Hacksaw5229 0 Postado Julho 9, 2009 às 13:15 Postado Julho 9, 2009 às 13:15 Bem, esses dias meu pai me disse que talvez não fosse bom eu comer tanta batata doce porque pode me dar um negócio chamado hipervitaminose A. Então resolvi dar uma pesquisada: Hipervitaminose A refere-se à ingestão em excesso de vitamina A. Pela ingestão exagerada podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento da acne.. A dose necessária de vitamina A por dia é 5000 IU. A wikipédia em inglês diz o máximo recomendado de vitamina A por dia para cada idade, se comer mais do que isso pode dar hipervitaminose. The Institute of Medicine has established Daily Tolerable Upper Levels (UL) of intake for vitamin A from supplements that apply to healthy populations, in order to help prevent the risk of vitamin A toxicity. These levels for preformed vitamin A in micrograms (µg) and International Units (IU) are: 0-3 years: 600 µg or 2000 IU 4-8 years: 900 µg or 3000 IU 9-13 years: 1700 µg or 5665 IU 14-18 years: 2800 µg or 9335 IU 19+ years: 3000 µg or 10,000 IU 100g de batata doce tem em média 12600 IU de vitamina A, ou seja, duas vezes e meia a necessidade diária, e mais do que um adulto pode comer por dia. Tem dias que chego a comer 300g de batata doce por dia, além de de vez em quando comer fígado, que também tem uma dose gigante de vitamina A. Me assustei agora. Então, alguém conhece essa doença e pode dar mais informações? Preciso mesmo me preocupar com isso? Posso continuar comendo sem medo?
EdChabal 55 Postado Julho 10, 2009 às 04:02 Postado Julho 10, 2009 às 04:02 Cara o q vc tah falando faz sentido, mas se for absolutamente verdade acho melhor a gente organizar um funeral coletivo do povo do forum pq daqui uns anos não vai ter um vivo, ainda mais sendo ela liposoluvel. Mas acho q o corpo deve aguentar muito mais, do que o estudo recomenda, em qualquer caso foi bom conhecer todos vocês hahahaha
madlinux 1 Postado Julho 10, 2009 às 11:53 Postado Julho 10, 2009 às 11:53 calma amigo. ao contrário do q mts pensam, nem de longe o corpo humano absorve todos os nutrientes contidos na comida. incluindo a vitamina A. casos de hipervitaminose, só com predisposição genética, e ainda assim é mt difícil. além disso, vitaminas tem uma tendência a ir pra urina qd em excesso q não é brincadeira. pode continuar na batata doce sem problemas.
LeandroTwin 2092 Postado Julho 10, 2009 às 12:03 Postado Julho 10, 2009 às 12:03 Se fosse assim animal pak = caixao e vela E lembre-se que esses valores são pra dietas de 2000kcal. Muitos de nós mandamos 3000~4000kcal. Sendo assim já dobra a necessidade de vitaminas.
craw69 2267 Postado Julho 10, 2009 às 12:43 Postado Julho 10, 2009 às 12:43 Tudo o que o pessoal falou esta correto, primeiro que nao absorvemos muito das vitaminas que comemos ( ja ouvi dizer que 70% é perdido pelo processo de digestao ) e nossos corpos tem necessidades maiores do que uma simples pessoa. Só corrigindo o amigo ali em cima que disse que o excesso de vitamina vai para a urina: isso nao ocorre com as vitaminas A, D, E e K por serem lipossoluveis; diferente das vitaminas B e C que, ai sim, por serem hidrossoluveis, acabam tendo seus excessos excretados atraves da urina. Abracos
rodts 169 Postado Julho 10, 2009 às 13:55 Postado Julho 10, 2009 às 13:55 Como são eliminados os excessos das lipossolúveis? Obrigado!
craw69 2267 Postado Julho 10, 2009 às 14:33 Postado Julho 10, 2009 às 14:33 Nao sei ao certo como o corpo faz para eliminar os excessos de vitaminas lipossoluveis, apenas que é bem mais dificil do que as hidro. Como foi citado aqui a vitamina A, pelo o que eu me lembro das aulas de biologia ( ), apenas a vitamina A em forma de retinol ( como a encontrada em figados ) podem causar intoxicacao; a forma beta-caroteno ( em verduras, principalmente cenoura ) nao causam intoxicacao. Nao sei se esta 100% correto, seria necessario pesquisar; mas basicamente é isso ai Abracos
rodts 169 Postado Julho 10, 2009 às 14:48 Postado Julho 10, 2009 às 14:48 Beleza Craw ovrigado! Vou dar uma pesquisada,caso ache algo interessante posto aqui. Abraço.
Moderador Fefe 6174 Postado Julho 10, 2009 às 15:16 Moderador Postado Julho 10, 2009 às 15:16 Acho q o Derocis sb sobre essa questão de como eliminar os excessos de vitaminas hidrossolúveis, mas ele anda sumido. Vamos ver se ele aparece por aquil
derocis 0 Postado Julho 17, 2009 às 22:05 Postado Julho 17, 2009 às 22:05 Acho q o Derocis sb sobre essa questão de como eliminar os excessos de vitaminas hidrossolúveis, mas ele anda sumido. Vamos ver se ele aparece por aquil Hehehe sei de nada...rs Bem, a vit A é lipossolúvel, assim o excesso não vai para a urina! Por isso, a hipervitaminose com esse tipo de vitamina é mais sério (vai acumulando junto com a gordura)...Mas como disseram, fique tranquilo. Excesso é exagero power tripoXXX vita mega A para alcançar níveis tóxicos (como vai tah na gordura pode complicar fígado etc)!!! Nem tudo que comemos é absorvido! Imagine, tem nego q toma ADE e não dá merda nesse sentido (mas fica feio pacas kkkkkkkk) A manha é saber ler seu corpo (ele sempre reclama se estiver algo errado...observou? diminui o consumo...simples). Se o consumo estiver legal, jamais suplemente com vit A isolada. Já as vit do complexo B e vitC são hidrossolúveis, daí o excesso vai embora na urina (daí o AnimalPak deixar alguns com a urina verde). A tabela de alimentação representa o consumo mínimo saudável para uma pessoa sedentária.
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora