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Vou tentar dividir esse post em 2 pedaços, o primeiro com esse vídeo aqui mostrando (ou não) como o candidato que eu irei votar não é perfeito, muito longe disso:

________

Quem quiser abrir aqui e ler, vá em frente. São só 900 palavras :)

Pior que quanto mais eu leio, mais eu penso que educação não deveria ser papel do Estado. Investigando sobre esse vídeo aí, eu li que em São Paulo já se faz a mesma coisa: quem rende mais, ganha mais. Mas isso acaba virando a coisa ao contrário: os professores passam os alunos com notas boas apenas para mostrar desempenho e ganhar o deles. Não deveria ser o contrário, quanto mais repetência, melhor o aluno?

Explico o meu ponto de vista:

Aqui no RS tem uma universidade chamada UFRGS que é federal, é a melhor do Estado na grande maioria (se não todos os comuns) dos cursos e é extremamente disputada. Os alunos que se formam (os poucos) são bastante disputados no mercado de trabalho e, apesar de normalmente sairem alienados (explico abaixo), acabam sendo bons profissionais.

Porque ela tem qualidade? Eu vejo alguns motivos óbvios:

1) o fato de ser federal significa que você não paga (diretamente pelo menos), logo não tem um boleto todo mês com R$1200~1500 (valor normal para fazer todas as cadeiras nas universidades particulares). Isso atrai bastante gente para a prova de seleção, e como apenas quem acerta mais (isso até as cotas) entra, apenas os mais inteligentes entram.

2) O segundo item é o fato de que os professores não se importam com os alunos. Não tem a pressão do aluno ou do coordenador do curso 'eu estou pagando pelo diploma, quero me formar'. Os professores não se importam se você dorme pouco, trabalha, precisa de ônibus... nada disso. Existe um padrão de qualidade e, quem não chega nele, não passa. Simples assim.

3) O terceiro e mais polêmico é que quem normalmente entra são os 'riquinhos' que os pais podem bancar a moradia, alimentação e transporte e esses pensam apenas em estudar. E como os pais tem dinheiro, frequentaram escolas particulares onde o ensino fundamentar e médio são muito melhores. É uma ironia, mas quem tem baixa renda e quer estudar, acaba entrando em uma faculdade particular e fazendo 1-2 cadeiras no começo, e conforme a renda aumenta por causa do curso que está em andamento, consegue-se aumentar o número de cadeiras. Uma engenharia que em teoria pode-se levar 5 anos, o tempo médio para se formar é de 8 anos (particulares). Polêmico porque normalmente o pessoal gosta de dizer 'faculdade pública é para pobres, os ricos podem pagar particular'... e rico não paga imposto? É complicado tu chegar aos 18 anos e ver que alguém teve melhores oportunidades e pode frequentar o curso sem se preocupar com nada porque alguém vai paitrocinar. Esse é o problema maior nos formados desse tipo de curso: o cara entra no mercado de trabalho com 25~30 anos sem experiência alguma no curso que ele está se formando, e especialmente em engenharias, isso é bem complicado. Enquanto o cara que se formou na particular com a mesma idade já tem anos de experiência.

Onde eu quero chegar com isso? Tem um texto no Mises.org que fala que o ensino nos EUA tem caído bastante de qualidade por causa do dinheiro do governo que é colocado na educação, para ser mais preciso, nas universidades particulares. O governo federal injeta dinheiro para colocar alunos. A faculdade se acomoda porque sabe que vai ter turma entrando sempre, sabe que o lucro está garantido e pára de cuidar de tudo nos mínimos detalhes, e se essas turmas não passarem adiante, terão menos vagas para as novas turmas. A qualidade cai com o tempo.

