Este é um post popular. Saintgraal 3462 Postado Junho 7, 2013 às 14:36 Este é um post popular. Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 14:36 Olá galera, venho criando um pequeno tópico, explicando um pouco sobre canelite... o material é bem simples, mas acho que dá pra adquirir um breve conhecimento básico, para o médico não te passar a perna Vamos falar um pouco sobre Canelite? Canelite é o nome popularizado da patologia: Síndrome do estresse do medial da tibia/fibula (os dois ossos da nossa região da canela, abaixo do joelho) É bem comum em corredores, atletas de ponta, ciclistas, tenistas e ginastas também é fácil ocorrer me pessoas obesas (que foi meu caso) o tratamento é bem simples, e não foge do padrão, é alongar e condicionar a região. e para os obesos: perder peso > a musculatura e os ossos se fortificam por meio de compressão (ossos por meio dos osteoblastos que são forçados a produzir mais células ósseas) Como nosso corpo usa a lei uso/desuso ele vai fortificar a região. Tá mas dói pra caramba! sim dói, mas você precisa adquirir hábitos para que essa dor SUMA, deve praticar, e aplicar uma certa tensão nessa região todo santo dia, até o corpo adaptar a região. sim isso com obesos... mas e quanto aos atletas de alto rendimento e de ponta que citei acima? é algo mais complexo! eles geralmente estão com fibula/tibia totalmente desgastados e por lesionados esforço repetitivo (LER) a longo prazo, tudo que é demais, acaba um dia prejudicando. Vai pensando que agacha com 180kgs até o chão, seus joelhos vão estar inteiros com 40 anos? tá é mentirinha todo mundo está sujeito a isso... os atletas, já precisam de um acompanhamento mais de perto e por profissionais da área, se possível especializados (ortopedistas e afins) RPG pode ser uma boa saída também. As principais alterações biomecânicas que podem causar a canelite são: 1 - Pronação do tornozelo: ocorre no momento em que o peso do corpo está sobre o pé, a sua parte posterior "cai para dentro" devido alguns encurtamentos dos músculos do tornozelo e da perna. 2 - Deformação excessiva do arco plantar: o pé apresenta uma elevação na parte interna, chamada arco plantar. Durante sua corrida, é normal que ocorra um rebaixamento desse arco para absorver o impacto/atrito do solo, porém se esse rebaixamento for muito rápido e excessivo, pode ser um dos fatores que ocasionam a canelite. 3 - Contração inadequada do músculo sóleo: o sóleo juntamente com o gastrocnêmio são músculos que formam a sua panturrilha, a contração inadequada (antes ou depois da hora certa) causa uma tensão desnecessária no seus ossos fibulares e tibiais, ocasionando uma possível canelite. talitadonazzan, Aless, Marcel Souza e 7 outros reagiu a isso 10 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TsuG 1056 Postado Junho 7, 2013 às 14:59 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 14:59 Interessante, isso me fez pensar que posso estar "sofrendo" disso. Veja se consegue me ajudar. No meu caso é o seguinte, nao sou obeso e nem atleta de ponta, mas fui atropelado (por um bebado¬¬) a 2 anos atras e acabei fraturando a canela direita em 3 lugares. a tibia se partiu totalmente em 1 ponto, sendo necessário cirurgia e a colocação de platina que tenho ate hoje. sera que por eu ter essa platina na tibia, eu acabo sofrendo um estresse maior no osso? que tem uns 15 dias que a canela tem me incomodado bastante. Fui a um ortopedista da ultima vez que ela incomodou assim, pra ver se estava tudo certo e pelas radiografias estava certo, afinal o osso esta calcificado e a chapa estava no devido lugar dela. mas se for canelite, essa inflamação nao apareceria na radiografia. Se for realmente canelite, sera que simples exercícios de alongamento como vc sugere primeiro darão algum resultado em mim? ou sera só me livro desse incomodo quando retirar a platina¬¬ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Yanky 21 Postado Junho 7, 2013 às 15:01 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 15:01 porra velho eu sentia isso direto quando era mais gordo , isso acontece mt cmg em aej Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Koreano1 1 Postado Junho 7, 2013 às 15:10 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 15:10 Baaah, bem interessante o artigo. Sinto muito essa dor quando caminho umas distâncias um pouco maiores e num passo acelerado. Tudo bem que eu acabo não me alongando antes de percorrer essa distância que faço no dia a dia. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Supermoderador helb4o 1639 Postado Junho 7, 2013 às 15:34 Supermoderador Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 15:34 Saint, suspeito que o assunto pode ser correlato com o tópico: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/17074-tibialgia-canelite-shin-splints/ E seria útil que o conteúdo que postou fosse acrescentado ao mesmo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
