Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Tem bicarbonato de sódio em algumas vitaminas efervescentes.

Também tem na coristina e no AAS e em outros lugares.

Não falem que faz mal sem saber o que é.

Bicarbonato de Sódio

DCB: 1113.03- 8

BICARBONATO DE SODIO - Forma Farmacêutica:

Solução Injetável a 8,4%.

BICARBONATO DE SODIO - Via de Administração:

Via parenteral - Para uso intravenoso e intramuscular.

BICARBONATO DE SODIO - Apresentações:

Ampolas plásticas transparentes contendo 10 ml.

ADULTO E PEDIÁTRICO

BICARBONATO DE SODIO - Composição:

Cada ampola contém a seguinte composição porcentual:

Bicarbonato de Sódio .................... 8,4 g.

Água para Injeção ..q.s.p.................... 100,0 ml.

BICARBONATO DE SODIO - INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação do medicamento:

Dentro das características do produto, e desde que corretamente utilizado conforme as orientações impostas por todos os itens de prescrição, este desenvolve plenamente sua eficiência terapêutica durante o tratamento.

Prazo de validade:

Seu prazo de validade é de 2 anos a partir da data de fabricação, ao que após este prazo pode não mais apresentar os efeitos desejados. Ao adquirir qualquer medicamento verifique sempre o prazo de validade impresso na embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Além de não obter o efeito desejado pode ser prejudicial para sua saúde.

Indicações:

O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal, perturbações ácido- básica.

Contra-indicações:

O Bicarbonato de Sódio é contra- indicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.

Precauções e advertências:

Evitar o uso quando constatado odor desagradável ou corpos estranhos no produto. Se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado. Manter fora do alcance das crianças.

Possíveis Interações:

.Evitar administração simultânea com outros medicamentos, no intuito de evitar interações.

.Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião- dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

.Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.

.Informe ao médico ou cirurgião- dentista o aparecimento de reações desagradáveis.

.Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

.Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Modo de usar:

.Deve ser utilizado conforme orientações prescritas no item posologia. Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.

.Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

.Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

.Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Reações adversas:

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Situações de intolerância ao Bicarbonato de Sódio por parte do organismo podem gerar reações adversas como náuseas, enjôos, indisposições eventuais, etc. que desaparecem com a descontinuação do uso do produto.

Superdose:

Na eventualidade de administrações acidentais com doses muito acima das orientadas, procurar por socorro médico imediatamente para as devidas medidas de controle.

Cuidados de conservação:

Conservar ao abrigo de calor, umidade e luz natural direta.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

BICARBONATO DE SODIO - INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

BICARBONATO DE SODIO - Características Farmacológicas:

O Bicarbonato de Sódio é constituinte normal dos fluidos orgânicos. Seu nível plasmático normal varia de 24 a 31 mEq/L. A concentração plasmática é regulada pelos rins. O ânion bicarbonato é considerado lábil, pois em pH adequado pode ser convertido a ácido carbônico e este, a água e dióxido de carbono. No fluido extracelular, a relação ácido carbônico; bicarbonato é 1;20. No adulto sadio com função renal normal, quase todo o íon bicarbonato é filtrado pelo glomérulo é reabsorvido, excretando- se menos de 1% pela urina.

O bicarbonato de Sódio é único sistema tampão do organismo que esta sujeito a regulação compensatória. Assim, qualquer alteração no sistema-tampão ácido carbônico-bicarbonato provocada pelo pulmões e pelos rins põe em ação a capacidade tamponadora todos outros sistemas.

Na acidose metabólica o uso do bicarbonato de sódio é de grande importância.

BICARBONATO DE SODIO - Resultados de Eficácia:

Como objeto de estudo, a eficiência terapêutica do produto se fez consagrada e registrada no meio científico pelo seu uso e aplicação na prática da área farmacêutica, estando suas características inscritas e comprovadas pelo compêndio oficial de renome United States Pharmacopeia XXII edição Pág. 1254.

BICARBONATO DE SODIO - Indicações:

O Bicarbonato de Sódio é utilizado para tratamento de acidose metabólica e suas manifestações. É utilizado também para o tratamento de cetacidose diabética, insuficiência renal, perturbações ácido- básica.

