Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw


craw69

Posts Recomendados

Fala craw, tudo certo?

Seguinte, treino a exatos 11 meses com disciplina e seriedade utilizando a metodologia de treinos em abc2x clássico, porém, como este ano estou iniciando a faculdade em conjunto com o trabalho, não irei ter tempo disponível para ir a academia 6 vezes durante a semana. Como sou adepto a mais frequencia para naturais, me interessei fortemente pelo seu método de treino, mas adaptado para um AB2x Upper/Lower, já que considero cansativo demais ter de malhar pernas todo treino, fora que acaba atrapalhando meu rendimento nos demais exercícios, então prefiro ter um dia totalmente dedicado a elas. Segue o treino:

A1 (Upper body) A2

A. Supino reto - 4x6 A. Supino reto - 4x6

B. Remada cavalinho - 4x6 B. Remada cavalinho - 4x6

C. OHP - 3x6 C. OHP - 3x6

D. Pull up - 3x6 D. Chin up - 3x6

Jump-sets: Jump-sets:

E. Paralelas + Bíceps direto - 3x8-10 E. Tríceps francês + Rosca martelo - 3x8-10

F. Elevação lateral + facepull - 2x10-12 F. CrossOver + Elevação lateral - 2x10-12

B1 (Lower body) B2

A. Agachamento livre - 5x5 A. Agachamento livre - 5x5

B. RDL - 4x6 B. RDL - 4x6

C. Walking lunges - 3x12-20 C. Leg press 45º - 3x8-10

D. Panturrilhas em pé - 3x10-12 D. Panturrilhas sentado banco sóleo - 3x12-15

E. HLR - 3x12-20 E. HLR - 3x12-20

F. Crunches - 3x15-20 F. Crunches - 3x15-20

Após montar o treino, me surgiram algumas dúvidas:

- O treino está mais volumoso no Upper body em relação ao Lower?

- Tenho dificuldade em ganhar ombros (principalmente se tratando de deltoide médio) e estou dando um pouco mais de ênfase também no peitoral, já que minhas dorsais estão desproporcionais ao peitoral, acaba que dá a impressão que meu peitoral é pequeno em relação as costas.

Aceito sugestões também em relação a exercícios. Está bem difícil encaixar os exercícios de deltoide nesta nova rotina :unsure:

Aproveito e deixo aqui meu agradecimento pelo seu tópico, está me ajudando DEMAIS nos meus treinos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Dark Dempsey,

Treino A - não gosto do Mergulho nos Bancos: se puder, troque por Paralelas (não tem problema repetir nos dois treinos).

Treino B - OK

Cabem alterações por questão de gosto, como tirar o Desenvolvimento com Halteres e priorizar a versão com Barra. Quanto ao peitoral, se o seu treino é pra ser seguido 3x/semana, poderia treinar todos os supinos com 4-5 séries e ainda incluir, nos dois treinos, algum isolador para peito com 2-3 séries de 10-15 repetições. O volume, em tese, ficaria mais elevado do que o padrão, mas por se tratar de um treino com apenas 3 dias na semana, e ainda focado em corrigir uma deficiência, não há nenhum problema grave.

Digolera,

A base do treino está excelente irmão.

Possíveis alterações:

Maior variação nos exercícios (trocar um Supino Reto por um Inclinado; trocar um Agachamento por um Front Squat; trocar um OHP por um Desenvolvimento com Halteres; trocar um RDL por Stiff)...

Em princípio, a parte de ombros está bem legal, mas se quiser reforçar, valeria a pena trocar um dos Supinos pela versão Inclinada, e com Halteres; e também encaixar +2-3 séries de algum isolador no último jump-set do dia (tipo uma elevação lateral no Cross, com o cabo por trás das costas). Um dia faria Supino Reto > costas > OHP com halteres; e no outro OHP com barra > costas > Supino Inclinado com halteres.

O volume do Upper está sim um pouco maior que o do Lower, mas é o mesmo comentário que fiz para o Dark: como você está priorizando Upper, não há problema algum e, se curtir treinos volumosos, poderia incluir +3 séries para Lower, ou um HIIT pós-treino, para balancear o volume.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw69,

Queria uma ajudinha em algumas duvidas sobre o meu FB3x.

Treino A

Agachamento 5x3~6

Supino 5x3~6

High pull pegada snatch 5x3~6

Gêmeos em pé 4~5x20+

Pull up e paralela 4~5x max rep

Treino B

Agachamento 5x3~6

Push press 5x5~8

DL 6x3

Gêmeos em pé 4~5x20+

Pull up e paralela 4~5x max rep

Foco melhorar os ombros e panturrilhas.

