Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)


FabianaF

Posts Recomendados

E hoje foi a sessão introdutória de fisioterapia. De acordo com ela, a sessão teve pouco exercício* e mais explicação, além do bate-papo inicial para eu passar o histórico.

 

*Tô imaginando o que será "muito exercício", HAHAHA!

 

1- Deitei na maca e ela mediu o quando minha lombar se mexe quando movimento pés e braços com um treco que infla e "mede a pressão" - resumindo, tudo mexe e tá uma bosta, aqui mencionei minha cifose e a falta de rotação interna de ombros por conta disso.

2 - Ainda deitada, fiz umas pontes ainda com o treco inflável, controlando a respiração => aqui vou discutir na próxima sessão, ela me explicou que ao expirar o "umbigo vai em direção às costas", então ou eu faço bracing errado ("contraindo e inflando a pança pra fora") ou há pontos a discutir.

3 - Deitada de lado, testamos força do glúteo médio com abdução de quadril - hááá, aqui eu manjei dos paranauês e até falei sobre banda iliotibial ser ou não o problema em alguns atletas, conforme o artigo que traduzi há um tempo!

4 - De joelhos, segurei a barra da maca de pilates e fui enrolando as costas pra baixo - aqui rolou uma confusão mental pq eu estava no setup de terra, sem dobrar as costas e jogando quadril pra trás - e ela queria o contrário, HAHAHA.

5 - Testei equilíbrio num outro aparato de pilates, acho - com o mais cagaço de cair de cara no chão. Não deu muito certo hoje...

6 - Em outra máquina, fiz uns abs curtos sem mexer quadril com as pernas levantadas - cacete, estava tremendo toda já

7 - Na mesma máquina, uns face pull com resistência pra ativar upper back e a constatação óbvia que depressão + adução de escápulas é lindo na teoria. Mas na prática...

8 - Tipo posição de super homem só com a pança apoiada, a poha toda contraída e deslizando ao empurrar um apoio

9 - A máquina do mal Tens (um enorme) que fez doer até meu c* + tração da lombar + tração do pescoço. Eu parecia um robô mumiatico.

 

É isso. A peso de ouro, mas ao meu ver vale a pena! Quinta às 7 da madrugada tem a segunda sessão.

 

Ah, ela não acha que demoro muito tempo para voltar a treinar. Mas agora, não quer que eu alongue nem nada,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ela explicou o motivo de não alongar? Pede pra ela, estou bem curioso, embora ja tenha em mente o que ela vai argumentar.

 

Independente de quantas vezes tu vai na academia, tu treina mobs + core sempre que for. O upperbody ai vai depender de ti: quer fazer mais vezes, menos vezes, apenas quer manter, não quer treinar, opção tua escolher isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, proxy disse:

Ela explicou o motivo de não alongar? Pede pra ela, estou bem curioso, embora ja tenha em mente o que ela vai argumentar.

 

Independente de quantas vezes tu vai na academia, tu treina mobs + core sempre que for. O upperbody ai vai depender de ti: quer fazer mais vezes, menos vezes, apenas quer manter, não quer treinar, opção tua escolher isso.

 

 

 

Oi, proxy!

 

Num perguntei não, mas pode deixar que na quinta eu pergunto! Pelo tom, eu senti que ela não quer que eu "force demais" nesse momento mais delicado.

 

Ahhh entendi, devo ir de 3 a 4 vezes por semana pra academia quando voltar. Aí penso que upper body seriam 3 vezes na semana, de levinho como vc explicou.

 

O Martin acaba de me passar uma programa completo do dsstrength.com de mobilização, contendo exercícios pro core - vou dar uma olhada e mostrar pra fisio e ver o que ela libera, depois que terminar as sessões ou ela dizer que posso voltar pra academia.

 

Obrigada!!

 

P.S.: durante os exercícios eu ia falando pra ela o que fazia doer a lombar e o que estava mais tranquilo, creio eu que ela anotará tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização de ontem pra hoje: claro que terminei o dia com o core cansada, sabendo que o corpo iria cobrar o preço de 3 semanas parada.

 

- Dormi bem e quase não acordei com as dores (o rendimento no trabalho agradece)

- Acordei com DMT no abs e na lombar = esperado

- Agora de noite começou a doer os glúteos = esperado

- Acordei com DMT nos ombros = não esperado

 

Já falei com a fisio pelo Uatis, ela me perguntou como estou me sentindo e passei as infos - ela disse que usamos os ombros como suporte em alguns exercícios, e que vai avaliar melhor amanhã

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2016 at 20:13, proxy disse:

 

Este é meu amigo!!!!

 

Em 04/04/2016 at 20:37, FabianaF disse:

Tem como dar like 20 vezes pra essa explicação fodástica do @proxy

 

Meu diário acaba de ser eternizado com esse post (pra alguma coisa ele prestou, hahaha) 

Espera o boleto chegar pelo correio!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mklek disse:

Este é meu amigo!!!!

 

Espera o boleto chegar pelo correio!!!

 

Não ligaria de pagar uma consulta não, haha!

 

---

 

Hoje teve a sessão 2 na fisioterapia, ela disse que minha consciência corporal já melhorou de terça pra cá.

