Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

E aí pessoal, beleza?

Então, eu andei lendo muitos tópicos do fórum nas últimas semanas e percebi que muita coisa do que se pensava sobre nutrição a poucos anos atrás vem mudando bastante. Acho que isso acabou me confundindo algumas vezes por acabar lendo tópicos "obsoletos". Bom, o texto do Aless em questão me deixou as seguintes dúvidas:

A zona de queima de gordura durante o cardio e o AEJ, na verdade, não possuem nenhum benefício na queima de gordura?

Desculpem se a pergunta for meio sem nexo ou se já existe resposta no fórum. Mas até agora esse foi o único texto recente que vi desconsiderar o AEJ.

Obrigado!

PS: o fórum é sensacional!

Sim, essa é a tese, de que andar ou correr não faz diferença só por ser mais ou menos intenso, o que faz é o saldo ou déficit calórico

E dei uma lida melhor e acho que o autor misturou as coisas

Ninguem vai fazer aej focando respostas hormonais e sim queima de calorias

Tambem nao concordei com essa afirmacao nao

Eu mesmo era um que fazia o AEJ baseado na tese de que queimava mais gorduras que massa magra, por que a reserva de carbo é pouca em jejum e blablablabla, por isso ele está dizendo que é besteira. Pelas calorias queimadas, bom, se fosse só pra isso, acordar cedo e sair de casa sem comer nada não é nem de longe a forma mais prática de fazer isso.

@topic

Simplesmente sensacional, porque simples, este artigo, passei muito tempo olhando, sem ler, e agora que li acho que vou indicá-lo a todos que vierem com "ahhh, mas à noite acumula...", ou "ah, mas se usar óleo de coco queima mais..." e por aí vai!

.

Publicidade

Postado

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/08/18/aerobicos-em-jejum-fazer-ou-nao-fazer/

Bem, acho que a maioria já deve ter lido esse artigo no blog. Ele cita estudos que apontam a eficiência do AEJ, enquanto que o artigo apenas chama o AEJ de tática idiota, sem mostrar nenhum estudo cientifico que afirma o que ele esta dizendo. Não tenho grandes conhecimentos, mas como uma pessoa comentou aqui, é a primeira vez que eu vejo algo indo contra o AEJ.

Bem, pra mim os artigos a favor do AEJ me parecem mais confiáveis do que esse....enquanto isso vou continuar com o AEJ, mas se no futuro me convencer que estou fazendo besteira, vou aceitar de bom grado...é um saco acorda 5h~6h da manhã pra fazer aeróbico....

• Supermoderador
Postado

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/08/18/aerobicos-em-jejum-fazer-ou-nao-fazer/

Bem, acho que a maioria já deve ter lido esse artigo no blog. Ele cita estudos que apontam a eficiência do AEJ, enquanto que o artigo apenas chama o AEJ de tática idiota, sem mostrar nenhum estudo cientifico que afirma o que ele esta dizendo. Não tenho grandes conhecimentos, mas como uma pessoa comentou aqui, é a primeira vez que eu vejo algo indo contra o AEJ.

Bem, pra mim os artigos a favor do AEJ me parecem mais confiáveis do que esse....enquanto isso vou continuar com o AEJ, mas se no futuro me convencer que estou fazendo besteira, vou aceitar de bom grado...é um saco acorda 5h~6h da manhã pra fazer aeróbico....

Na verdade, ambos estão certos.

O artigo do blog fala que AEJ queima mais gorduras, e está correto. Seu corpo vai utilizar mais gordura em um aeróbico leve estando em jejum. A questão é que, em geral, não faz diferença o macronutriente utilizado no aeróbico (gordura ou carboidrato) simplesmente porque não dá para você saber se irá perder ou ganhar gordura/peso analisando apenas o período do aeróbico.

Você tem que analisar no mínimo um dia inteiro (preferencialmente mais). Por isso que se diz que o que importa é o saldo calórico. Seu corpo tem estoques de gordura (células de gordura) e carboidrato (glicogênio). Os estoques de gordura são repostos quando há sobra de calorias (excedente calórico) e são diminuídos quando há déficit. Os estoques de carboidrato são repostos quando há ingestão de carboidrato - ou seja, você repõe o glicogênio consumido mesmo em déficit calórico.

