Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino Com Correntes


NetoGym

Posts Recomendados

Treino Com Correntes: como incluí-las no seu treino(princípios básicos)



Há dezoito anos fui apresentado ao treino com correntes e elásticos e sempre que utilizo correntes ou até bandas elásticas no meu terino surgem perguntas sobre a utilidade desses objetos em um treino, a resposta é bem simples e decorre de alguns princípios mecânicos de nosso corpo,bem como das características físicas destes objetos,nesse artigo irei explicar esses princípios de forma mais didática possível(eu espero)para iniciantes,começarei no treino com correntes , posteriormente escreverei um artigo sobre as Elastic Bands e tentarei compará-los,vantagens de um e outro, bem como evoluirei para artigos com treinos mais avançados para atletas.Mas vamos às correntes:

Princípios Mecânicos:

Devido ao corpo humano ser mais forte em alguns posições do que em outras, ou em alguns ângulos mais do que em outros,nós estamos limitados quanto à quantidade de peso que podemos usar em um determinado movimento. Por exemplo: você pode ser capaz de fazer 1/4 de agachamento com 3oo Kg mas só é capaz de realizar o agachamento completo com apenas 200Kg ou 180Kg, pois a fase baixa do agachamento requer mais esforço do praticante do que a fase alta.

A mesma coisa se verifica no Levantamento Terra, caso você possa realizar o terra a partir do chão com 230 Kg então é provável que possa realizar o Terra a partir de uma altura maior(usando plataformas,anilhas)com o peso de 280Kg , se aumentar a altura até um pouco abaixo do joelho atingirá 300Kg, tudo isso é resultado da alavanca do movimento.
A mesma lógica pode ser estendida ao Supino,quanto mais próxima está a barra do corpo do atleta menos favorável é a alavanca,só para falar dos movimentos do Powerlifting, mas essa característica é verificada em todos os movimentos do corpo.

Isso acaba por gerar um fenômeno: Ao utilizar cargas fixas o praticante realiza um grande esforço numa fase do movimento e é facilitado em outra fase,"perde" digamos assim a possibilidade de utilizar a máxima carga no trecho final do movimento,sub-utilizando a musculatura naquele ângulo do movimento.

Mas há uma maneira engenhosamente simples de se resolver esse problema: Treinar com correntes! Mas porquê? A resposta de novo é simples: A corrente impõe um sistema de progressão de carga: faça uma experiência simples em sua casa,pegue uma corrente(se não tiver, imagine)e a coloque no chão,pegue uma de suas pontas e a levante, quanto mais levantá-la mais pesada ela ficará,pois mais elos da corrente estarão fora do chão, o peso será maior. Fácil!,não?

Em um treino com correntes você irá utilizar tode o seu potencial de força em toda amplitude do movimento,visualize um exemplo prático:
O praticante escolhe um peso para fazer agachamento completo,exemplo:100Kg. Ele tira a barra do apoio e agacha até o chão,estando embaixo irá fazer um certo esforço para sair dessa posição, mas a partir do momento que passar a linha paralela o exercício será como deitar em berço esplêndido.

Vamos para situação em que o praticante inclui as correntes(explicarei a posteriori como utilizar):
Suponhamos que ele utilize 40Kg de correntes, ele as fixa na barra de modo que fiquem suspensas ou apenas tocando o solo,tira a barra do apoio(a barra agora pesa 140Kg) e agacha, a medida que desce os elos da corrente tocam o chão e ao chegar na posição de agacho completo a barra pesará próximo de 100Kg, a medida que sobe novamente e a alavanca se torna favorável a barra ficará mais pesada em contrapartida,permitindo assim uma alta intensidade nessa fase do movimento,isso irá promover também uma maior ativação do SNC(sistema nervoso central) que "esperava" uma maior facilidadde na respectiva fase do movimento, isso ajudará e muito na progressão de força do praticante.

Como utilizar as correntes:

Mais uma vez usando o agachamento como exemplo: Coloque a barra nas costas e fique de lado para a parede,marque a altura da barra,depois agache na amplitude que você utiliza normalmente e marque a altura , essa diferença de altura poderá ser o tamanho da corrente mais pesada(mais grossa). A distância da marca para o chão determina mais ou menos o tamanho da corrente mais leve, faça um pouco maior, para fixar uma corrente na outra pode-se utilizar uma manilha, um mosquetão e até cadeado, a partir do momento em que se evolui pode -se aumentar o número de fileiras de corrente.

Mas há uma maneira mais prática de se incrementar peso: Utilizar a corrente em círculo, a corrente mais fina terá sempre o mesmo tamanho e você acrescentará mais correntes grossas fixadas na parte de baixo. Nesse caso lembre-se de comprar a corrente no dobro da medida supracitada.

O mesmo se aplica ao supino : A distância percorrida pela barra determinará o tamanho da corrente mais grossa.

No levantamento Terra por haver menor amplitude e o movimento se iniciar do chão as correntes poderão ficar "esparramadas" , bem como podem ser fixadas no meio da barra.



Surge uma pergunta? Posso utilizar só a corrente grossa?

Claro! se você quiser gastar mais dinheiro nela, pois grande parte dessa corrente jamais atingirá o chão, é o que eu chamo de fase morta do movimento, por isso utilizo para essa fase as correntes mais finas, e mais baratas claro. Exceção pode ser feita no terra e em outos exercícios de pouca amplitude.

Onde adquirir?

Em um dos melhores locais de compra para um praticante de treinos de força: Um bom armazém de construção de sua cidade.


Galera vou deixar disponivel o site que eu tirei esta tradução para maiores informações , como estou sem tempo peço a colaboração de todos para que traga todos os artigos contidas no site para o fórum

: http://motastrengthsports.blogspot.com.br/search/label/correntes

Um grande abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

bem interessante, me pareceu que realmente deve trazer beneficios utilizar as correntes.

as correntes o ideal realmente é comprar em um grande material de construção.

Aqueles com nome de ferragens ao invez de material de construção ainda são melhores. exemplo: casa fulaninha ferragista.

porem eu acho corrente uma coisa bem cara. tive que comprar 2 metros de uma grossa aqui esses dias e me saiu a R$ 30,00.

depois eu peso ela pra ver quantos kilos deu, mas tenho certeza que n foi mais do que 12kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem interessante, me pareceu que realmente deve trazer beneficios utilizar as correntes.

as correntes o ideal realmente é comprar em um grande material de construção.

Aqueles com nome de ferragens ao invez de material de construção ainda são melhores. exemplo: casa fulaninha ferragista.

porem eu acho corrente uma coisa bem cara. tive que comprar 2 metros de uma grossa aqui esses dias e me saiu a R$ 30,00.

depois eu peso ela pra ver quantos kilos deu, mas tenho certeza que n foi mais do que 12kg.

Achei barato R$ 30,00 , aqui deve ser mais , por aqui só devo achar em borracharia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...