 

Metade dos exercícios foi com as costas sobre o foam roller, a outra metade nuns aparelhos. Já descobri que sou completamente torta e tenho um baita desbalanceio (ela ainda não concluiu qual é o problema), que beleza! De um lado eu fiz tudo (até bem demais, de acordo com ela), do outro não conseguia ficar em cima do foam. A bagaça lá do Tens já deu pra ser mais forte, o que ela explicou que é bom.

 

Sobre os alongamentos, perguntei a ela, @proxy. Ela explicou mais ou menos assim: até tem fisioterapeuta que dá alongamentos, mas nesse momento inicial eu particularmente prefiro não passar. O alongamento dá uma sensação de alívio para o paciente mas ele está mexendo uma vértebra que já está instável. O melhor, na minha opinião, é fazer exercícios que fortaleçam a musculatura e não só a alongue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Okz, opção dela, ela tem receio de não reduzir / não reabsorver a hernia.

 

Desde que siga trabalhando o Core, sem problemas. Contudo, depois do trabalho de fisioterapia, acho imprescindível alongar, caso contrario tu vai encurtar a musculatura de posterior de coxa , gluteo e lombar, ai terá mais tendencia de curvar a lombar.

 

Vamos ver como evolui tua recuperação. No momento, só progressos pelo visto.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, proxy disse:

Okz, opção dela, ela tem receio de não reduzir / não reabsorver a hernia.

 

Desde que siga trabalhando o Core, sem problemas. Contudo, depois do trabalho de fisioterapia, acho imprescindível alongar, caso contrario tu vai encurtar a musculatura de posterior de coxa , gluteo e lombar, ai terá mais tendencia de curvar a lombar.

 

Vamos ver como evolui tua recuperação. No momento, só progressos pelo visto.

 

Abraço!

 

Hoje fiz exercícios completamente diferentes de terça, não sei o nome de nada então fica difícil descrever, hahaha. Ela tem focado bastante no músculo transverso (acho que é assim que fala) para fortalecê-lo e "grudar" bem na coluna e aliviar a pressão nos discos.

 

Comprei um apoio para os pés pela internet e trouxe hoje para o escritório, está bem mais confortável ficar sentada. Próximo passo é comprar um apoio mais alto para o laptop, mesmo com 2 livros em baixo ele ainda está baixo. E o cenário ideal seria comprar uma cadeira boa e trazer para cá, mas aí preciso "brigar" com o setor de facilities.

 

Comentei sobre o bracing no agachamento e terra e ela pediu para eu mandar os artigos (Martin me mandou uns do juggernaut e tem o que eu traduzi do Nickols). Vai dar uma boa discussão isso, risos.

 

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezada Fabiana, Proxy e demais.

 

Parabéns por expor esse problema que acomete e muito a população.

Tenho 45 anos, treino desde 1988, tenho duas hernias lombar, outra na cervical.

Passei por diversas crises, mas uma delas foi terrível, cervical: passei por medicamentos tarja preta, RPG, Fiosioterapia e por fim a QUIROPRAXIA. O que tenho a dizer é que esse último: foi o que me fez definitivamente voltar as atividades esportivas, surfo e faço musculação. A recomendo com um médico profissional quiroprático, em vista de que precisamos alertar que só há duas universidades no Brasil para a formação deste. Em seu consultório existe todo um aparato desntinado aos movimento de certa forma bruscos, sendo este aplicados em prol do realinhamento da coluna. Aprendi que, uma coluna desalinhada com um só abaulamento discal (fase intermediária) provoca um desalinhamento de uma série de vertebras, afetando diretamente no desgaste gradivo. Na primeira sessão já se sente melhoras absurdas.

Contudo, tudo que o proxy destacou é a mais pura realidade dos fatos, só me permitam acrescentar essa tal de QUIROPRAXIA, que fui por indicação do excelente e honesto Fisioterapeuta. Apenas faço um apêndice, vejam vídeos de tratamentos com a Quiropraxia pois repito, são movimentos bruscos em que sua coluna "estala" e verdadeiramente vc sente que há uma mudança de tudo que estava sobre pressão. 

Ressalte-se que o espaço reduzido entre as vértebras (disco comprometido) nunca mais volta ao normal, o que se tenta é reduzir um pouco, e como muito bem destacou o Proxy, fortalecer a musculatura adjacente para que haja maior sustentabilidade da coluna.

 

Abraço do Trincado

 

Fica com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2016 at 13:23, mootley disse:

Não sei porque pensei que você era de Sampa...rs

Eu morava em Brasília, então minhas referências são todas de lá.

Ainda preciso achar alguém bom aqui pelo Rio.

Se importa de me dizer quem é o Dr.?
(sou de brasília BTW)

 

 

@FabianaF,

RIP coluna.

Péssima notícia issae, ainda mais vindo de você que sempre deu aula de mobilidade e é uma pessoa consistente com usa rotina de treinos.

Desde o início do seu relato desse problema eu já descartava a possibilidade de cirurgia, já que a casuística fica entre os 5-10% dos pacientes, mas fico feliz em saber que a fisioterapia já está ajudando, e ainda mais, que o @proxy está te dando essa consultoria poderosa toda aí.

Você vai dar a volta por cima.

 

Abraço

Editado por EctoBeast
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...