Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Visitante usuario_excluido22s
Postado (editado)
LDL = CT - HDL - (TG/5)

Onde:

CT = colesterol total

TG = triacilglicerídeos

Unidades: mg/dl

Fórmula de Friedewald.

A referência eu nem lembro, pois é tão comum em bioquímica, e ninguém cita. Essa fórmula é muito acurada, desde que TG e CT não sejam muito altos (>250mg/dl). Raramente isso é observado em indivíduos jovens e não-cardiopatas.

Para os que não curtem calculadora de mão:

http://www.telessaudebrasil.org.br/apps/calculadoras/?page=10

Editado por DerWundermann
Postado (editado)

Solicite o HDL, colesterol total e triacilglicerois, o LDL pode ser calculado por formula.

Os laboratorios calculam, e cobram como se tivessem dosado o LDL.

Se precisar de uma força, e so falar.

Eu tenho triglicerides aqui... sei la pq esqueci de postar... valeu pelo toque velho!! Vou fazer só o HDL pra diminuir o custo =)

Meu triglicerides deu 81,5 e o padrão eh até 200 mg/dL =)

pela conta:

LDL + HDL = CT - TG/5

eu teria 120 de LDL + HDL....

antes do ciclo meu HDL era 48 e LDL 80... somando da muito perto, deve ter normalizado então, a menos que as proporçoes estejam bem diferentes ^^

Editado por emanuellarini
Postado

É pouco provável que a proporção esteja muito diferente, até porque vc é jovem e o ciclo foi curto. Mas vale a pena checar.

Postado

Aqui tá o link de um artigo, em inglês, mas que deve responder as suas dúvidas:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F19520777%2F1938285377%2Fname%2FConsequences%2520of%2520Use%2520of%2520Anabolic%2520Androgenic%2520Steroids.pdf&ei=u1CAUduHJLCn0AGb34CYDA&usg=AFQjCNEQSuFXrU5qDPfS2xRNwfmlfugkgw&bvm=bv.45645796,d.dmQ

É muito importante fazer o TGO e TGP. São duas enzimas que medem indiretamente o dano no seu fígado, só assim saberemos como ele está. Você poderia fazer a dosagem de bilirrubinas (direta, indireta e total), que também refletem o estado do fígado.

.

Abraço

Pois é TGO e TGP não são enzimas específicas para o tecido hepático. O TGO/AST e TGP/ALT podem ser encontrados em tecidos como músculo esquelético, rins e miocárdio, porém o último é mais específico para o fígado, pois está presente em maior quantidade que o primeiro.

O pessoal por aqui tem mania de fazer apenas TGO/TGP, mas eles não medem o grau de dano hepático. O ideal seria fazer uma avaliação geral do fígado, incluindo exames como GGT, fosfatase alcalina, bilirrubina como você citou, LDH e até mesmo proteínas que são produzidas no fígado, como a albumina.

A maioria dos planos de saúde cobrem isso, até onde eu sei.

DerW, se eu não estou enganado (já faz tempo que fiz bioquímica clínica), a Equação de Friedewald é linear até valores de TG's = 400mg/dl.

Abraços

Postado

Esses dá até pra eu pedir pra fazer também, pois nunca fiz e sei que o plano cobre...

Farei então:

HDL

TGO e TGP

GGT

Bilirrubina

Fosfatase Alcalina

Faz uma avaliaçao enxuta:

HDL, TGO e bilirrubina total e fraçoes.

Gama-GT e fosfatase alcalina ajudam apenas em algoritmos de diagnostico. Se quiser saber como esta o figado, basta TGO e bilurrubina - pelo menos na minha opiniao.

Postado

Faz uma avaliaçao enxuta:

HDL, TGO e bilirrubina total e fraçoes.

Gama-GT e fosfatase alcalina ajudam apenas em algoritmos de diagnostico. Se quiser saber como esta o figado, basta TGO e bilurrubina - pelo menos na minha opiniao.

Sei não hein cara, se o plano cobre porque não fazer? Já vi relatos de caso(embora antigos) onde EA's poderiam causar colestase e no relato se não me engano foi o stanozolol. Ok que foi o abuso que causou a patologia, mas é sempre bom ficar de olho, principalmente nesses PH's onde não se sabe nada de coisa alguma.

Aliás, se a gente for ver como anda o fígado, o tempo de protrombina também seria necessário:

"Na lesão relacionada com o acetaminofeno , um tempo de protrombina persistentemente elevado ou em elevação com quatro dias após a ingestão é o melhor indicativo do desenvolvimento da insuficiência hepática" (Henry J.B - Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais, 20° ed, 2008)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...