Eu trabalho em uma escola de nível técnico que está passando pelo mesmo problema [prona tec]: o governo federal paga uma bolsa para alunos de baixa renda estudarem, qualifica eles através de um curso técnico e paga a escola (particular) pelas turmas. O cara pobre que não teve acesso a educação e oportunidades vai sair com um emprego de lá, que legal né? Pois é, nem tudo é esse mar de maravilhas:

1) Os alunos que entram têm deficiências gigantescas em matérias básicas que são pré-requisitos em qualquer curso técnico: matemática, física e português;

2) Muitas vezes eles não tem a menor ideia do que vão aprender no curso, estão ali porque se tiverem uma frequência mínima, terão uma ajuda de custo, e acabam desistindo quando descobrem que não é fácil;

3) Mesmo que os alunos não passem de semestre ou desistam, o governo federal paga por aqueles alunos até o fim do curso (curso de 2 anos, se o cara desiste no segundo mês, a escola recebe por 2 anos);

4) A escola está acostumada e equipada uma para uma determinada demanda. Se várias turmas extras entram, a extrutura instalada não será suficiente. Até melhorar todos esses pontos, leva tempo;

5) Quem está pagando por esses alunos?

6) Se não existe prova de seleção e poucos alunos entrando (é o contrário, visita-se escolas para chamar mais alunos e tentar completar o maior número de turmas), a qualidade cai.

________

Para concluir, pode até parecer egoísmo, mas o Estado não deveria pagar pela educação. O Estado deve garantir segurança pública e segurança contra outros países e não se meter na vida dos outros. 'Ah mas educação é essencial, é importante'. O Milton Friedman desbanca esse argumento fazendo a pergunta: os carros da Ford não são um 'bem' que toda a sociedade deveria ter, aumentar a produção, melhorar a segurança... porque o governo deve tirar o dinheiro de todos para pagar pela educação de alguns? Porque o governo deveria colocar o dinheiro que ele não tem em uma empresa em detrimento das outras?

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Postado

Fiquem tranquilos, com o investimento de 10% do PIB em educação e a federalização do ensino básico todos os problemas educacionais do bra$iu serão resolvidos...

Mais dinheiro pra ser desviado em esquemas de corrupção, mais carga tributária pra sustentar esse absurdo e de quebra o Estado ainda quer acelerar a doutrinação esquerdista-marxista nas escolas, transformando as crianças em vadias, gays e fracotes emasculados cada vez mais cedo... q beleza

:hmmph:

Postado

"Quando foram disponibilizados recursos extras para alunos com necessidades especiais, os educadores passaram a classificar mais e mais seus estudantes como portadores de necessidades especiais." (O Livro Politicamente Incorreto da Esquerda e do Socialismo sobre as Escolas do EUA)

Outro exemplo do livro. Quando uma fabrica de pregos da URSS teve seu desempenho medido por quantidade de pregos, os diretores mandaram fazer pregos menores. Quando o desempenho era por peso bruto de pregos, eles faziam pregos maiores.

É aquela velha coisa que todo liberal sabe: o mercado FUNCIONA melhor que o Estado.

Vocês lembram da treta dos laudos de Whey? Foi a ANVISA ou um consumidor que denunciou produtos pilantras? Ainda que o Félix recebeu dinheiro de alguma marca, foi a concorrência capitalista que fez esta marca denunciar a outra, enquanto a agência estatal de vigilância se mostrou ineficiente.

---

Como conservador, eu discordo que a educação não deveria ser pública. Eu defendo um modelo misto. Escolas privadas no sistema de vouchers. Quem criou e defendeu esta ideia foi Milton Friedman, já citado pelo Aless, que não gostava nada de escolas públicas.

Postado

Por essas e outras que eu planejo nunca votar.

"A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta". Não votar (ou votar nulo/branco) na prática significa ajudar quem já tem maior tendência de ganhar as eleições. Se você tá contente com o estado atual que tá o país, maravilha, segue firme. Se não sugiro que reflita um pouco no peso que seu voto tem.

Poizé né?

É por isso que estou torcendo para a seleção perder.

Mas o que me deixa mais puto mesmo são os brasileiros.

Brasileiro só é patriota durante a copa.

Só é patriota durante a copa.

Eu normalmente sou muito não reativo pras coisas em geral, mas não consigo ser quando se trata disso.

Vai tomar no cu, cara.

