Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boldo, Taurina, Eparema, Epocler, Funcionam Contra Hepatoxidade?

Posts Recomendados

Postado (editado)

tem várias coisas que são teoricamente boas para o fígado, algumas delas são boas quando bebemos demais com frequencia por exemplo, ou quando come muito lixo, ou talvez tomando EAs

esses suplementos remédios e plantas, diminuem os efeitos da hepatoxidade? ajudam a proteger o figado de malefícios de llongo prazo? das bebidas, e dos EAs?

ou apenas diminuem os sintomas que sentimos dos estragos que estão de qualquer forma acontecendo? mesmoa gente achando que o remédio tá ajudando?

por exemplo tomar 3 epocler na ressaca pra beber mais depois de umas horas, a sensação de fim da ressaca que o epocler causa, está realmente fazendo bem ao fígado ou apenas está cortando os sintomas que sentimos?

tomar desses remédios vai diminuir os danos causados por EAs orais?

ou apenas enganar

Editado por planeta
Postado

No caso dos EAs, só a água ajuda... ajuda mas não resolve. dano ao fígado é irreversível.

links?

Postado

No caso dos EAs, só a água ajuda... ajuda mas não resolve. dano ao fígado é irreversível.

Acho que não eh muito bem assim não... Pelo menos meus níveis de tgo e tgp já voltaram ao normal após um ciclo...

Postado (editado)

Vou procurar isso direitinho e depois volto aqui pra postar fontes decentes mas, acredito que não existam pesquisas realizadas administrando medicamentos (sejam eles fitoterápicos ou não) e AEs em indivíduos. Creio que o comité de ética humana não deixaria passar.

Bom, os medicamentos que blindam o fígado apenas ajudam as células deste órgão a se recuperar de um estresse, seja este causado por álcool, drogas, ou qualquer substância (tóxica ou não) que o nosso corpo precise transformar.

Portanto, dependendo do estrago causado o dano pode ser irreversível sim.

Temos como exemplo a cirrose hepática que ocorre quando se ingere muito álcool, mas se o indivíduo controlar a exposição e a frequência de consumo de bebidas, ele passa longe dessa doença.

Espero ter dado alguma ideia geral, abração.

Editado por Likewrong
Postado

sabendo o que esses medicamentos fazem em relação ao abuso de alcool acho que já serve ... ou pelo menos dá uma base, não?

expectativas em alta pelo seu retorno com mais informações

obrigado a todos que estão contribuindo hehe

Postado (editado)

Bom, ae fica mais tranquilo, creio que eu mesmo consigo explicar um pouco hehe.

Como a maioria já sabe o álcool é metabolizado (biotransformado) no fígado.

O tipo de metabolismo empregado é a oxidação (existem outros como redução, hidrólise, etc).

A sequência de reações químicas é a seguinte:

Etanol -> Acetoaldeído -> Acetato

Bom, esse segundo produto, o acetoaldeído é mais tóxico que o próprio álcool. Então o organismo tem que dar um sumiço o mais rápido possível nele. Vou colar aqui um trecho do site howstuffworks que ilustra bem melhor o que eu falei:

"Um produto do metabolismo do álcool que é mais tóxico que o próprio álcool,o acetaldeído é criado quando o álcool no fígado é destruído por uma enzima chamada álcool-desidrogenase. O acetaldeído é então atacado por outra enzima, o aldeído-desidrogenase, e por outra substância que se chama glutationa, que contém uma quantidade alta de cisteína (uma substância que é atraída pelo acetaldeído). Juntos, o aldeído-desidrogenase e a glutationa formam o acetato (uma substância similar ao vinagre) não tóxico. Este processo funciona bem, deixando ao acetaldeído apenas um curto período de tempo para fazer seu estrago, se apenas alguns coquetéis forem consumidos."

Agora, um trecho da bula do xantinon:

"Os aminoácidos presentes em Xantinon são, ainda, importantes para o metabolismo lipídico e para a síntese e manutenção das membranas celulares e participam de forma relevante na defesa antioxidante intracelular hepática, uma vez que estudos comprovaram que a repleção destes aminoácidos se opõe ao estresse oxidativo responsável pelo aumento nos produtos de perioxidação celular e de radicais livres e danos nas membranas celulares, restaurando as funções hepáticas."

Uma observação da minha parte é que esses medicamentos também aumentam a reserva de glutationa, que é uma substância que atua como antioxidante e inativa os radicais livres provenientes lá daquela transformação do álcool em acetato.

Existem uma dezena de pormenores nisso tudo, mas como eu estudei Fisiologia ha uns 3 anos eu não lembro da maioria hehe. Mas tomarei isso como um sinal para revisar alguns conceitos.