escrubles1 386 Postado Junho 7, 2013 às 15:38 Compartilhar Postado Junho 7, 2013 às 15:38 (editado) Minha maldição... eu corria quase todo dia durante meses e ainda fazia taekwondo, ai vira e mexe batia a canela esquerda, uma vez bati e n consegui mais andar.fui mancando pra casa e o escambal.Ai dps disso qq toquinho dela e eu morria dps d 3 anos ainda tenho essa merda, msm sem fazer o taekwondo e sem correr.ta mt melhor q antes mas c tomar porrada mt forte ela volta.Uma epoca q eu tava melhor disso era qnd eu dava canelada em saco d pancada, parece q criou resistencia.Mas to a um tempo sem fazer isso e tomei uma porra um dia ai q fico 2semanas doendo... esses alongamentos ai ja me ajudaram bastante Editado Junho 7, 2013 às 15:40 por escrubles1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
internetador 15 Postado Junho 9, 2013 às 19:36 Compartilhar Postado Junho 9, 2013 às 19:36 Bela contribuição Saint. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Saintgraal 3462 Postado Junho 10, 2013 às 10:31 Autor Compartilhar Postado Junho 10, 2013 às 10:31 Interessante, isso me fez pensar que posso estar "sofrendo" disso. Veja se consegue me ajudar. No meu caso é o seguinte, nao sou obeso e nem atleta de ponta, mas fui atropelado (por um bebado¬¬) a 2 anos atras e acabei fraturando a canela direita em 3 lugares. a tibia se partiu totalmente em 1 ponto, sendo necessário cirurgia e a colocação de platina que tenho ate hoje. sera que por eu ter essa platina na tibia, eu acabo sofrendo um estresse maior no osso? que tem uns 15 dias que a canela tem me incomodado bastante. Fui a um ortopedista da ultima vez que ela incomodou assim, pra ver se estava tudo certo e pelas radiografias estava certo, afinal o osso esta calcificado e a chapa estava no devido lugar dela. mas se for canelite, essa inflamação nao apareceria na radiografia. Se for realmente canelite, sera que simples exercícios de alongamento como vc sugere primeiro darão algum resultado em mim? ou sera só me livro desse incomodo quando retirar a platina¬¬ Tsug acho que só quando retirar o pino de platina mesmo. sim na radiografia está indicando tudo "normal" mas essa platina pode estar ocasionando alguma sobrecarga em algum osso da canela, porque querendo ou não a platina não tem sindesmose (articulação fibrosa) que é pouco flexível, mas faz um movimento articular desses dois ossos (tibia e fibula) como se fosse um "aliviador" de impactors, atritos e torques. tem previsão de quando isso será retirado? um pouco do que estou falando em conceito anatômico Proximalmente à articulação do tornozelo, nas porções distais da fíbula e da tíbia, encontramos uma articulação importante: a articulação tibio-fibular distal (sindesmose). É formada pela superfície áspera e convexa da face medial da extremidade distal da fíbula e uma superfície áspera e côncava da face lateral da tíbia. Essa articulação é formada pelos ligamentos tibio-fibular anterior e posterior, transverso inferior e interósseo. Bela contribuição Saint. obrigado TsuG reagiu a isso 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TsuG 1056 Postado Junho 13, 2013 às 18:16 Compartilhar Postado Junho 13, 2013 às 18:16 Tsug acho que só quando retirar o pino de platina mesmo. sim na radiografia está indicando tudo "normal" mas essa platina pode estar ocasionando alguma sobrecarga em algum osso da canela, porque querendo ou não a platina não tem sindesmose (articulação fibrosa) que é pouco flexível, mas faz um movimento articular desses dois ossos (tibia e fibula) como se fosse um "aliviador" de impactors, atritos e torques. tem previsão de quando isso será retirado? um pouco do que estou falando em conceito anatômico Proximalmente à articulação do tornozelo, nas porções distais da fíbula e da tíbia, encontramos uma articulação importante: a articulação tibio-fibular distal (sindesmose). É formada pela superfície áspera e convexa da face medial da extremidade distal da fíbula e uma superfície áspera e côncava da face lateral da tíbia. Essa articulação é formada pelos ligamentos tibio-fibular anterior e posterior, transverso inferior e interósseo. obrigado Hm nao sabia disso, cada dia vejo mais que nao tem jeito e terei que retirar essa bosta o quanto antes. Eu ate ja posso retirar ela, o problema é que moro só e fazer a retirada vai me custar no minimo 7 dias de cama e um mês de muletas. e isso pra mim atualmente esta bem dificil deu conseguir... ficar parado tanto tempo assim esta inviável pra mim atualmente. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Saintgraal 3462 Postado Junho 13, 2013 às 18:20 Autor Compartilhar Postado Junho 13, 2013 às 18:20 entendi. espera uma boa hora pra tirar então deve ser foda pra você fazer aerobios... alternativa é bicicleta ou natação hehe Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora