Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovos Crus: Mais Nutritivos Que Cozidos


tomasritchie

Posts Recomendados

Recentemente andei pesquisando sobre o assunto, e boa parte do que encontrei, inclusive no fórum, eram negativas quanto ao consumo do ovo cru, pelos seguintes motivos:

- Risco de Salmonela

- Fator avidina/biotina

- Menor absorção da proteína (90% é absorvida com ovo cozido, contra 50% do ovo cru)

Porém, quando estava pra desistir do consumo dos mesmos, encontrei esse site: http://www.musculacao.net/ovos-crus-para-a-sua-saude/ , ele defende a ingestão dos ovos crus (desde que ingeridos a clara e a gema), argumentando não só que são "seguros", mas inclusive que são ainda mais saudáveis que ovos cozidos.

Resumindo os argumentos:

- Salmonela: risco baixíssimo de contaminação devido ao número pequeno de ovos contaminados, somado a genética que nem todos temos pra adquirir a doença, facilidade pra tratar a mesma, e fica ainda mais difícil de contrair a doença se você souber identificar os ovos que possam vir a ter problemas. (Pra mim já foi o suficiente)

- De acordo com pesquisas, o consumo da clara crua traz consigo uma glicoproteína chamada avidina, que em excesso pode causar deficiência de biotina no nosso organismo.. porém, a maioria das pesquisas "esquecem" de dizer que a gema é riquíssima em biotina, fazendo assim com que esse fator seja simplesmente anulado.

- Quanto a absorção da proteína, o site não cita algo específico sobre os números que passei acima, porém afirma que ao cozir a clara, praticamente toda proteína é perdida, dando a entender que o ideal para se ter maior aproveitamento, é consumir o ovo cru.

Enfim, gostaria de saber a opinião do pessoal quanto a esse assunto.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

- Quanto a absorção da proteína, o site não cita algo específico sobre os números que passei acima, porém afirma que ao cozir a clara, praticamente toda proteína é perdida, dando a entender que o ideal para se ter maior aproveitamento, é consumir o ovo cru.

A proteína não é perdida, é desnaturada. Os aminoácidos dela continuarão intactos, e seu corpo irá aproveitar uma parcela muito maior da proteína (91%, contra 51% do ovo cru).

Ou seja, quer ingerir cru, tudo bem, mas entenda que vai diminuir a absorção de proteína.

Que ovo bonito o da foto :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A proteína não é perdida, é desnaturada. Os aminoácidos dela continuarão intactos, e seu corpo irá aproveitar uma parcela muito maior da proteína (91%, contra 51% do ovo cru).

Ou seja, quer ingerir cru, tudo bem, mas entenda que vai diminuir a absorção de proteína.

Que ovo bonito o da foto :D

Essa parcela refere-se apenas à proteína da clara, certo? Ou seja.. de 3 gramas que eu absorveria cozido, vou absorver 1,5. Sendo assim, ovo cru (clara+gema) = 4,5g de proteína, contra 6g de proteína do ovo cozido.

Favor corrigir-me se entendi errado :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Eu não contaria tanto com a sorte não rsrs... Contaminar-se com salmonella é ficar 2 dias cagando água, com náusea, falta de apetite, sem força e vomitando...

Esse estudo feito encontrou salmonella em alguns ovos pesquisados em Campinas http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=283478&indexSearch=ID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Essa parcela refere-se apenas à proteína da clara, certo? Ou seja.. de 3 gramas que eu absorveria cozido, vou absorver 1,5. Sendo assim, ovo cru (clara+gema) = 4,5g de proteína, contra 6g de proteína do ovo cozido.

Favor corrigir-me se entendi errado :P

O artigo não fala em clara e gema, apenas em 'proteína do ovo', então eu imagino que seja toda a proteína.

"The true ileal digestibility of cooked and raw egg protein amounted to 90.9 ± 0.8 and 51.3 ± 9.8%, respectively."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desde sempre eu consumo claras cruas o dia inteiro, n tenho medo de salmonela n

Shut up and drink claras..

pra mim MELHOR fonte de proteina q existe

dois!

Sou cagão para comer cru, conheço 3 caras que pegaram salmonela assim :(

pode ter sido de outra coisa.

a chance é bem pequena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22ss

O artigo não fala em clara e gema, apenas em 'proteína do ovo', então eu imagino que seja toda a proteína.

"The true ileal digestibility of cooked and raw egg protein amounted to 90.9 ± 0.8 and 51.3 ± 9.8%, respectively."

Essa questão da maior absorção da proteína do ovo cozido se aplica aos ovos pasteurizados, vendidos em embalagens tetra pak prontos para beber?

Já que a pasteurização é um processo de aquecer e resfriar rapidamente, acho que o ovo não fica "cozido". Se não fica cozido, então a pasteurização não é suficiente para fazer a proteína do ovo ser melhor absorvida por nosso organismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...