Agora, com relação a AEs a coisa deve mudar. Como são substâncias diferentes o fígado pode usar outros tipos de reações para lidar com os análogos da testosterona. Porém, mesmo que os mecanismos sejam diferentes o sistema e as células são as mesmas. Por isso não se deve beber e usar AEs ou beber e usar alguns tipos de medicamentos.

Como um senso geral, pense que as células tem um limite para trabalhar, se você passa daquele limite ela pode morrer. Até aí tudo bem, fazemos mitose e temos mais células! Mas, quando uma área maior do fígado fica comprometida o bicho pega e o dano se torna irreversível.

Abração!

Referências:

http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/secretaria-executiva-1/coordenacao/base-de-dados/atuacao-do-mpf/acoes-civis-publicas/acp_hepatoprotetores.pdf

http://www.medicinanet.com.br/bula/5496/xantinon.htm

http://saude.hsw.uol.com.br/ressaca6.htm

Editado por Likewrong
Postado

Bom, ae fica mais tranquilo, creio que eu mesmo consigo explicar um pouco hehe.

Como a maioria já sabe o álcool é metabolizado (biotransformado) no fígado.

O tipo de metabolismo empregado é a oxidação (existem outros como redução, hidrólise, etc).

A sequência de reações químicas é a seguinte:

Etanol -> Acetoaldeído -> Acetato

Bom, esse segundo produto, o acetoaldeído é mais tóxico que o próprio álcool. Então o organismo tem que dar um sumiço o mais rápido possível nele. Vou colar aqui um trecho do site howstuffworks que ilustra bem melhor o que eu falei:

"Um produto do metabolismo do álcool que é mais tóxico que o próprio álcool,o acetaldeído é criado quando o álcool no fígado é destruído por uma enzima chamada álcool-desidrogenase. O acetaldeído é então atacado por outra enzima, o aldeído-desidrogenase, e por outra substância que se chama glutationa, que contém uma quantidade alta de cisteína (uma substância que é atraída pelo acetaldeído). Juntos, o aldeído-desidrogenase e a glutationa formam o acetato (uma substância similar ao vinagre) não tóxico. Este processo funciona bem, deixando ao acetaldeído apenas um curto período de tempo para fazer seu estrago, se apenas alguns coquetéis forem consumidos."

Agora, um trecho da bula do xantinon:

"Os aminoácidos presentes em Xantinon são, ainda, importantes para o metabolismo lipídico e para a síntese e manutenção das membranas celulares e participam de forma relevante na defesa antioxidante intracelular hepática, uma vez que estudos comprovaram que a repleção destes aminoácidos se opõe ao estresse oxidativo responsável pelo aumento nos produtos de perioxidação celular e de radicais livres e danos nas membranas celulares, restaurando as funções hepáticas."

Uma observação da minha parte é que esses medicamentos também aumentam a reserva de glutationa, que é uma substância que atua como antioxidante e inativa os radicais livres provenientes lá daquela transformação do álcool em acetato.

Existem uma dezena de pormenores nisso tudo, mas como eu estudei Fisiologia ha uns 3 anos eu não lembro da maioria hehe. Mas tomarei isso como um sinal para revisar alguns conceitos.

Agora, com relação a AEs a coisa deve mudar. Como são substâncias diferentes o fígado pode usar outros tipos de reações para lidar com os análogos da testosterona. Porém, mesmo que os mecanismos sejam diferentes o sistema e as células são as mesmas. Por isso não se deve beber e usar AEs ou beber e usar alguns tipos de medicamentos.

Como um senso geral, pense que as células tem um limite para trabalhar, se você passa daquele limite ela pode morrer. Até aí tudo bem, fazemos mitose e temos mais células! Mas, quando uma área maior do fígado fica comprometida o bicho pega e o dano se torna irreversível.

Abração!

Referências:

http://3ccr.pgr.mpf.gov.br/secretaria-executiva-1/coordenacao/base-de-dados/atuacao-do-mpf/acoes-civis-publicas/acp_hepatoprotetores.pdf

http://www.medicinanet.com.br/bula/5496/xantinon.htm

http://saude.hsw.uol.com.br/ressaca6.htm

muito interessante cara, eu nunca havia ligado os fatos desses tipos diferentes de metabolização... realmente dá pra saber pelo menos que beber e tomar ae's não eh muito bom...

Parabéns!!!

Postado

será que vale a pena uns epocler ciclando oxan ?

ou não vai ajudar?

ou só boldo servE?

* eu entendi o que vc explicou, e os EAs talvez produzam toxidade de forma diferente e talz...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...