Eu vejo essas bandeirinhas nos carros e sinto vontade de arregaçar com geral.

Nego aqui não é patriota nem tem tempos de copa porque não torce para o Brasil. Torce p/ seleção brasileira.

Postado (editado)

Vou tentar dividir esse post em 2 pedaços, o primeiro com esse vídeo aqui mostrando (ou não) como o candidato que eu irei votar não é perfeito, muito longe disso:

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Quem quiser abrir aqui e ler, vá em frente. São só 900 palavras :)

Pior que quanto mais eu leio, mais eu penso que educação não deveria ser papel do Estado. Investigando sobre esse vídeo aí, eu li que em São Paulo já se faz a mesma coisa: quem rende mais, ganha mais. Mas isso acaba virando a coisa ao contrário: os professores passam os alunos com notas boas apenas para mostrar desempenho e ganhar o deles. Não deveria ser o contrário, quanto mais repetência, melhor o aluno?

Explico o meu ponto de vista:

Aqui no RS tem uma universidade chamada UFRGS que é federal, é a melhor do Estado na grande maioria (se não todos os comuns) dos cursos e é extremamente disputada. Os alunos que se formam (os poucos) são bastante disputados no mercado de trabalho e, apesar de normalmente sairem alienados (explico abaixo), acabam sendo bons profissionais.

Porque ela tem qualidade? Eu vejo alguns motivos óbvios:

1) o fato de ser federal significa que você não paga (diretamente pelo menos), logo não tem um boleto todo mês com R$1200~1500 (valor normal para fazer todas as cadeiras nas universidades particulares). Isso atrai bastante gente para a prova de seleção, e como apenas quem acerta mais (isso até as cotas) entra, apenas os mais inteligentes entram.

2) O segundo item é o fato de que os professores não se importam com os alunos. Não tem a pressão do aluno ou do coordenador do curso 'eu estou pagando pelo diploma, quero me formar'. Os professores não se importam se você dorme pouco, trabalha, precisa de ônibus... nada disso. Existe um padrão de qualidade e, quem não chega nele, não passa. Simples assim.

3) O terceiro e mais polêmico é que quem normalmente entra são os 'riquinhos' que os pais podem bancar a moradia, alimentação e transporte e esses pensam apenas em estudar. E como os pais tem dinheiro, frequentaram escolas particulares onde o ensino fundamentar e médio são muito melhores. É uma ironia, mas quem tem baixa renda e quer estudar, acaba entrando em uma faculdade particular e fazendo 1-2 cadeiras no começo, e conforme a renda aumenta por causa do curso que está em andamento, consegue-se aumentar o número de cadeiras. Uma engenharia que em teoria pode-se levar 5 anos, o tempo médio para se formar é de 8 anos (particulares). Polêmico porque normalmente o pessoal gosta de dizer 'faculdade pública é para pobres, os ricos podem pagar particular'... e rico não paga imposto? É complicado tu chegar aos 18 anos e ver que alguém teve melhores oportunidades e pode frequentar o curso sem se preocupar com nada porque alguém vai paitrocinar. Esse é o problema maior nos formados desse tipo de curso: o cara entra no mercado de trabalho com 25~30 anos sem experiência alguma no curso que ele está se formando, e especialmente em engenharias, isso é bem complicado. Enquanto o cara que se formou na particular com a mesma idade já tem anos de experiência.

Onde eu quero chegar com isso? Tem um texto no Mises.org que fala que o ensino nos EUA tem caído bastante de qualidade por causa do dinheiro do governo que é colocado na educação, para ser mais preciso, nas universidades particulares. O governo federal injeta dinheiro para colocar alunos. A faculdade se acomoda porque sabe que vai ter turma entrando sempre, sabe que o lucro está garantido e pára de cuidar de tudo nos mínimos detalhes, e se essas turmas não passarem adiante, terão menos vagas para as novas turmas. A qualidade cai com o tempo.