Principais duvidas no treino A usar o high pull ou barra fixa com peso extra ou uma remada unilateral devido ao primeiro trabalhar muito trapézio que é um músculo que se desenvolve muito fácil em mim e acrescentar algum isolador para o ombro.

No treino B fazer o agachamento low bar ou frontal, DL ou RDL e se eu mantenho o mesmo exercício pra panturrilha ou faço outro (qual?).

E alguma critica quanto ao volume dos treinos up x lower e puxar x empurrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digolera,

A base do treino está excelente irmão.

Possíveis alterações:

Maior variação nos exercícios (trocar um Supino Reto por um Inclinado; trocar um Agachamento por um Front Squat; trocar um OHP por um Desenvolvimento com Halteres; trocar um RDL por Stiff)...

Em princípio, a parte de ombros está bem legal, mas se quiser reforçar, valeria a pena trocar um dos Supinos pela versão Inclinada, e com Halteres; e também encaixar +2-3 séries de algum isolador no último jump-set do dia (tipo uma elevação lateral no Cross, com o cabo por trás das costas). Um dia faria Supino Reto > costas > OHP com halteres; e no outro OHP com barra > costas > Supino Inclinado com halteres.

O volume do Upper está sim um pouco maior que o do Lower, mas é o mesmo comentário que fiz para o Dark: como você está priorizando Upper, não há problema algum e, se curtir treinos volumosos, poderia incluir +3 séries para Lower, ou um HIIT pós-treino, para balancear o volume.

Abraços!

Fala craw!

Então, sobre a inclusão de mais um exercício para lower, acredito que se eu adicionar mais 3 séries irei sentir uma DMT mt nervosa, já que basicamente meu treino antigo contava apenas com 4 exercícios (Extensora, Agachamento, Leg 45º e RDL) e eu tinha uma DMT de 5 dias.

Um HIIT pós-treino, seria a unica alternativa? Não poderia, por exemplo, corda durante 5-10 minutos com o menor descanso possível entre um intervalo e outro?

Já em alternativas de váriações, não sou lá muito fã de stiff e estava pensando em substitui-lo por Glute-ham Raise, o que vc acha?

Neste caso: OHP com barra > costas > Supino Inclinado com halteres. Trocaria as séries do supino para 3x6 e aumentaria o do OHP para 4x6?

Finalizando, o treino ficaria assim, com suas sugestões de alteração:

A1 A2

A. Supino reto - 4x6 A. OHP - 4x6

B. Remada cavalinho - 4x6 B. Remada cavalinho - 4x6

C. OHP (dumbbells) - 3x6 C. Supino inclinado (dumbbells) - 3x6

D. Pull up - 3x6 D. Chin up - 3x6

Jump-sets: Jump-sets:

E. Paralelas + Bíceps direto - 3x8-10 E. Tríceps francês + Rosca martelo - 3x8-10

F. Elevação lateral + facepull - 2x10-12 F. CrossOver + Elevação lateral no cabo por trás - 2x10-12

B1 B2

A. Agachamento livre - 5x5 A. Front Squat - 5x5

B. GHR - 4x6 B. RDL - 4x6

C. Walking lunges - 3x12-20 C. Leg press 45º - 3x8-10

D. Panturrilhas em pé - 3x10-12 D. Panturrilhas sentado banco sóleo - 3x12-15

E. HLR - 3x12-20 E. HLR - 3x12-20

F. Crunches - 3x15-20 F. Crunches - 3x15-20

Abraços!!

Editado por Digolera
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw da uma olhada ae nas modificações

A.

Agachamento Livre 4x6

Supino Reto 4x6

.

Peck deck 3x10

.

Barra fixa 4x6

.

paralelas 3x8

.

Desenvolvimento com barra 3x8

.

Rosca direta 3x8 + panturrila em pé 4x20

B.

Lev terra 4x6

.

Front squat 4x6

.

Remada curvada 4x6

.

Supino inclinado 3x8

.

Crucifixo Reto 2x8

.

Elevação lateral 3x8

.

paralelas 3x8

.

Rosca inversa 3x8

A2

Agachamento Livre 4x6

Supino Declinado 3x8

.

Crucifixo Inclinado 3x8

Barra fixa 4x6

.

paralelas 3x8

.

Desenvolvimento com barra 3x8

.

Rosca direta 3x8 + panturrila em pé 4x20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ian Gustavo,

A base está ótima, mas senti falta de um estímulo high rep para Pernas, e teria sim que trabalhar com isoladores para ombros, na ordem: Agacho > Supino ou Pull > Supino ou Pull > Barra/Paralelas > 1-3 isoladores para pontos fracos, incluindo panturrilhas e ombros, provavelmente com 5-8 séries totais de 8-15 reps.

