Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Terapia Pós-Ciclo (Protocolos) Dudu


Posts Recomendados

A ideia desse artigo é apenas apresentar alguns protocolos TPC mais avançados e eficientes para diferentes ciclos. Os protocolos variam porque o grau de inibição do eixo HPT pode variar muito, dependendo das doses e drogas que você usou, e também da meia-vida das drogas (drogas de meia-vida longa levam mais tempo para sair do corpo e portanto prolongam a inibição do eixo).

1) Quando começar a TPC e tempo de TPC?.

Se você faz um ciclo só com drogas orais, a tpc pode ser começada no dia seguinte, uma vez que essas drogas possuem meia-vidas de apenas algumas horas. A TPC deve durar média de 4 a 6 semanas. Em geral só um SERM (tamox ou clomid) com vitamina E já são suficientes.

Em um ciclo em que as drogas sejam esteres de meia-vida curta como propionato, acetato, fenilpropionato, a TPC pode ser começada ~5-10 dias depois do ciclo. A TPC deve durar média de 5 a 7 semanas. HCG com um SERM (tamox ou clomid) e vitaminas E e D.

Em um ciclo com esteres de meia-vida longa a TPC pode ser iniciada entre 20 a 30 dias depois do ciclo (enantato, cipionato, undecilinato, decanoato). A TPC deve durar média de 6 a 10 semanas. HCG com um SERM (tamox ou clomid), talvez também um inibidor de aromatase (exemestano ou anastrozol) e vitaminas E e D.

Não existe uma regra geral, o ideal é fazer exames após a TPC para verificar as condições hormonais (principalmente testosterona, estradiol), e também caso não se sinta recuperado continuar com o protocolo TPC.

2) PROTOCOLOS TPC MAIS EFICIENTES:

Para ciclos só com orais recomendo tamoxifeno em ~20-40mg dia por ~4-6 semanas com algumas vitaminas E (1000UI dia) e talvez vitamina D.

Para ciclos tradicionais, com testosterona e/ou drogas de meia-vida longa principalmente HCG deve ser a principal droga na TPC, uma vez que ele vai trazer seu eixo hormonal muito mais rápido (por elevar níveis de testosterona diretamente nos testículos reduzindo atrofia testicular, imitando LH) que qualquer outra droga auxiliar, como SERM's ou inibidores de aromatase (exemestano, anastrozol, letrozol). Isso acontece porque após o ciclo os níveis de LH se recuperam muito mais rapidamente que os níveis de testosterona. Então a função do HCG é trazer seus níveis de testosterona mais rapidamente para que não tenha grandes perdas pós-ciclo, enquanto SERM's e IA's vão ter a função auxiliar de estimular LH e FSH e controlar aromatização. Para ser eficaz o HCG deve ser usado no tempo certo (quando níveis de hormônios exógenos já são baixos suficientes para manter inibição do eixo HPT), em doses boas (~1500-3500UI semana), e também apenas nas primeiras semanas da TPC, para evitar algum problema com dessensibilização do LH.

Exemplos:

a) Ciclos com testosterona, trembolona, esteres curtos:

1-3 HCG 1000UI 2x na semana

1-6 tamoxifeno 40mg dia

1-6 vitamina E 1000UI dia

B) Ciclos com drogas de meia-vida longa, testosterona, trembolona, etc:

1-4 HCG 1000UI 2-3x na semana

1-4 aromasin 25mg dia ou anastrozol 1mg dia

1-8 tamoxifeno 40mg dia

1-8 vitamina E 1000UI dia

Estou sempre pressupondo também que você siga o protocolo tradicional de dieta e treino para TPC.

REFERÊNCIAS:

Post Cycle Therapy (Anthony Roberts)

Understanding Post Cycle “T” Recovery By William Llewellyn

Why Use Both Clomid and Nolvadex Together for PCT?

How Do I Use HCG with Steroids?

TPC Completa (DUDU)

abraços, DUDU HALUCH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Dudu, você assim como outros defende o uso de apenas um SERM's durante a tpc, eu já foi um que defendeu essa teoria, mas hoje depois de teoria/prática penso o contrário. Você poderia me dá seu embasamento para fazer as afirmativas que até em ciclos mais pesados, apenas o uso de um SERM's é necessário?

E outra coisa, hcg na tpc, mesmo usando intra-ciclo?

Depois da sua opinião, eu darei a minha, expondo as minhas referências.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dudu, você assim como outros defende o uso de apenas um SERM's durante a tpc, eu já foi um que defendeu essa teoria, mas hoje depois de teoria/prática penso o contrário. Você poderia me dá seu embasamento para fazer as afirmativas que até em ciclos mais pesados, apenas o uso de um SERM's é necessário?

E outra coisa, hcg na tpc, mesmo usando intra-ciclo?

Depois da sua opinião, eu darei a minha, expondo as minhas referências.

