Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Esse é o tema de um artigo escrito por Paulo Muzy

ESTOU DE DIETA E BATEU FOME, O QUE COMER?

Problema frequente,fala a verdade?
O fato é que é algo que nos deixa na dúvida: o que comer, onde comer, o que pedir...

Mas essa é mais uma dica rápida:

Raciocine assim: se você está com fome é porque o ponto limite de reserva de nutrientes do seu organismo foi atingido, logo, você absolutamente não tem mais de onde tirar energia para continuar seu processo de síntese de proteínas, nem mesmo manter sua função normal orgânica.
Nessa situação o organismo entre num stand-by do desenvolvimento muscular e começa a se desfazer do lastro energético mais intenso: músculo.

Passar fome frequente = perder músculos frequentemente...

Assim que o nosso limite de estoque de energia é atingido, começa a acontecer uma situação chamada gliconeogênese, onde a musculatura do corpo é utilizada como lastro energético, ou seja, as proteínas que compõe os músculos começam a ser quebradas e transformadas em proteínas que possam ser utilizadas como forma de energia, logo o músculo é consumido num momento de necessidade metabólica.

para o gerenciamento energético do organismo este mecanismo protetor é muito interessante porque ao mesmo tempo que obtêm energia, ele acaba com o grande gastão de energia do corpo humano: a massa muscular. se você parar para pensar que 40 a 45% do nosso peso é massa muscular, pode perceber que deve ser um gasto significativo manter tudo isso nutrido e oxigenado...

para nós, que gostamos de desenvolvimento físico, é um desastre, porque alem de você não desenvolver sua massa muscular, você acaba perdendo a que tem ganho recentemente e ainda deixa de ganhar o que poderia até seu corpo se estabilizar novamente...

portanto, quem passa fome e acha que faz dieta, pode ter certeza de que isso não é dieta, é privação alimentar. Músculo bem desenvolvido custa nutriente certo na dose certa, na hora certa.

explicado isso, aqui vai a dica:

ande sempre com alimentos. de preferencia sem açúcar para não exitar mais ainda o processo desequilibrando mais sua secreção de insulina. Para pessoas com vidas atribuladas sempre aconselho a andar com uma barrinha de proteína na mala ou no bolso e um whey no banco de traz do carro junto com a mala de ginastica. três razoes para tal cuidado:
1. a barrinha serve como um aporte de carboidratos de índice glicêmico adequado que vão ajudar a nutrir o corpo enquanto a proteína inibe o reflexo da fome alem de fornecer substratos para a manutenção da síntese de proteínas;
2. o shake de proteína no carro é uma refeição de absorção ultra rápida, que vai fornecer ao seu organismo nutrientes valorosos num curto prazo de absorção, o que é mais importante ainda, lembra-se de quando conversamos sobre jejum gástrico e jejum metabólico, tempo e digestão e tal...
3. em consequência deste ultimo: por melhor que seja a refeição que você possa fazer naquele momento, a chance de você comer mais do que deve por estar com fome é muito grande e ainda, o tempo de absorção se prolonga não resolvendo seu problema metabólico, e se você estiver na correria de verdade, vai sentir aqueles sintomas de uma refeição muito repleta, que fazem parte do que chamamos de alcalose pós-prandial: sonolência, cansaço, falta de disposição e atenção...

Bom, quando estamos em uma dieta de ganho de massa, estamos consumindo mais que nosso corpo gasta, e a varias pessoas aqui do fórum que gostam de estender um pouco mais o tempo da dieta, não ligando muito para o BF, e sim até atingir o peso que ele determinou chegar no inicio da dieta, chegando no final da dieta com 1000~1500kcal mais do que gasta, na hora de entrar em Deficit calórico, ele reduz bastante do que ele estava consumindo antes, e com certeza ela vai sentir fome no cutting mesmo que tenha acabado de fazer uma refeição! Então quando o Paulo diz :

"Raciocine assim: se você está com fome é porque o ponto limite de reserva de nutrientes do seu organismo foi atingido, logo, você absolutamente não tem mais de onde tirar energia para continuar seu processo de síntese de proteínas, nem mesmo manter sua função normal orgânica.

Nessa situação o organismo entre num stand-by do desenvolvimento muscular e começa a se desfazer do lastro energético mais intenso: músculo."

não é 100% correto dizer que ele está em estado de catabolico, não chega a ser mais uma questão psicológica do que fisiológica a pessoa consumia 4000kcal chega a consumir no deficit 2300kcal, e em menos de 3 horas de refeição já está com fome, é normal não é? Não digo que é sempre uma questão psicológica, mas na maioria do que caso pode ser não?!?!?!?!

Abraços galera ;*

Editado por muky

Publicidade

Postado

Pelo que eu sei, fome tem a ver com esvaziamento gastrico e não chegar a reserva limite de nutrientes. Se você sentir fome uma hora depois de tomar 50g de whey, significa que você está sem nutrientes no corpo?

Postado

Pelo que eu sei, fome tem a ver com esvaziamento gastrico e não chegar a reserva limite de nutrientes. Se você sentir fome uma hora depois de tomar 50g de whey, significa que você está sem nutrientes no corpo?

Por isso que eu postei isso, com o que ele disse se você tiver fome depois de 50g de whey, você está ficando sem reserva de nutrientes e entrando em catabolismo, mas na minha opinião o esvaziamento gástrico de liquidos é muito mais rapido que solidos, então essa questão de saciedade fica mais dificil do que uma refeição solida, mas meu ponto é: se eu estou em deficit calorico e antes consumia muiiito e obvio que eu vou sentir fome depois de uma refeição, mas eu acho que seria mais um fator psicológico do que catabólico!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...