Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

pelo o que eu sei essa parada de ecto, meso e endo é justamente uma categorização da genetica das pessoas...

o cara que "inventou" essa parada percebeu que basicamente existiam 3 tipos basicos de corpo e que a partir desses 3 tipos (ecto,meso,endo) se formavam todas as possibilidades de corpos (somatotipos)

então uma pessoa tem caracteristicas de ecto e um pouco de meso, ou ela e ecto pura, ou endomesomorfa e por ai vai... claro que cada pessoa tem a sua genetica e o objetivo da "teoria dos somatotipos" é justamente classificar de forma geral a genetica fisica das pessoas...

por isso o frank zane é ecto e o larry scott meso... e por isso o frank n poder ser parrudo como o larry (que tem ombros maiores e cintura mais larga e ossos mais grossos enquanto que o zane é mais esbelto)

então de acordo com suas caracteristicas fisicas voce e categorizado como ectomesomorfo, ecto puro, endomorfo e por ai vai...

é isso que eu entendo por somatotipos...

Não...

Primeiro, que segundo a teoria em si mesma, para a formação dos três conjuntos, não foram usados apenas características genéticas, mas características que mudam conforme os hábitos das pessoas. A pessoa ter 20% bf ou 10% BF, era importante para o diagnóstico do somatotipo.

E algumas associações a classificações do somatotipos são bem confusas. Não sei sabe, mas os prefixos ecto, meso e endo se referem a camadas da derme, basicamente pele, músculo e gordura. Que relação há entre a altura, a densidade óssea e formação óssea e há uma maior concentração de determinada derme? Pois pelo que vejo, essas duas características que citei, são claramente genéticas e não se relacionam com as dermes, enquanto outras características, podem realmente mudar conforme o meio, mas estão ligadas à derme.

Segundo, não sei se você sabe, mas existe um distinção clara entre Larry Scott e Frank Zane. Na época do Scott(se não me engano), mal existia anabolizante e óleo, mesmo se existisse, não era tão difundido. Já na época do Zane, isso tudo estava comendo quente. Então como você pode avaliar seguramente que o Frank tem essa cintura devido a genética, e não ao uso extremo de anabolizantes? E como pode afirmar que o Scott não poderia possuir a mesma se seguisse o mesmo protocolo de dieta e uso de EAs?

abs

Publicidade

Postado

ecto, meso e endo tem ligação com a quimica termodinamica

ecto significa uma reação quimica que libera energia (delta <0) (magrelo)

meso uma reação nula (delta = 0) (normal)

endo uma reação que absorve energia (delta > 0) (gordo)

" A pessoa ter 20% bf ou 10% BF, era importante para o diagnóstico do somatotipo." mas isso era 60 anos atras, hoje agente sabe dessas variaveis e mesmo assim da pra determinar o biotipo, nesse mesmo topico eu falei que o cara era mesomorfo apesar de ser meio "cheinho"

O scott era fisiculturista nos anos 60, ele foi o primeiro mr, Olympia, era da mesma epoca que o Sergio Oliva (bomba rolava solta)... ele e o zane usaram as mesmas drogas... Mas po, tu vai me dizer que nao nota uma diferença absurda no corpo deles? e facilmente notavel que mesmo que o larry abaixasse muito o bf ele nao teria aquela cintura do frank pois a pelvis dele era claramante mais larga que a do zane (caracteristica mesomorfa)

agente não concorda na questão dos biotipos, mas eu concordo com voce numa coisa:

não existe isso de "dieta pra ectomorfo", "treino pra mesomorfo", "endomorfo tem que fazer aerobico", "não ganho peso pq sou ectomorfo" isso realmente é balela

Postado

ecto, meso e endo tem ligação com a quimica termodinamica

ecto significa uma reação quimica que libera energia (delta <0) (magrelo)

meso uma reação nula (delta = 0) (normal)

endo uma reação que absorve energia (delta > 0) (gordo)

" A pessoa ter 20% bf ou 10% BF, era importante para o diagnóstico do somatotipo." mas isso era 60 anos atras, hoje agente sabe dessas variaveis e mesmo assim da pra determinar o biotipo, nesse mesmo topico eu falei que o cara era mesomorfo apesar de ser meio "cheinho"

O scott era fisiculturista nos anos 60, ele foi o primeiro mr, Olympia, era da mesma epoca que o Sergio Oliva (bomba rolava solta)... ele e o zane usaram as mesmas drogas... Mas po, tu vai me dizer que nao nota uma diferença absurda no corpo deles? e facilmente notavel que mesmo que o larry abaixasse muito o bf ele nao teria aquela cintura do frank pois a pelvis dele era claramante mais larga que a do zane (caracteristica mesomorfa)

agente não concorda na questão dos biotipos, mas eu concordo com voce numa coisa:

não existe isso de "dieta pra ectomorfo", "treino pra mesomorfo", "endomorfo tem que fazer aerobico", "não ganho peso pq sou ectomorfo" isso realmente é balela

ECTO, ENDO E MESO COM TERMODINÂMICA?

MAS QUE PORRA É ESSA?

Pesquisei a etimologia de cada um desses termos, pesquisei até combinado com a termodinâmica, e só acho links de tópicos como esse, aonde ecto/endo/mesomorfismo estão sendo debatidos ao lado da termodinâmica.

