Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

brother eu sei que n responde sua pergunta, mas agora que você falou de fígado eu lembrei de um vídeo muito interessante do professor Jubilut, vale a pena ver:

Publicidade

Visitante usuario_excluido22
Postado

Há dois problemas em comer fígado todo dia:

1 - não sabemos se o animal antes de ser abatido estava com o uso de algum fármaco. Se sim, então, provavelmente ficou resquícios do fármaco não metabolizado no fígado. Aqui a necessidade de saber a providência da carne;

2 - hipervitaminose, o principal motivo. Fígado não só de galinha, como o de bovino, tem uma ótima quantidade de todas as vitaminas e minerais. O porém é que o fígado de galinha tem quantidades de vitamina A, B12, ferro, selênio e magnésio que excedem os valores estabelecidos pela DRI (quem quiser ver a tabela que estabelece a necessidade de cada nutrientes pesquise por "tabela dri; rda"). Olhem essa tabela (http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=719). Consumir fígado todos os dias no almoço e jantar certamente irá levar o usuário a uma hipervitaminose, não vale a pena.

obs: não há competição da vitamina A e D por absorção. Ambas partilham do mesmo processo absortivo mas nenhuma interfere na outra.

Postado (editado)

brother eu sei que n responde sua pergunta, mas agora que você falou de fígado eu lembrei de um vídeo muito interessante do professor Jubilut, vale a pena ver:

vi o video e achei boa parte das informaçoes bem elementares hehe. entretanto, interessante o modo com o qual ele passa as informaçoes. pelo jeito do cara falar, quando comecei a assistir pensei que ele fosse louco hahah, mas muito bom o modo irreverente e descontraindo com o qual ele se comunica atraves dos videos

1 - não sabemos se o animal antes de ser abatido estava com o uso de algum fármaco. Se sim, então, provavelmente ficou resquícios do fármaco não metabolizado no fígado. Aqui a necessidade de saber a providência da carne;

2 - hipervitaminose, o principal motivo. Fígado não só de galinha, como o de bovino, tem uma ótima quantidade de todas as vitaminas e minerais. O porém é que o fígado de galinha tem quantidades de vitamina A, B12, ferro, selênio e magnésio que excedem os valores estabelecidos pela DRI (quem quiser ver a tabela que estabelece a necessidade de cada nutrientes pesquise por "tabela dri; rda"). Olhem essa tabela (http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?id=719). Consumir fígado todos os dias no almoço e jantar certamente irá levar o usuário a uma hipervitaminose, não vale a pena.

obs: não há competição da vitamina A e D por absorção. Ambas partilham do mesmo processo absortivo mas nenhuma interfere na outra.

primeiramente obrigado por atender ao meu pedido de opinar no topico

vi a tabela postada e fiquei impressionado ao ver que figado bovino contem vitamina C. achei a quantia de magnesio bem discreta em relaçao ao resto. apresenta quantias interessantes de selenio, muito bom

apesar do risco de hipervitaminose, tentarei fazer o maximo de uso que puder do alimento, mas claro... vez ou outra eu colocarei outra carne para substituir. sobre a procedencia, é uma questao que eu tinha maior preocupaçao antigamente, hoje nao tanto... tenho pra mim (simples achometro) que fritar ou cozinhar os alimentos erradica ou minimiza drasticamente a bioatividade dos hormonios sinteticos presentes na carne

confio nas informaçoes que voce passa e fiquei aliviado com a resposta pontual e direta que voce deu à minha pergunta, obrigado!

galera, fico grato a todos que contribuiram com o topico, muito obrigado mesmo!

Editado por TheyCallMePeter
  • 10 meses depois...
Postado

Cara desculpa reviver este assunto aqui, mas só há riscos de hipervitaminose se as quantidades das vitaminas e dos minerais excederam a UL ( Upper level intake ) que é um valor maior que a RDA (recommendary dietary allowance) que por sua vez é o nível de ingestão adequado recomendado. Há estudos comprovando que se houver uma ingestão diária de valores maiores que os da UL aí sim há riscos dos sintomas referentes a hipervitaminose

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...