Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

Eae pessoal, beleza?

Porque dizem que a margarina é ruim se em uma col. se sopa de 10g dela contém quase a mesma quantidade de gorduras poliinsaturadas ,monoinsaturadas e saturadas? Se for ruim pelo que deve substituir?

Publicidade

• Supermoderador
Postado

Pq as gorduras poliinsaturadas são pró-inflamatórias. Fazem mal para o corpo inteiro.

verdade, mas depende da quantidade. Elas podem ter propriedades anti-inflamatórias também (vide EPA e DHA), dependendo da relação ômega-3 : omega-6. Se a relação for baixa o ômega-6 tem propriedades anti-inflamatórias. Mas concordo que as dietas habituais costumam ter ômega-6 demais, aí realmente passa a ser pró-inflamatório. E a margarina ajuda a piorar essa relação (pelo menos a primeira que eu pesquisei aqui, a becel, tem uma relação de 9:1 entre ômega-6 e ômega-3... o ideal da dieta é que fosse no máximo 4:1)

Eu também acho melhor manteiga, pelo menos é algo menos processado.

Postado (editado)

Pois é, tanto a margarina como os óleos vegetais (canola, girassol, soja...) são muito ricos em ômega-6 e devem ser evitados. A exceção é o azeite de oliva.

Já o óleo de peixe, por exemplo, é o tipo de gordura poliinsaturada que tem as propriedades antiinflamatórias citadas pelo mpcosta82 (ômega-3). Por isso deve ser consumido em uma quantidade que equilibre o consumo entre ômega-3 e ômega-6, que deve ser o mais próximo possível de 1:1.

Editado por [email protected]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...