Optaria por Front Squat e RDL; e sim, seria interessante utilizar um segundo exercício para panturrilha: faça um dia sentado e outro de pé.

Digolera,

Não entendi como você aplicaria a corda brother, mas pensando nas Pernas como um todo, não acho que seja uma opção tão interessante quanto o HIIT: claro, pode utilizar sem problemas, mas seeee você quiser aumentar o volume sem incluir outro exercício, iria de HIIT, ou algo do tipo (escadaria etc), no pós ou em dias OFF.

Glute Ham Raise é um dos melhores exercícios para posterior, mas é muito raro ver alguém que execute com um mínimo de perfeição, e a maioria das academias não possui local adequado. Se você superar o problema da estrutura (é possível fazer uma versão do Dead Man Raise/Nordic Raise no chão, com auxílio de um parceiro, por exemplo) e da técnica lixo que atinge a maioria, sim, exercício top.

De resto, tudo OK

Ney Felipe,

Sempre soube, só não achei que seria agora! Ótimo seu retorno irmão, já vou marcar seu tópico e depois combinamos uns treinos ;)

Dark Dempsey,

Isoladores sempre após os compostos (Peck Deck depois de Paralelas, por exemplo);

De resto, o volume para Pernas está baixo, assim como para Costas. Não me lembro das suas prioridades, mas poderia incluir +3 séries para Pernas (high rep) e +3 séries para Costas, considerando que o treino é 3x/semana e comporta maior volume.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

craw,

Quanto aos isoladores...

no post acima vc indica - isoladores após os compostos -

isso seria uma regra???

As vzs(quase q direto) mando um composto e um isolador. Treino no final da tarde e academia ta meio cheia e pra num ficar perdendo tempo faço assim!!!

vlw!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digolera,

Não entendi como você aplicaria a corda brother, mas pensando nas Pernas como um todo, não acho que seja uma opção tão interessante quanto o HIIT: claro, pode utilizar sem problemas, mas seeee você quiser aumentar o volume sem incluir outro exercício, iria de HIIT, ou algo do tipo (escadaria etc), no pós ou em dias OFF.

Glute Ham Raise é um dos melhores exercícios para posterior, mas é muito raro ver alguém que execute com um mínimo de perfeição, e a maioria das academias não possui local adequado. Se você superar o problema da estrutura (é possível fazer uma versão do Dead Man Raise/Nordic Raise no chão, com auxílio de um parceiro, por exemplo) e da técnica lixo que atinge a maioria, sim, exercício top.

De resto, tudo OK

Esqueça a corda, hehe. Irei adicionar HIIT na bike no pós com duração de 10 minutos.

Engraçado é que o GHR tornou-se um dos meus exercícios favorítos para perna justamente por este fator: muito incomum. Na GYM que eu treino tem o suporte para poder fazer o GHR, felizmente!

Irei começar os treinamentos, e daqui a um tempo eu volto para deixar um relato de como está sendo minha progressão em relação a cargas e a ganhos de MM.

Agradeço as dicas craw69, pode parecer simples dúvidas, mas acompanho seu tópico em OFF à tempos e pode acreditar que ajudam demais, não só eu mas diversas pessoas. :thumbsup_anim:

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Punk77,

Sim, é regra, e justamente por isso comporta exceções :D

A ideia básica é: compostos focados em Performance (progressão de cargas, de repetições, maior volume com menor descanso [= densidade]... - execução semelhante ao Powerlifting) e isoladores focados na "conexão mente-músculo" (sentir o músculo queimando, isolar ao máximo o músculo recrutado, utilizar repetições mais altas e com cadência mais lenta... - execução semelhante ao Bodybuilding).

Se você executa um composto > um isolador > volta para outro composto (obviamente, pensando em três exercícios seguidos para o mesmo grupo muscular), o isolador provavelmente irá fadigar seu músculo e irá interferir (negativamente) na performance do segundo composto; é claro que, especialmente para avançados, existem infinitas variações/exceções para essa regra, mas na vasta maioria dos casos, a ideia é dar prioridade para os compostos, uma vez que é neles que seu foco irá ser a performance, para depois encerrar o treino do mesmo músculo com isoladores para trabalhar detalhes.

Digolera,

O HIIT na Bike (10 mins já está legal, mas é possível trabalhar com até 20 mins nessas circunstâncias) é uma boa pedida, assim como o GHR que, se sua academia tem o suporte próprio, pode ser abusado. É um dos poucos exercícios para posterior que trabalha extensão de quadril e flexão de joelho simultaneamente.

E claro, sempre que possível, dê uma relatada sim, gosto de acompanhar - nem que seja por cima - os resultados da galera ;)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...