Eu trabalho em uma escola de nível técnico que está passando pelo mesmo problema [prona tec]: o governo federal paga uma bolsa para alunos de baixa renda estudarem, qualifica eles através de um curso técnico e paga a escola (particular) pelas turmas. O cara pobre que não teve acesso a educação e oportunidades vai sair com um emprego de lá, que legal né? Pois é, nem tudo é esse mar de maravilhas:

1) Os alunos que entram têm deficiências gigantescas em matérias básicas que são pré-requisitos em qualquer curso técnico: matemática, física e português;

2) Muitas vezes eles não tem a menor ideia do que vão aprender no curso, estão ali porque se tiverem uma frequência mínima, terão uma ajuda de custo, e acabam desistindo quando descobrem que não é fácil;

3) Mesmo que os alunos não passem de semestre ou desistam, o governo federal paga por aqueles alunos até o fim do curso (curso de 2 anos, se o cara desiste no segundo mês, a escola recebe por 2 anos);

4) A escola está acostumada e equipada uma para uma determinada demanda. Se várias turmas extras entram, a extrutura instalada não será suficiente. Até melhorar todos esses pontos, leva tempo;

5) Quem está pagando por esses alunos?

6) Se não existe prova de seleção e poucos alunos entrando (é o contrário, visita-se escolas para chamar mais alunos e tentar completar o maior número de turmas), a qualidade cai.

________

Para concluir, pode até parecer egoísmo, mas o Estado não deveria pagar pela educação. O Estado deve garantir segurança pública e segurança contra outros países e não se meter na vida dos outros. 'Ah mas educação é essencial, é importante'. O Milton Friedman desbanca esse argumento fazendo a pergunta: os carros da Ford não são um 'bem' que toda a sociedade deveria ter, aumentar a produção, melhorar a segurança... porque o governo deve tirar o dinheiro de todos para pagar pela educação de alguns? Porque o governo deveria colocar o dinheiro que ele não tem em uma empresa em detrimento das outras?

Privatizar a educação é a ultima coisa q resolverá o nosso problema.

Isso já foi provado na prática, no período ditatorial.

A educação deve ser estatizada. O problema é q o nosso estado atual é um lixo.

Editado por Wallking
Postado (editado)

Privatizar a educação é a ultima coisa q resolverá o nosso problema.

Isso já foi provado na prática, no período ditatorial.

A educação deve ser estatizada. O problema é q o nosso estado atual é um lixo.

Não concordo. Educação estatizada sempre vai ter cunho ideológico, nunca vai ensinar o que deve ser ensinado.

Educação privatizada, ou até o homeschooling DEVE ser permitido, pra garantir que o aluno não seja mais um lobotomizado.

Cara, o frango já te provou com um monte de links, notícias que o ensino no período ditatorial foi zilhões de vezes melhor e você insiste nessa? Tá bom que o MOBRAL não foi um salvador da pátria, mas já tá na hora de tirar esse pouca-telha-freire da nossa também.

Editado por Joao Souza
Postado (editado)

Me provou?

Vc fala igualzinho a um outro cara daqui.
E quando eu pedia fontes, ele falava q as pessoas q ele conhecia falavam q era bom.

Isso com as estatísticas de analfabetismo q falam por si só. A deterioração do ensino publico e privatizações no ensino superior. E não minimize o desastre q foi MOBRAL.

E só pra lembrar, eu também provei isso com fontes!

Mas enfim, quando eu citei a frase "privatização na ditadura", nem me referia a qualidade de ensino, e sim a forma de como ela ajudou a intensificar a crise nos anos 80, ao invés de promover o contrário.

Sobre esse papo de cunho ideológico, deixe de ser minimalista.

Veja q o top de qualidade de ensino mundial hj é 100% estatal.

É claro q não serve de base pra comparação com o Brasil, já q lá vc paga e ver o retorno.

Aqui vc paga, é roubado e tem um ensino miserável.






Editado por Wallking
Postado

HAHAH sou fã daqueles mascarados que quebram tudo , são a unica esperança dos politicos se tocarem e mudarem a situação do pais.

legal a hora que vc descobrir quem está por trás desses "mascarados que saem quebrando tudo"

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