâncias para regulação da glicose no sangue. Já quando injeta diretamente, há hum efeito rebote, pois causa um pico de hormônio não esperado pelo organismo, que pode causar um envio desregulado de cortisol para compensação.

• Supermoderador
Postado

Um a cada dez homens com diabetes tipo 1 sofre de hipogonadismo. Até alguns anos atrás não havia essa ligação, porém é algo que começou a se mostrar cada vez mais comum. Parece que na verdade o que muda mais mesmo não chega nem a ser tanto os níveis de testosterona total, mas sim os níveis de testosterona livre, devido ao aumento no SHBG. Também viram um aumento nos níveis de CBG (globulina ligadora de cortisol), o que diminuiria cortisol livre  e também diminuição de catecolaminas.

Mas o que importa mesmo é que quando colocaram alguns pacientes com DM1 em TRT, estes melhoraram seus níveis de glicose plasmática, hemoglobina glicada, disfunção erétil, perfil lipídico e peso corporal. Quando os mesmos interromperam o tratamento, pioraram novamente. Mas quando retomaram a terapia com testosterona, eles, então, voltaram a ter os mesmo benefícios de antes de pararem com a TRT.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26075537

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...