Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Postado

Meu discurso é moralista?

E daí?

No mais, o que falei não tem em vista um caso concreto, se vc acha que me referi à discussão do tópico, está redondamente enganado.

Fiz apenas um comentário ao post do Danilo.

Se é isso que vc acha de Roma, está faltando estudar história.

Ou será que está baseando a moralidade de Roma pelo que viu na série Spartacus?

Cara, recomendo ler o livro "Os doze césares" de Suetônio. É um livro escrito por um historiador da roma antiga, ele conta com muitos detalhas a vida dos doze primeiro césares.

A Roma possuía sim imoralidade no seu auge, principalmente na esfera da elite, havia muita corrupção e mortes encomendadas. E também tinha a moralidade da classe baixa do sociedade, talvez as pessoas fossem mais éticas e cidadãs, mas isto não significa a sociedade estava ruindo devido à moralidade. É possível entender a "imoralidade" da sociedade em geral, como o declínio do poder dos césares. Mas como podemos atribuir o declínio de uma sociedade por causa da imoralidade? Isto sendo esta já praticada na fase de auge?

E outra coisa que não entendo. Não sei porque as pessoas falam da imoralidade x declínio da sociedade(você não é a primeira que fala disso) usando os costumes cristões como padrão.Os romanos e os cristões têm pouco em comum, no máximo, o patriarcalismo. E talvez, o conceito de honra, que na verdade foi bem romantizado, pois era apenas o espírito do guerreiro e não uma conduta com várias regras, como se tornou na idade média.

Sem contar que o império romano declinou de vez quando o catolicismo se tornou a religião oficial, mais um indício de que a moralidade não tem nada a ver com uma sociedade próspera.

abs

Postado

@e outros...

Antes de mais nada, desculpem por desviar o foco do tópico, só quero deixar claros alguns pontos.

A moralidade - ou melhor dizer ética, pois esta é o estudo da moral e é ela que faz juízos positivos ou negativos acerca das condutas humanas - a que me referi não tem como paradigma o modelo pregado pelo cristianismo e sim a ética grega que foi absorvida e estudada pelos romanos. Valores como justiça, prudência, caridade, civilidade, lealdade, virtude, dentre outras. Quem se interessar sobre a ética grega é só procurar as obras de Sócrates, Platão e Aristóteles.

E de fato é muito forçado atribuir o declínio de um povo somente a um fator, que no caso do assunto em questão seria a ética do mesmo. Logicamente outras coisas como a ruptura do modelo econômico da época só pra citar como exemplo, foram decisivas. Mas ignorar que a decadência moral - pois estou me referindo as condutas - do povo romano não contribuiu para o seu declínio também não é razoável. Marco Túlio Cícero, nos seus últimos anos de ditadura e na época em que a república romana já estava agonizando escreveu um ensaio sobre como as instituições romanas estavam fragilizadas e sucumbindo perante o poder e as riquezas.

Edit: Eu estudei bem por cima isso em alguma matérias dos meus 3 primeiros semestres da faculdade. Como não é o foco de estudos do meu curso, outra pessoa das filosofias pode me corrigir/complementar/xingar e etc.

Postado

Não é ela, cara. A mina não tem as tattoos que ela tem. E é só comparar com o vídeo do making of do ensaio que ela fez. A Bianca é MUITO mais magrinha.

Postado (editado)

quando a imoralidade se espalha demais as pessoas se tornam cada vez mais controladas apenas pelas suas paixões e desejos

assim elas cada vez mais apenas pensam nas gratificações imediatas, e se esquecem do trabalho de longo prazo... de pensar nas consequencias dos seus atos, etc.

fazem ou pensam apenas visando satisfazer seus desejos, sexo, comida e outros luxos

e deixam de prestar atenção no resto

tudo tem um limite

sexo é bom?

quando o corpo controla o ser, e não o cérebro, os homens são apenas animais, como outros animais, e os outros animais não tem muita capacidade para criar e manter coisas complexas, ou tem?

nunca vi um império liderado por um cachorro

sou moralista?

um cachorro com certeza não é.

Editado por planeta

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...