Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Notei que muitas pessoas aqui desenvolveram o hábito de tomar colheradas de óleo de oliva para atingir as macros (muitas pessoas, inclusive, a contragosto). Tudo bem, é conveniente e barato. Mas pense por um instante como essa idéia é estranha. Primeiramente, porque não faz sentido tomar uma tuchada de azeite puro ao invés de colocá-lo na comida. Segundo, porque o azeite (apesar de saudável) é uma fonte vazia de calorias. Isto é, você poderia ingerir alimentos gordurosos que contivessem outros nutrientes. É a otimização da sua dieta na melhor forma! Se você come um abacate, por exemplo, é matar uma geração inteira de coelhos com uma colherada só.

Então, além do azeite de oliva que faz muito bem à saúde, segue uma sugestão de gorduras saudáveis que eu costumo comer quando quero atingir a meta de gordura do dia.

Óleo de oliva (120 kcal = 1 colher de sopa)

Prefira as marcas que são enriquecidas com vitamina E, que tem propriedade antioxidante, e que sejam prensadas a frio.

Gordura saturada: 1.9 g

Gordura mono: 9.8 g

Gordura poli: 1.4 g

Omega-6: 1.3 g

Omega-3: 0.1 g

Gordura total: 13.5 g

Macadâmia (120 kcal = 6 unidades)

Fonte de tiamina (8%), manganês (26%)

Gordura saturada: 2.0 g

Gordura mono: 10.1 g

Gordura poli: 0.3 g

Omega-6: 0.2 g

Gordura total: 12.9 g

Castanha-do-pará (120 kcal = 4 unidades)

Fonte de cobre (16%), magnésio (18%), manganês (12%), fósforo (14%), zinco (10%) e selênio (518%). Evitar comer todo dia, pois selênio em excesso causa os mesmos sintomas que sua deficiência.

Gordura saturada: 2.9 g

Gordura mono: 4.6 g

Gordura poli: 3.9 g

Omega-6: 3.9 g

Omega-3: 0.0 g

(+bônus Proteína: 2.7 g)

Gordura total: 12.6g

Abacate (160 kcal = 1/2 unidade)

Fonte de cobre (10%), potássio (14%), ácido pantotênico (14%), vitamina B6 (13%), ácido fólico (20%), vitamina C (17%), vitamina E (10%), vitamina K (26%), riboflavina (8%), niacina (9%)

Gordura saturada: 2.1 g

Gordura mono: 9.8 g

Gordura poli: 1.8 g

Omega-6: 1.7 g

(+bônus Carboidrato: 8.6 g)

Gordura total: 14.7 g

Ovo cozido (150 kcal = 2 unidades)

Fonte de vitamina A (10%), riboflavina (30%), ácido pantotênico (14%), ácido fólico (10%), vitamina B12 (19%), vitamina D (22%), fósforo (17%), ferro (14%), selênio (44%), zinco (14%).

Gordura saturada: 3.3 g

Gordura mono: 4.1 g

Gordura poli: 1.4 g

Omega-6: 1.3 g

(+bônus Proteína: 12.6 g)

(+bônus Colesterol: 373 mg)

Gordura total: 10.6 g

E o meu prefiro, o campeão de todos os tempos...

Manteiga de amendoim (188 kcal = 2 colheres de sopa)

Atenção, não é Amendocrem! É creme de amendoim puro sem açúcar. Um pote de 1kg custa aproximadamente R$8,00 nos cerealistas de São Paulo perto do Mercado Municipal. Fonte de niacina (21%), vitamina B6 (10%), vitamina E (14%), cobre (8%), magnésio (12%), manganês (23%), fósforo (11%), zinco (12%).

Gordura saturada: 3.3 g

Gordura mono: 7.6 g

Gordura poli: 4.4 g

Omega-6: 4.4 g

Omega-3: 0.0 g

(+bônus Proteína: 8.0 g)

Gordura total: 16.1 g

Publicidade

Postado

consumo diário recomendado?

Varia de pessoa pra pessoa. A Organização Mundial de Saúde recomenda 65 g/dia para uma dieta de 2000 kcal. No meu caso em particular, 45-55 g/dia não faz diferença.

Postado

Varia de pessoa pra pessoa. A Organização Mundial de Saúde recomenda 65 g/dia para uma dieta de 2000 kcal. No meu caso em particular, 45-55 g/dia não faz diferença.

entendi...e se usar em exesso? vira gord ruim(sei la) ou faz mal?

Postado

sao essenciais para o equilibrio organico; se destacam por equilibrar o perfil lipidico e exercer papel fundamental na produçao de testosterona

sakei...achei q fosse só pra gerar energia(me falaram isso).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...