Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)


FabianaF

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Oi Fabi,

realmente melhorou bastante a execução, parabéns! Acho que só falta cuidar para manter a barra descendo na vertical, ela ainda está indo um pouquinho para a frente. Você desce e sobe fazendo força com o calcanhar?

Cuide também para manter o peito estufado, à medida que você vai fazendo mais repetições vai cansando e sobe o quadril antes.

Se puder da próxima vez filme de frente, para ver a posição dos joelhos (ou, melhor ainda, filme de frente na diagonal, veja a posição em que seus pés apontam e tente filmar exatamente a partir deste ponto, aí você vai ver se está abrindo o suficiente os joelhos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Posso me meter no assunto e pedir dica de graça sem a mínima cara de pau? hahauh

O que parece melhor (ou menos pior)?

[1] Abrir um pouco menos os joelhos.

[2] Deixar bem abertos e quase sentir as coxas "rasgando" (falta de mobilidade, eu acho). Não é por sentir o exercício, é dor mesmo.

No momento troquei os Back Squats pelos Fronts até pra dar uma diminuída na carga e fortalecer mais os sinergistas e tendões, ligamentos, enfim... mas se puder dar tua opinião eu agradeceria.

---

Fabi! Vai sair de férias quando? Existe a possibilidade da gente matutar a respeito do treino mais tarde ou é questão urgente de vida ou morte? ahuauha

Editado por Priest.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabi,

realmente melhorou bastante a execução, parabéns! Acho que só falta cuidar para manter a barra descendo na vertical, ela ainda está indo um pouquinho para a frente. Você desce e sobe fazendo força com o calcanhar?

Cuide também para manter o peito estufado, à medida que você vai fazendo mais repetições vai cansando e sobe o quadril antes.

Se puder da próxima vez filme de frente, para ver a posição dos joelhos (ou, melhor ainda, filme de frente na diagonal, veja a posição em que seus pés apontam e tente filmar exatamente a partir deste ponto, aí você vai ver se está abrindo o suficiente os joelhos).

Eu vou dar mais uma olhada no vídeo depois, mas um problema que ela tava tendo quando eu tava olhando ela, era que ela tentava descer com o tronco em linha reta. Daí ela iniciava o movimento com os joelhos e nâo tinha equilíbrio pra manter uma boa trajetória da barra. Isso e mais ela nâo estar posicionando a barra corretamente nas costas, fazia com que esta ficasse escorregando e sobrecarregando a articulação do pulso dela. Nas primeiras repetições do vídeo a execução está boa ao meu ver. Não há necessidade de ficar focando em descer mais vertical como se ela estivesse encostada em uma parede.

Sobre o calcanhar, eu não entendi se você está recomendando isso ou não. Porém, o centro de gravidade nesse estilo de agachamento deve permanecer no meio dos pés. Se jogar muito esforço pro calcanhar ela vai desequilibrar pra trás na hora de subir - porque vai jogar a barra pra trás também.

Quanto ao ponto de cuidar pra não subir primeiro o quadril nas últimas repetições eu concordo.

Os pés dela ficam levemente apontados pra fora e um pouco mais aberto do que a largura dos ombros, pro quadril encaixar bem no meio das pernas na hora que ela está na posição funda. Se ela apontar totalmente os pés pra frente ela nâo consegue manter o peso distribuido nos pés de uma maneira uniforme, e acaba tirando a parte de trás do chão, ficando na ponta dos pés.

Quanto a abrir os joelhos, também nâo é necessário. Ela mantém uma posição neutra durante todo o movimento, e forçar mais eles pra fora iria prejudicar a amplitude do movimento dela, que fica menor na posição profunda do agachamento quando se faz isso. Agora, isso nâo significa que joelhos indo pra dentro na posição funda seja a coisa certa.

