Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas Sobre Carboidratos (Maltodextrina)

DJRuan

Posts Recomendados

Ola

Estou com uma duvida remoendo na minha mente kkkkk

Ja pesquisei bastante sobre carboidratos e tirei algumas duvidas na sala de aula com a professora de biologia, pelo que eu entendi quanto maior for o indice glicemico de um carboidrato mais rapido ele sera absorvido pelo organismo correto? E tambem os carboidratos sao divididos de acordo com sua complexidade quanto mais complexo mais moleculas tera na sua composiçao e assim mais lenta sera sua absorção, correto tambem?

Então a duvida é a seguinte como a maltodextrina pode ser um carboidrato complexo e ao mesmo tempo de alto indice glicemico?

A dextrose é um carbo de alto indice glicemico mas por sua vez ela e um carboidrato simples, todo carbo simples é absorvido rapidamente.

A complexidade de um carboidrato se da devido a quantidade de moleculas que ele é formado, quanto mais moleculas mais lento a absorção porque o organismo demorara mais para quebrar essas moleculas.

Eu penso que todo carboidrato complexo deve ser de baixo indice glicemico, e todo carbo simples de alto indice glicemico, creio que estou errado entao peço que me esclareçam essas duvidas.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

A complexidade de um carboidrato se da devido a quantidade de moleculas que ele é formado, quanto mais moleculas mais lento a absorção porque o organismo demorara mais para quebrar essas moleculas.

Não necessariamente.

Por exemplo, amido é um carboidrato complexo. Mas a sua saliva tem alfa-amilase, uma enzima que quebra o amido, ou seja, quando chega a porção do seu trato gastrointestinal onde a glicose é absorvida, o amido já foi quebrado em moléculas de glicose.

O mesmo vale para a maltodextrina - embora seja uma molécula grande, as ligações dela são facilmente quebradas. Por isso o IG dela é alto.

Por outro lado, dissacarídeos como lactose e sacarose, que têm apenas uma molécula de glicose, em geral têm IG mais baixo, mesmo sendo formados por apenas duas moléculas de açúcares simples. Mas isso não significa que a absorção seja lenta; o IG é baixo porque a liberação de glicose no sangue é pequena - o outro açúcar (galactose no caso da lactose e frutose no da sacarose) é absorvido rapidamente, da mesma forma que a glicose, mas o IG é mais baixo simplesmente porque o outro açúcar não é glicose :D

No caso da maltose, que é formada por 2 moléculas de glicose, aí sim o IG será alto.

Ou seja, não dá pra dizer simplesmente que carbo simples = ig alto e carbo complexo = ig baixo, tem outros fatores a serem avaliados.

Link para o comentário

Não necessariamente.

Por exemplo, amido é um carboidrato complexo. Mas a sua saliva tem alfa-amilase, uma enzima que quebra o amido, ou seja, quando chega a porção do seu trato gastrointestinal onde a glicose é absorvida, o amido já foi quebrado em moléculas de glicose.

O mesmo vale para a maltodextrina - embora seja uma molécula grande, as ligações dela são facilmente quebradas. Por isso o IG dela é alto.

Por outro lado, dissacarídeos como lactose e sacarose, que têm apenas uma molécula de glicose, em geral têm IG mais baixo, mesmo sendo formados por apenas duas moléculas de açúcares simples. Mas isso não significa que a absorção seja lenta; o IG é baixo porque a liberação de glicose no sangue é pequena - o outro açúcar (galactose no caso da lactose e frutose no da sacarose) é absorvido rapidamente, da mesma forma que a glicose, mas o IG é mais baixo simplesmente porque o outro açúcar não é glicose :D

No caso da maltose, que é formada por 2 moléculas de glicose, aí sim o IG será alto.

Ou seja, não dá pra dizer simplesmente que carbo simples = ig alto e carbo complexo = ig baixo, tem outros fatores a serem avaliados.

Perfeito entendi claramente agora. nao é a complexidade do carboidrato que faz com que ele tenha baixo ig, depende de quais sao as moleculas que compoe o carbo.

Ficou muito claro obrigado amigo.

Editado por DJRuan
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...