Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Estou montando minha dieta entre 2g a 2,5g aproximadamente de proteína por KG. Só que na hora de montar a dieta percebe-se q muita coisa tem proteína tbm, como: "Aveia, Feijão, Arroz, Macarrão, Pão Integral...e etc..

As proteínas desses alimentos citados acima devo incluir tbm no calculo de 2g/KG?

OBS: ouvir dizer uma vez, q as proteínas da aveia, e feijão, são de baixo valor biológico e não deve ser incluso no calculo de 2g/kg.

O que devo fazer incluir qualquer proteína de alimento nesses 2g/kg de proteina, ou so incluir nesses 2g/kg somente carne, leite, whey protein, e outros suplemetos?

Editado por SyncMaster10

Publicidade

Postado

tem alguns topicos com essa dicução. ja que a tabela que tem aqui no forum mesmo, nao conta as proteinas de fonte vegetal, conta apenas as de fonte animal.

o resultado que se chegam nessa discução é que pra uma dieta ficar bem montada, as proteinas tem que ser pelo menos 70% vindas de fonte animal e os outros 30% pode ser somados de fonte vegetal.

Ex:

no caso de uma pessoa com 60kg que ira consumir 2g/kg ficaria assim.

120g proteinas total. sendo dessas 120g, 84g de proteina animal (vinda de carne, ovos, leite, queijo, presunto e afins) e 36g de proteina vegetal (aveia, arroz feijao e etc).

eu ja acho mais facil e pratico somar apenas as proteinas animal. poem 1,8~2g/kg delas e vc tera certeza que esta batendo sua meta diaria de proteina, ja que todo o restante que vc estiver comendo tbm tera proteina.

vlw

Postado (editado)

Tanto fontes de proteína animal quanto vegetal têm um perfil de aminoácidos completo. Em relação aos vegetais, alguns alimentos tem mais de certo aminoácido, outros tem um pouco menos, mas se você consome uma dieta equilibrada, sempre no final vai dar a mesma coisa -- a menos, é claro que você se sustente só de feijão, ou só de arroz, ou só de um alimento apenas.

Portanto, você pode incluir tudo que você come ao longo do dia nos seus cálculos de proteína total, a menos que a principal fonte de proteína da sua dieta seja individualmente de fontes pouco biodisponíveis (quanto seu corpo realmente aproveita). Segue aqui uma pequena lista de exemplos:

1.00 caseína

1.00 albumina de ovo

1.00 proteína de soja

1.00 whey

0.99 micoproteína

0.92 bife

0.91 soja em grãos

0.78 grão-de-bico

0.76 frutas

0.75 feijão preto

0.73 vegetais diversos

0.70 Outros legumes

0.59 cereais e derivados

0.52 amendoim

0.42 trigo integral

A unidade de medida aqui é arbitrária e relativa. Ela representa o grau de aproveitamento comparado à caseína.

Edit: acho que não fui suficientemente claro.

Essa lista mostra o bioaproveitamento de cada fonte de proteína se consumida sozinha. Quando diversas fontes de proteína pouco biodisponíveis, limitadas pela falta de um ou outro aminoácido, são consumidas em conjunto, esse conjunto se torna uma fonte bastante biodisponível.

Exemplo: proteínas de grãos tem um bioaproveitamento em torno de 0.4 a 0.5, limitado pelo aminoácido lisina. Por outro lado, esses alimentos contém mais metionina. A proteína do feijão branco (entre outras vagens) possuem um bioaproveitamento igualmente pobre de 0.6 a 0.7, limitado pela metionina, mas contendo muita lisina. Quando ambos os alimentos são consumidos em quantidades proporcionais na dieta, o bioaproveitamento do alimento combinado é 1.0.

Logo, esqueça esse de não incluir ou ter que corrigir a quantidade de proteína na dieta por causa de uma fonte pouco biodisponível. Uma vez que você come várias coisas, e não uma só o dia inteiro, essa unidade de medida é inútil.

Editado por soldeace
Postado (editado)

Tanto fontes de proteína animal quanto vegetal têm um perfil de aminoácidos completo. Em relação aos vegetais, alguns alimentos tem mais de certo aminoácido, outros tem um pouco menos, mas se você consome uma dieta equilibrada, sempre no final vai dar a mesma coisa -- a menos, é claro que você se sustente só de feijão, ou só de arroz, ou só de um alimento apenas.

Portanto, você pode incluir tudo que você come ao longo do dia nos seus cálculos de proteína total, a menos que a principal fonte de proteína da sua dieta seja individualmente de fontes pouco biodisponíveis (quanto seu corpo realmente aproveita). Segue aqui uma pequena lista de exemplos:

1.00 caseína

1.00 albumina de ovo

1.00 proteína de soja

1.00 whey

0.99 micoproteína

0.92 bife

0.91 soja em grãos

0.78 grão-de-bico

0.76 frutas

0.75 feijão preto

0.73 vegetais diversos

0.70 Outros legumes

0.59 cereais e derivados

0.52 amendoim

0.42 trigo integral

A unidade de medida aqui é arbitrária e relativa. Ela representa o grau de aproveitamento comparado à caseína.

Edit: acho que não fui suficientemente claro.

Essa lista mostra o bioaproveitamento de cada fonte de proteína se consumida sozinha. Quando diversas fontes de proteína pouco biodisponíveis, limitadas pela falta de um ou outro aminoácido, são consumidas em conjunto, esse conjunto se torna uma fonte bastante biodisponível.

Ovo igual à caseína? whey igual caseína? (porcaria) SOJA igual WHEY???

iiiiiiii tem algo estranho aí...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_biol%C3%B3gico

Editado por mfmarlonferrari
Postado

Ovo igual à caseína? whey igual caseína? (porcaria) SOJA igual WHEY???

iiiiiiii tem algo estranho aí...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_biol%C3%B3gico

Esse link que você citou é a lista dos valores biológicos de cada proteína. A Organização Mundial de Saúde não usa mais essa metodologia pra avaliar proteínas desde 1993, por ser um método demasiadamente falho.

A metodologia utilizada hoje leva em conta muitas outras variáveis além da simples avaliação de nitrogênio ingerido/nitrogênio excretado. O nome pomposo da lista que eu citei no post anterior é pontuação de aminoácidos corrigida para digestibilidade da proteína ou Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score (PDCAAS): https://en.wikipedia.org/wiki/Protein_Digestibility_Corrected_Amino_Acid_Score

De qualquer modo, em ambos os casos, o que eu falei sobre misturar as fontes de proteína para ter uma pontuação mais alta é válido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...