Agora joelhos pra dentro, durante a subida, especialmente em movimentos que exigem flexão profunda de quadril, sinceramente não é algo que eu acho que devemos nos preocupar. Depois eu jogo um vídeo aqui e um artigo que explica a ação dos joelhos em movimentos como esse. Mas já pra adiantar, vai dando uma olhada nos vídeos dos atletas de LPO fazendo agachos, e vocês vai notar que joelhos pra dentro no começo da subida é a regra.

A fabi também não realiza muito essa manobra ainda, porque as cargas estão leves e falta mais estrutura dos músculos estabilizadores dela, pra poder ir adicionando mais carga. Só quis responder essa parte, porque se ela ficar pensando nisso na hora do exercício vai prejudicar a execução dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a abrir os joelhos, também nâo é necessário. Ela mantém uma posição neutra durante todo o movimento, e forçar mais eles pra fora iria prejudicar a amplitude do movimento dela, que fica menor na posição profunda do agachamento quando se faz isso. Agora, isso nâo significa que joelhos indo pra dentro na posição funda seja a coisa certa.

Agora joelhos pra dentro, durante a subida, especialmente em movimentos que exigem flexão profunda de quadril, sinceramente não é algo que eu acho que devemos nos preocupar. Depois eu jogo um vídeo aqui e um artigo que explica a ação dos joelhos em movimentos como esse. Mas já pra adiantar, vai dando uma olhada nos vídeos dos atletas de LPO fazendo agachos, e vocês vai notar que joelhos pra dentro no começo da subida é a regra.

Danilo, boa tarde!

Eu nas últimas repetições do agachamento (quando realmente fica difícil de fazer) acabava trazendo os joelhos um pouco pra dentro. E constatei um incômodo no joelho, sim. Se isso não é causado por essa ação de trazer "pra dentro", pode ser causado por que? Relendo a pergunta percebi que pode ter parecido que estou duvidando de ti (haha). Não é isso, quero saber mesmo pra poder melhorar.

Ps: agachamento high bar e completo

Agora vou parar de poluir o diário da Fabi! haha

Editado por Priest.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, boa tarde!

Eu nas últimas repetições do agachamento (quando realmente fica difícil de fazer) acabava trazendo os joelhos um pouco pra dentro. E constatei um incômodo no joelho, sim. Se isso não é causado por essa ação de trazer "pra dentro", pode ser causado por que? Relendo a pergunta percebi que pode ter parecido que estou duvidando de ti (haha). Não é isso, quero saber mesmo pra poder melhorar.

Agora vou parar de poluir o diário da Fabi! haha

Teria que ver você executando o movimento pra dar algum palpite. Que agacho você faz? Barra alta ou baixa? Talvez você não consegue manter o joelho em uma posição neutra logo no início do movimento e quando atinge a parte funda ele já não está alinhado com os pés, colocando uma sobrecarga grande nas articulações. Outra coisa, a manobra do joelhos irem pra dentro, é só no momento crítico do movimento que acontece, na hora de iniciar a subida, depois de um certo ponto, os joelhos voltam a ir pra posição neutra novamente. É aquele negócio, começa a subida com eles indo pra dentro, passou de um ponto voltam a ir pra fora.

Que tipo de incômodo é esse? No tendão ou ligamento?

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu pela resposta!

Eu editei depois mas acho que foi tarde demais: é agacho high bar. haha

E trazer os joelhos pra dentro é sim, só no momento crítico. Normalmente apenas no meio da subida da última (de 5 normalmente) repetição. Sobre o joelho não estar numa posição neutra: pode ser sim, visto que eu tenho bastante dificuldade em "ajustar" a base, fico um baita tempão até sentir segurança pra descer.

Ainda não consegui constatar bem aonde é o incômodo, é na parte mais baixa do joelho, acho que possa ser num ligamento. E é apenas um incômodo mesmo, nem chega a causar dor propriamente dita, mas mesmo assim acho que não é normal. E pra somar: desde que troquei por Front Squats (e consequentemente diminui a carga) o "problema" sessou.

Assim que possível gravo um vídeo. Abraço!