Eu gostaria muito de saber daonde vc tirou essa merda...Desculpa cara, não deu para perdoar com boas palavras...

__

E já relacionando o comentário "a cintura do Larry Scott" e "hoje em dia dá para determinar esses biotipos"(aqui você disse implicitamente que a ciência usa essas classificações).

Realmente não dá para ter a mesma cintura do Larry Scott, mas não, isso não faz dele um mesomorfo. Isso é apenas o gene da cintura larga, nada mais para a ciência. E é assim que ela funciona, cada vez analisando mais os termos, indo as coisas de menor escala. A ciência NÃO define biotipos, isso não ajuda nos estudos, nem há relações comprovadas que conectem os fatos uns aos outros.

__

E é uma pena não concordar comigo, não gosto de dar muita certeza para não parecer desumilde, mas acho que estou certo...

abs

Postado

ah bro, não precisava partir pra palavras asperas (sem viadagem)

eu confundi a parada da termodinacia pqcausa da reação endotermica (quando absorve energia) dai na minha cabeça relacionei com endomorfo (absorve gordura) e ja segui a logica pra meso e ecto (ensino medio me batendo ate hj).

vc nem sabia que se usava bomba na epoca do Larry Scott (nem sabia que ela era o primeiro mr Olympia, ou seja, nem sabia quem era larry scott) e nem por isso eu te esculachei

eu n fiquei horas pesquisando, mas os biotipos sao ensinados nas universidades (eu sei pq conheço gente q faz ed fisica), ou seja, ela esta no meio academico, ou seja, foi comprovada cientificamente, ou seja, essa ideia de biotipos no minimo é altamente plausivel.

quanto a cintura do larry scott não da pra ter a cintura dele pq é a genetica dele, ele tem a cintura larga, mas nao é so ele, tem muitas outras pessoas que tem a cintura largas e ombros largos como ele então se categorizou as pessoas como ele como mesomorfas (n to dizendo q é exatamente assim, mas so pra vc entender como surgiu essa parada de classificação de biotipos)...

é so ver videos do sardinha, waldemar, e outros menos "academicos" como leandro twin, danilo frança, todos falam a mesma coisa e todos são confiaveis (bem mais do que um topico sobre "biotipos balela" num forum de internet)

eu gostaria de continuar a conversa pra gente aprender um com o outro, mas sem violencia pls :sad01_anim:

Postado (editado)

ah bro, não precisava partir pra palavras asperas (sem viadagem)

eu confundi a parada da termodinacia pqcausa da reação endotermica (quando absorve energia) dai na minha cabeça relacionei com endomorfo (absorve gordura) e ja segui a logica pra meso e ecto (ensino medio me batendo ate hj).

vc nem sabia que se usava bomba na epoca do Larry Scott (nem sabia que ela era o primeiro mr Olympia, ou seja, nem sabia quem era larry scott) e nem por isso eu te esculachei

eu n fiquei horas pesquisando, mas os biotipos sao ensinados nas universidades (eu sei pq conheço gente q faz ed fisica), ou seja, ela esta no meio academico, ou seja, foi comprovada cientificamente, ou seja, essa ideia de biotipos no minimo é altamente plausivel.

quanto a cintura do larry scott não da pra ter a cintura dele pq é a genetica dele, ele tem a cintura larga, mas nao é so ele, tem muitas outras pessoas que tem a cintura largas e ombros largos como ele então se categorizou as pessoas como ele como mesomorfas (n to dizendo q é exatamente assim, mas so pra vc entender como surgiu essa parada de classificação de biotipos)...

é so ver videos do sardinha, waldemar, e outros menos "academicos" como leandro twin, danilo frança, todos falam a mesma coisa e todos são confiaveis (bem mais do que um topico sobre "biotipos balela" num forum de internet)

eu gostaria de continuar a conversa pra gente aprender um com o outro, mas sem violencia pls :sad01_anim:

Ah entendi. Tá bom, peço desculpas pelo exagero.

Volta lá trás no que eu disse, eu falei que se usava menos bomba no período do Larry Scott em comparação ao do Frank Zane. Não afirmei que nem usava. Eu apenas pensei que o Larry Scott que ele era um pouco mais velho ainda, mas tanto faz, pode existir diferença mesmo.

__

Tem que ser avaliado melhor esse negócio de ser ensinado em universidades. Homeopatia também é ensinada em algumas universidades brasileiras e...Bem...

Nunca vi um treinador de esporte usar esse termo, e olha que lá fora eles nerdizam essas paradas. Só vejo esses termos difundidos no fisiculturismo, pois esses termos só conseguem definir (mais ou menos) a aparência da pessoa e não sua verdadeira capacidade para um determinado esporte. Não traduz as capacidades mecânicas de cada um.

__

E eu conheço vídeos e textos de todos esses caras citados, porém discordo de todos. E além de cometer uma falácia de autoridade, não prestou atenção em quem é o autor do texto do blog(ou desconhece provavelmente), que dentro desse seu comentário "esse cara é mais importante para afirmar isso", esse cara é realmente mais foda que todos esses citados: ele é recordista RAW de powerlifting, Jamie Lewis;

Editado por Visitante

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...