Abraço

pq eles fazem praticamente a mesma coisa, sendo q o tamoxifeno é mto mais eficiente

o michael scally fala q o clomid atua como estrogênico na pituitária, enquanto tamoxifeno atua como anti-estrogênico na mesma, mas de qualquer forma ñ acho q isso influencie significativamente no resultado final, já q tamox mostrou maiores vantagens quando comparado com clomifeno, p aumentar níveis de LH, testosterona, e menores colaterais e custo

Mas de qualquer forma segue a explicação do M. Scally p sar os dois juntos

"Clomifeno é um derivado sintético de um estrogénio. Clomid é uma mistura de agonistas / antagonistas para o receptor de estradiol. O tamoxifeno é um antagonista do receptor de estradiol puro. Atos Clomid como um estrogénio, ao invés de um anti-estrogénio, sensibilizando as células hipofisárias à ação do GnRH. Embora o tamoxifeno é quase tão eficaz como Clomid na ligação a receptores de estrogénio da pituitária, o tamoxifeno tem pouca ou nenhuma actividade estrogénica em termos da sua capacidade de aumentar a libertação de GnRH-estimulada de LH. A acção estrogénica de Clomid na pituitária constitui uma característica única deste composto e que o tamoxifeno pode ser desprovido de actividade estrogénica ao nível da pituitária.

Leitura da literatura indica, portanto, que os atos clomifeno de várias maneiras no macho humano; (a) devido à sua semelhança de estrutura para stilbesterol se liga com receptores no hipotálamo e hipófise, (B) estimula a secreção de gonadotrofina, agindo sobre o sistema hipotálamo-hipofisário, © os efeitos inibidores de níveis elevados de estrogénios circulantes (produzidos sob a influência de clomifeno) no eixo hipotálamo-hipofisária estão eventualmente impedido pelo seu comportamento anti-estrogénica potente. O resultado destes efeitos variados de clomifeno é um aumento global da gonadotrofina e secreção de estrogênio e é responsável por seu crescimento em condições clínicas.
Num estudo, a administração de tamoxifeno, de 20 mg / dia durante 10 dias, para os machos normais produziu um aumento moderado da hormona luteinizante (LH), hormona folículo-estimulante (FSH), testosterona e os níveis de estradiol, comparável ao efeito de 150 mg de citrato de clomifeno (Clomid). Tratamento de pacientes com "idiopática" oligospermia durante 6 a 9 meses, resultou num aumento significativo da gonadotropina, testosterona e os níveis de estradiol."
Sobre HCG na TPC, estou fortemente convencido por experiência prática e tb pela base teórica q ele é uma droga fundamental na TPC para ter uma recuperação mto mais rápida,
Nem preciso dizer, basta olhar as referências.
Anthony Roberts, William Llewellyn e M. Scally são os maiores especialistas na atualidade em protocolos TPC
abraços

Agora eu nao sei quando usar o hcg! Me tirou varias duvidas, porem a do HCG só aumentou!

Eu por outro lado já li artigos que HCG é contra indicado na TPC...

quem tem dúvidas, só ler as referências

vamos deixar de preguiça, TPC é tão ou mais importante q o ciclo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22s

Não sei se vocês concordam, mas eu comecei a dividir as TPCs em duas categorias:

[1] TPC cega (usualmente realizada por praticantes recreativos e sem conhecimento)

[2] TPC monitorada (usualmente realizada por atletas)

Enquanto na "TPC cega" você usa uma receita de bolo e não gasta com dosagens laboratoriais, na "TPC monitorada" você semanalmente faz o seu perfil hormonal - ajustando ou descontinuando a medicação conforme necessário.

Os comentários do Dudu são válidos apenas para [1], mas não para a [2].

Tem atleta (especialmente aqueles que estão em seus ciclos inicias ou que último ciclo foi há muito tempo), cuja recuperação é espantosamente rápida: 2 semanas, e o eixo está 100%. Nesses casos, o custo de ficar com uma TPC cega de, por exemplo,

1-4 HCG 1000UI 2-3x na semana

1-4 aromasin 25mg dia ou anastrozol 1mg dia

1-8 tamoxifeno 40mg dia

1-8 vitamina E 1000UI dia

é muito mais alto do que monitorar o eixo semanalmente.

Esse negócio de TPC para ésteres curtos (MV curta) vs TPC para ésteres longos (MV longa) não está com muito fundamento, pois a TPC sempre deve ser iniciada quando os níveis do AE estão subfisiológicos.

Teria algum fundamento se colocassem alguma referência apontando que "trembolona inibe o eixo por mais tempo que propionato de testosterona".

1-8 vitamina E 1000 UI/dia é para detonar o organismo com estresse oxidativo: sim, vitamina E em excesso é um belo apoptótico e é pró-oxidante.

Em resumo, o que eu quero dizer é:

[A] Não tem tempo certo para TPC

TPC ideal é aquela que faz o eixo se recuperar mantendo os níveis de estradiol e prolactina dentro da normalidade

[C] Existem muitas alternativas farmacológicas e nutricionais para

[D] A melhor é aquela que gera o menor número de efeitos adversos.

Editado por DerWundermann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...