Editado por Priest.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Danilo, não vou quotar o seu post porque foi muito grande... hehe

Eu não quis dizer para ela deixar o tronco na vertical, e sim descer a barra em uma linha vertical. Talvez seja pelo ângulo da câmera (que ficou se movimentando para os lados), mas parece que ela desce um pouco na vertical e na metade do movimento vai um pouco para a frente (isso fica mais claro nas duas primeiras repetições, as demais parecem ok).

Também concordo que a carga fica no meio dos pés, imaginei que se ela tentasse jogar um pouco do peso para os calcanhares poderia corrigir essa movimentação da barra.

Da mesma forma que jogar os joelhos para fora não significa que eles devam ir o máximo para fora, eu entendo que a posição ideal é na direção dos pés (justamente por isso falei para tentar filmar com a câmera no ponto onde os pés apontam). Isso seria 'abrir o suficiente os joelhos'.

Posso me meter no assunto e pedir dica de graça sem a mínima cara de pau? hahauh

O que parece melhor (ou menos pior)?

[1] Abrir um pouco menos os joelhos.

[2] Deixar bem abertos e quase sentir as coxas "rasgando" (falta de mobilidade, eu acho). Não é por sentir o exercício, é dor mesmo.

No momento troquei os Back Squats pelos Fronts até pra dar uma diminuída na carga e fortalecer mais os sinergistas e tendões, ligamentos, enfim... mas se puder dar tua opinião eu agradeceria.

Priest, imagino que você já deva ter entendido pelo post do danilo... o melhor seria abrir o suficiente para que os joelhos fiquem na mesma direção dos pés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li tudo, hauhahua!
Vamos lá:
- Sim, senti que as 2 últimas reps estavam muuuuito pesadas, e na hora já notei que estava fazendo algo errado. Essa foi a quarta série e estava bem cansada. Acho que descansei uns 2~3 min da terceira série em diante :(
- Coloquei as anilhas a partir da segunda série porque só com a barra estava desequilibrando. Pra esse treino, acho que a carga foi suficiente;
- Sinto que melhorei a altura da barra, tanto é que a nuca não está doendo (tentei estufar o peito e jogar os ombros bem pra trás). Fiz aquele teste de equilibrar a barra só com o corpo e inclinando um pouco as costas pra frente, sem as mãos, antes de começar cada série;
- A filmagem realmente ficou uma bost*, pelo pouco espaço meu amigo teve que ficar mexendo. Ou ele é descoordenado mesmo, haha!
- Antes de começar o agacho, alonguei brevemente e também fiquei na posição que o Danilo ensinou, segurando em alguma coisa e agachada, com os braços no meio das pernas;
- Não fiz couch stretch nessa semana e mereço uma bronca. Mas alonguei posteriores com elástico na quarta e também fiquei na posição da frase acima por uns minutos;
- Não estou com dor na virilha, mas as pernas estão doloridinhas no geral (só que bem menos que segunda);
- E acho que vou um pouco pra frente ainda, sim. Vou mentalizar a questão da força no meio dos pés / calcanhar no próximo;
- Se tudo der certo, o Danilo vai me ajudar em breve de novo! :D :D :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o vídeo! Mas o pessoal aí de cima me deixa sem jeito pra comentar! uahahuahu

Mas vc curtiu? Nem que seja a minha roupa? Haha!

---

Treinar depois de uma reunião mega cansativa: coragem

10 min bike

Supino reto: 1x5 com 18kg (só barra) e 5x5 com 28kg

Desenvolvimento: 2x10 com halteres de 7kg e 1x8 com halteres de 8kg

Encolhimento: 4x6 com halteres de 18kg

Face pull: 3x15 com 5 placas

Pulley: 3x12 com 4 placas

Leg raises no apoio: 3x15

Dieta: 100% com direito a um bacio di latte pequeno no almoço. Se isso não é amor, nada mais é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FabianaF mudou o título para Diário da Fabi (protusão, condromalácia, dor crônica)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...