BICARBONATO DE SODIO - Contra-indicações:

O Bicarbonato de Sódio é contra- indicado para pacientes com alcaloses metabólicas ou respiratória, pacientes com perda de cloreto causada a por vômito ou drenagem gastrintestinal; pacientes com hipocalcemia; durante a gravidez e em crianças menores de 2 anos.

BICARBONATO DE SODIO - Modo de Usar e Cuidados de conservação depois de aberto:

Uso endovenoso. Por ser de caráter estéril, não se procede em hipótese alguma a guarda e conservação de volumes restantes das soluções utilizadas, devendo as mesmas serem descartadas.

BICARBONATO DE SODIO - Posologia:

A administração do produto deve ser feito exclusivamente sob orientação médica.

ATENÇÃO: Este medicamento não é um genérico, portanto não é um substituto de um outro medicamento que tenha o(s) mesmo(s) fármaco(s).

BICARBONATO DE SODIO - Advertências:

ATENÇÃO: Não misture medicamentos diferentes, a troca pode ser fatal. Certifique- se que está sendo administrado o medicamento prescrito. Deve-se ter extremo cuidado para não trocar as ampolas com soluções diferentes. Deve-se levar em consideração a relação risco/beneficio quando existem os seguintes problemas médicos: anúria ou oligúria; hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva ou outros quadros clínicos com retenção de sódio ou edematosos. Observar contra a luz e se houver turvação no produto ou indícios de violação do frasco, o mesmo não deverá ser utilizado.

BICARBONATO DE SODIO - Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:

Deve- se ter precaução especial em pacientes idosos debilitados ou não, sendo particularmente recomendável a utilização da menor posologia, porém eficaz.

BICARBONATO DE SODIO - Interações Medicamentosas:

Anticolinérgico- pode diminuir a absorção e reduzir a eficácia destes fármacos.

Antidiscinéticos- reduz os efeitos destes fármacos.

Cetoconazol - o bicarbonato de sódio reduz acentuadamente a sua absorção.

Outros - O bicarbonato de sódio pode diminuir a absorção dos anti- histaminico (cimetidina, famotidina, ranitidina) nas preparações ou suplementos de ferro orais e tetraciclina; pode reduzir a solubilidade do ciproflaxacino na urina; reduz a concentração de potássio sérico quando administrado com diuréticos conservadores de potássio; pode aumentar a meia-vida da efedrina e prolongar sua ação; retarda a excreção e prolonga ação da mecamilamina; diminuir a concentração de potássio sérico quando administrado concomitantemente com suplementos de potássio; pode aumentar a excreção renal

dos salicilatos e diminuir suas concentrações séricas; preparações contendo leite, cálcio ou laticínios podem provocar síndrome alcalina causada pelo leite; diuréticos de alça (furosemida, bumetamida, indapamida, xipamida) e diuréticos tiazídicos podem aumentar a alcalose hipoclorêmica.

BICARBONATO DE SODIO - Reações adversas a Medicamentos:

Hipopotassemia, com administração excessiva; Inchaço dos pés e partes inferiores das pernas, com doses elevadas; alcalose metabólica e hipernatremia, com doses elevadas ou em insuficiência renal; hipercalemia, com uso prolongado.

BICARBONATO DE SODIO - Superdose:

Doses excessivas pode produzir alcalose com quadro de tetania.

Descontinuar o tratamento e administrar injeção endovenosa de gluconato de cálcio. Na eventualidade, adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

BICARBONATO DE SODIO - Armazenagem:

O produto deve ser armazenado sob proteção de calor, umidade e luz natural direta.

Postado

Vou floodar porque ficou muito grande o outro post.

Frango agridoce

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-f...html?codigo=827

Frango xadrez (olhem a versão vegetariana)

http://www.receitasecia.com/top10/aves/28/frango-xadrez.html

Frango na cebola

http://www.receitaculo.com/receitas/14835/

Até os biscoitos e rosquinhas Aymoré :lol:

http://www.aymore.com.br/bis_nutricional.p...inha=ROSQUINHAS

Pronto agora que vimos que não faz mal ingerir bicarbonato de sódio continuemos com a discussão do tópico.

Postado

É até que ingerir não faz mal,muitos alimentos possuem bicabornato,porem falta ainda confirmar se ele reduz o acido que causa a fadiga.

Acho que vou testar para ver já que ingerir não faz mal mesmo não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...