Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Existem 4 niveis de condromalacia: do 1 (mais leve) até o 4 (grave). É uma escala progressiva, e que não tem volta, ou seja, voce só pode piorar, caso não trate. Se fizer o tratamento correto, pode evitar uma evolução do quadro. Normalmente só no nível 4 é aconselhada a cirurgia e a partir do 3, normalmente se recomenda a infiltração.

Em termos de exercícios, o que se deve fazer:

- Fortalecer musculatura adutora (muito!), já que há um desequilibrio muscular

- Alongamento de isquiotibiais (muito)

- Fortalecer, abdutores, quadriceps, porém com restrição de angulação. A maior tensão na patela, é perto dos 90 graus, portanto evite-a. Qualquer tipo de atividade. Não tem essa de que cadeira extensora não pode. Evite as angulações proximas a 90 graus, que aumentam a tensao na patela. Exercícios isometricos e com protocolos excentricos são válidos também. Passo cadeira extensora, leg press, agachamento pra todos meus alunos com condromalacia e não tive piora nem de grau, nem de dor relacionado a isso.

Alguns exercicios que costumo passar

- Agachamento isométrico com angulação reduzida

- leg press em angulo reduzido

- leg press unilateral em angulo reduzido

- cadeira extensora em isometria e excentrico, nas fases finais e iniciais

  • 4 semanas depois...

Publicidade

Postado

Olá li tudo, estou passando pelo mesmo problema e cara isso me colocou p baixo perdi 1kg, ja ja estou a 2 semanas com dor, deseperada pq sempre malhei e nunca sofri nenhuma lesão gostei de tudo q li, e estou na prática.... uso de gelo ajuda né?????

  • 4 semanas depois...
Postado

Deixando meu depoimento, 25 anos de musculação com vários erros e acertos.

Assim como muitos também me acomete a condromalâcia, tendinite patelar ou sobre carga do mecanismo extensor de ambos os joelhos. Já tentei vários protocolos, ouvi vários “especialistas” (médicos, instrutores de academias e afins) e demorei em descobrir uma maneira de contornar a TEMIDA.

Bem, lendo muitos artigos científicos INDEXADOS, comentários de profissionais da área do esporte, e por tentativa e erro consegui encontrar um protocolo de treino que me possibilita continuar na ativa aos 44 anos.

Primeiro não existe exercícios proibidos, cadencia e ou amplitude. Cada caso deve ser analisado individualmente. Verificar se na execução dos exercícios a dor ocorre antes, durante ou mais tardiamente. No meu caso, e exatamente no meu caso verifiquei que qualquer forma de execução de exercícios de cadeia aberta (extensores de perna no caso e ab/adutores) não são ideais. Agora fazer agachamento livre, terra e stiff se mostraram eficazes e poucos agressivos aos joelhos ao longo prazo.

Notei que o terra feito de forma correta, poucas repetições corrobora para o desenvolvimento de toda a cadeia de músculos da perna. O fato de manter os joelhos não tão flexionados reduz a aderência das cartilagens, ao mesmo tempo em que fortalece os músculos estabilizadores, quadríceps femoral e posteriores da coxa. Mas oq que mais demorou em descobrir foi se meu problema derivava da :

1. falta de alongamento dos posteriores da coxa;

2. fraqueza nos quadríceps;

3. desbalanceamento do vasto medial oblíquo;

4. falta de alongamento nos quadríceps;

5. fraqueza ou falta de alongamento dos músculos da panturrilha.

Em particular, depois de erros acertos dores absurdas adotei o seguinte protocolo de treino

1. Terra 3 séries de 6

2. Agachamento 2 séries 90 graus com distância acima da largura do ombro

3. Muito gêmeos, mas muito gêmeos mesmo

4. Depois ao final muito alongamento para as pernas e principalmente gêmeos.

Por ter 44 anos o tempo de descanso entre cada treino deve ser no mínimo 7 dias assim sendo, esse protocolo é seguido apenas uma vez por semana.

Segunda sigo esse protocolo

Quarta Peito e ombro

Sexta costas e bíceps

Não faço tríceps, pois deixo na forma de crescimento indireto.

Até o momento estou há um ano sem dor nos joelhos e minha condromalacia IV ta me dando uma folguinha.

  • 8 meses depois...
Postado

Desenterrando o post, eae galera, o joelho melhorou ou piorou? Atualmente estou passando pelo mesmo problema, já to chegando no nível casquinha de sorvete por não treinar perna kkkk

  • 3 semanas depois...
Postado

Olá gente, desenterrando o post também hahaha

Descobri que tenho Condromalácia porque minha Patela é alta, não fica encaixada certinho no lugar que deveria, ela fica muito pra cima, e isso é da minha própria anatomia, segundo o médico, nasci assim!

Gostaria de saber se alguem tem esse tipo de anomalia, e se nesse meu caso, tudo o que se aplica à vocês que tem outras causas para a condromalácia, se aplica a mim tbm.

Obrigada desde já :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...