Por causa deste último ponto é que não faz diferença se você consumir mais carboidrato ou mais gordura no aeróbico - se consumir mais carboidrato, ele será reposto ao longo do dia, isso irá gerar um déficit calórico e seu corpo queimará gordura durante este período (considerando dietas iguais).

O artigo não explicita por que AEJ é uma tática 'idiota', mas imagino que seja pelo simples fato de que você não precisa acordar às 5 da manhã para fazer um aeróbico se você puder fazê-lo às 5 da tarde, por exemplo. Ou em qualquer outro horário que possa fazer um aeróbico que gere o mesmo déficit calórico.

Leia de novo os parágrafos logo após o autor citar as táticas 'idiotas' e você vai entender o que eu falei acima, ele explica de uma forma bem didática que não dá para a gente analisar apenas um momento do dia.

Postado

"O artigo não explicita por que AEJ é uma tática 'idiota', mas imagino que seja pelo simples fato de que você não precisa acordar às 5 da manhã para fazer um aeróbico se você puder fazê-lo às 5 da tarde, por exemplo. Ou em qualquer outro horário que possa fazer um aeróbico que gere o mesmo déficit calórico.'

Foi o que entendi também, por isso concordo com este artigo.

Reforçando o que o MP falou, imaginar que a gordura perdida no AEJ vá se "manter perdida" durante o dia é como imaginar que "a gordura acumulada durante o sono após comer muito carbo à noite" vá se manter no dia seguinte.

Nem uma, nem outra coisa resulta, na prática e a médio prazo, no que parece resultar na teoria e a curto prazo.

Embora comer à noite vá lhe dar gordura à noite, essa mesma gordura vai ser queimada durante o dia (já que você come mais à noite, entende-se que come menos durante o dia). Da mesma forma, a gordura perdida no AEJ pela manhã, será repostas pelas refeições ao longo do dia, quando você abandonará o jejum.

Por isso, mais uma vez, a luta é pelo saldo total. Alimentos "funcionais", por exemplo, são importantes pelos micronutrientes que trazem, pela saciedade que podem causar (diminuindo a vontade de comer mais e reduzindo os riscos de fugir da dieta), mas se você consome vitaminas, fibras e sais minerais necessários e levando em conta a quantidade de macros da sua dieta, não importa o que você come e faz muita pouca diferença o como você gasta, se andando pela manhã, ou correndo à tarde.

• Supermoderador
Postado

O mpcosta já falou tudo que tinha para ser dito, caso não tenha ficado claro, eu gravei um vídeo discutindo o AEJ aqui:

Basicamente: não tem nada de especial, pode ser um aliado para aumentar o gasto calórico todos os dias ao contrário de outro tipo de aeróbico mais pegado. Para um grupo bem específico e com dieta feita pensando nisso, ele pode fazer diferença, mas para a grande maioria, não.

Postado

Agora me surgiu uma duvida dieta cetogenica entao nao e eficaz como se pensava ? porque se tudo depender da termodinamica

Um deficit de 500 kcal numa dieta normal equivalera a uma perda de godura igual com deficit de 500 kcal em uma dieta cetogenica ?

• Supermoderador
Postado

Agora me surgiu uma duvida dieta cetogenica entao nao e eficaz como se pensava ? porque se tudo depender da termodinamica

Um deficit de 500 kcal numa dieta normal equivalera a uma perda de godura igual com deficit de 500 kcal em uma dieta cetogenica ?

Sim.

Postado

Pois é, a verdade dói, mas contra números não há argumentos. Mais uma vez vale a máxima, não existe mágica, só existe treino necessário, alimentação adequada e descanso suficiente.

Postado

ok, muito bom o texto...

Agora uma dúvida: quer dizer que o famoso AEJ e o tal do HIIT é tudo besteirol???

Treinar em zonas de alvo elevadas não faz a menor diferença e o que comanda no emagrecimento/perda de gordura é o déficit calórico??? É isso mesmo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...