Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado
Por mais estranho que seja é até verdade.

Já passaste muito tempo tomando banho? Já percebeu que seus dedinhos ficam todos enrugados? Pois é, osmose... E olha que água "comum" é bem menos hipotônica.

Me parece, não tenho certeza, que nossa pele fica enrugada por conta de uma adaptação do ser humano á água. No caso, nossa pele enruga porque fica mais fácil para manusearmos ferramentas, ou caçar em baixo da água.

Postado

Já passaste muito tempo tomando banho? Já percebeu que seus dedinhos ficam todos enrugados? Pois é, osmose... E olha que água "comum" é bem menos hipotônica.

E não seria ao contrário? A camada superficial da pele que absorve a água e quando ela evapora a mão fica enrugada daquela forma.

E se realmente fosse osmose não deveria o corpo todo ficar enrugado?

• Supermoderador
Postado

Eu li um artigo semana passada sobre isso, falava que isso é parte da evolução humana. Com os dedos enrugados por causa da água, a pessoa consegue pegar uma bolinha (por exemplo uma fruta [comida]) mais facilmente em um lago, logo os pesquisadores consideram isso como uma evolução/adaptação para conseguir comida mais facilmente.

Postado (editado)
Sei não hein Shapudo, é mais provável que o elefante sinta o cheiro de algum minério ou algum outro agente na água. Sentir o cheiro da água propriamente dita é mais difícil.

Mas eu coloquei no final do meu post, não?

Aquilo que eu falei foi só uma curiosidade, acho que no caso do elefante é sobre sua capacidade olfativa elevada(já que ele tem aquela tromba).

Editado por Visitante
Postado (editado)

Enfim, eu trabalho em uma refinaria e aqui temos uma estação de tratamento dágua... Nessa estacão deixamos ela pura para só assim ela poder ir para as caudeiras.

Eu mexo com isso praticamente todos os dias e te afirmo com toda certeza que é o meio mais hipotônico que existe na natureza. Posso ter me excedido ao falar do enrugar dos dedos mas sobre a ingestão de água pura "roubar nutrientes" eu creio veemente. É fisicamente e quimicamente possível.

Eu vi essa reportagem sobre o enrugar dos dedos no G1, e mesmo eu sendo evolucionista não levei muita a sério essa pesquisa. Dá-se a entender que é um estimulo nervoso.

Já li também que o enrugar não é promovido pelas células da epiderme em si mas sim pela queratina contida na pele, no caso a osmose seria entre a queratina e meio hipotônico. E essa "estória" é a que mais me convence até porque as pontas dos dedos contém bastante queratina.

PS: Não estou querendo ser o dono da verdade, acho bem legal discussões baseadas em argumentos e contra-argumentos. Infelizmente o assunto tem poucas fontes de pesquisa e por isso deixa essa lacuna entre as respostas. De certa forma, nesse assunto, tu acreditas no que quiseres.

Editado por Luizns

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...