Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Espermograma Zerado!


Posts Recomendados

Galera, tem bastante tópico sobre efeitos colaterais, TPC e exames de testoterona e dos hormônios LH e FSH do eixo hipofisário. Mas não encontrei nada sobre o exame de quantidade de esperma, chamado espermograma.

Sabemos que mesmo com TPC, durante o ciclo e um tempo após, o testículo para de produzir a testo endógena e após vários ciclos algumas pessoas começam a ter diminuição da quantidade de esperma, que normalmente deve ser maior ou igual a 15 milhões.

Esse efeito, pode acontecer sem o uso de anabolizantes e é chamado de Azoospermia.

Alguém aí conhece alguem que teve esse problema ou já viu algum caso parecido? E o que aconteceu? Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sabemos que mesmo com TPC, durante o ciclo e um tempo após, o testículo para de produzir a testo endógena e após vários ciclos algumas pessoas começam a ter diminuição da quantidade de esperma, que normalmente deve ser maior ou igual a 15 milhões.

Esse efeito, pode acontecer sem o uso de anabolizantes e é chamado de Azoospermia.

Um número diminuído de espermatozoides é chamado de oligospermia a não azoospermia e geralmente eles usam o valor de 20 milhões como parâmetro.

Cara em usuários de EA's recreativos, a azoospermia é relativamente rara, porém a oligospermia é mais comum.

Aqui um estudo onde os indivíduos foram submetidos a 6 meses com administração de TE 200mg/sem:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8325955

A azoospermia tem mais de uma causa e também pode ser de origem genética.

Se você estiver passando por isso, recomendo que procure o urologista.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hitch, obrigado pela correção, mas o caso não parece ser tão raro assim. Consultei alguns endocrinologistas e todos têm vários pacientes com o problema. Todos usuários recreativos, porém com muitos anos de uso, entre 5 a 10 ou mais. Sou professor de musculação e minha preocupação é que vários alunos fazem ciclos descontroladamente e sem nenhum acompanhamento médico. TPC então, pra que? Hehe é foda...

No próprio estudo que você apresentou, 17 dos 28 individuos estudados atingiram o nível de azoospermia em apenas 6 meses com o uso de Enantato. A coisa parece séria!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22s

Mas 6 meses de testosterona no corpo de origem exógena é uma tempo muito longo!

Existem alguns protocolos em andamento que trabalham com undecanoato de testosterona aliado (ou não) com outros ésteres.

O objetivo é ter um anticoncepcional masculino. O mecanismo de ação é diretamente na espermatogênese. Segundo alguns artigos, 3 meses de uso continuado geram azoospermia em praticamente todos os homens.

Referência base:

Kamischke A, Heuermann T, Krüger K, von Eckardstein S, Schellschmidt I, Rübig 
A, Nieschlag E. An effective hormonal male contraceptive using testosterone
undecanoate with oral or injectable norethisterone preparations. J Clin
Endocrinol Metab. 2002 Feb;87(2):530-9. PubMed PMID: 11836281.
Editado por DerWundermann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, minha dúvida é se tem algo que possa ser feito para acelerar o processo inverso. Segundo os endócrinos que consultei, quanto mais tempo de testo exógeno (ou mais ciclos sem a espera da homeoatase, mais tempo demora para voltar à normalidade, mas 99% das pessoas com azoospermia induzida recuperam em até 2 anos. Mas quem espera 2 anos com testo endógena abaixo do mínimo?

E o uso da gonadotrofina apenas estimula o testículo, não influencia o eixo hipofisário que continua bloqueado, ou seja, acontece um aumento da testo endógena perto das aplicações mas depois cai novamente.

Uns me disseram que o tribulus ajuda, mas não sei se procede a informação. É complicado... Sem falar na libido... Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hitch, obrigado pela correção, mas o caso não parece ser tão raro assim. Consultei alguns endocrinologistas e todos têm vários pacientes com o problema. Todos usuários recreativos, porém com muitos anos de uso, entre 5 a 10 ou mais. Sou professor de musculação e minha preocupação é que vários alunos fazem ciclos descontroladamente e sem nenhum acompanhamento médico. TPC então, pra que? Hehe é foda...

No próprio estudo que você apresentou, 17 dos 28 individuos estudados atingiram o nível de azoospermia em apenas 6 meses com o uso de Enantato. A coisa parece séria!!!

Mas 6 meses de testosterona no corpo de origem exógena é uma tempo muito longo!

O motivo é esse. Se você avaliar os ciclos da maioria dos usuários recreativos, a média está perto dos 3 meses de uso (12 sem), ou seja azoospermia nesse caso é mais difícil, a não ser que estejamos falando de indivíduos mais velhos e/ou geneticamente suscetíveis.

Sobre o tratamento é difícil falar alguma coisa, porque depende da causa, se for realmente induzida pelos EA's pode ser do tipo não obstrutiva.

Tem uma droga que se chama hMG que funciona induzindo a espermatogênese e também a produção de T (já que ele contem o LH natural e o FSH purificado), no entanto o único estudo que eu achei sobre ele e a azoospermia foi esse: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12801577, e achei o abstrato dele muito vago e não achei a versão completa.

Tribullus é useless para fertilidade, pelo menos até onde eu sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...