Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Cara, o que eu estava querendo propor era que o aproveitamento dos nutrientes, se estes forem divididos em várias refeições, seriam maiores do que se forem distribuídos em pouquíssimas refeições. Com certeza, o aproveitamento dos nutrientes de uma refeição grande será maior do que de uma refeição pequena. O que eu estava defendendo era o seguinte. Vamos supor que eu ingira 1200 kcal em uma única refeição e passe 7 horas sem comer. Dessas 1200 kcal, digamos que 950 seriam assimilados pelo organismos. Agora vamos supor que nesse intervalo de 7 horas eu fizesse 3 refeições pequenas, totalizando também 1200 kcal, com os nutrientes bem distribuídos entre elas. Agora, dessas 1200 kcal, o corpo absorveria 1050 kcal, mais do que a situação da megarrefeição. Se fossemos analisar individualmente cada refeição, com certeza a mais proveitosa seria a grande. Porém, analisando separadamente, é provável que a boa divisão calórica em várias porções seja um pouco mais proveitosa, devido ao intervalo dado, que permitiria a dessaturação enzimática e com isso um melhor aproveitamento das calorias como um todo.

Mas esse meu ponto de vista, não indicaria que um jejum intermitente necessariamente seria mais vantajoso para a perda de gordura. Pq? pq um ciclo gástrico após um longo jejum tenderia a tentar aproveitar mais aqueles nutrientes, abastecendo os adipócitos, por exemplo.

Olá,

entendo a sua analogia. Mas você esqueceu que a refeição grande viria após um período longo de jejum; seguindo a sua própria analogia, "um ciclo gástrico após um longo jejum tenderia a tentar aproveitar mais aqueles nutrientes". Ou seja, os nutrientes serão tão bem absorvidos quanto se você fizesse várias refeições :D

Por isso que a gente não pode analisar um contexto específico, uma janela de horas após uma refeição, por exemplo. Vale o dia inteiro, o dia anterior, o próximo.... mesmo que o processo completo de digestão demore mais, ele será completo também.

Sei que tal fator não é totalmente relevante, mas de qualquer forma acredito que seja e, como os detalhes fazem a diferença, a distribuição calórica dessa forma seria uma melhor opção.

E outra... ele envolve muitos processos e muito detalhes, tanto gastrointestinais, como hormonais, bioquímicos, etc. Fazer uma análise dando um parecer final sobre o assunto é quase que impossível, já que cada uma das estratégias de distribuição calórica apresentam prós e contras.

Se você acha que é impossível, não deveria dizer que um deles é a melhor opção :P

Como não há provas de que uma forma é melhor do que a outra, eu prefiro concluir que... tanto faz. No meu entendimento a melhor dieta para você é aquela que você consegue seguir da melhor forma possível. Não entra na minha cabeça alguém mudar a rotina para comer de 3 em 3 horas porque assim "é melhor". Da mesma forma que eu também não entendo quem começa a fazer jejum intermitente porque "perde mais peso assim".

Quanto a parte que vc disse que as enzimas não digerem os nutrientes.

Tecnicamente falando, a digestão é o conjunto de ações químicas e físicas que transformam os macronutrientes em moléculas assimiláveis.

Dessa forma, são sim as enzimas as responsáveis pela digestão (juntamente com os processos físicos, como a mastigação e a deglutição).

É pq costumamos ver a digestão como o processo inteiro, de quebra de nutrientes, absorção e eliminação dos restos, porém o termo digestão, tecnicamente, se refere apenas à quebra dos macronutrientes.

Abraço!

Hmm, tudo bem :D Mas inicialmente você falou:

É fato que, com certeza, o processo digestivo de uma refeição enorme não durará apenas poucas horas. Porém, a parte do processo digestivo onde há o predomínio das ações enzimáticas não será tão demorado. A PREDOMINÂNCIA (eu falei predominância, não totalidade) dessa ação enzimática será nessas primeiras horas, quando o bolo alimentar passar pelo estomago e, posteriormente pelo duodeno. Assim, considerando-se todo o processo digestório, a coisa demora (até a formação das fezes e a eliminação), porém a "parte inicial", onde predominará a atividade enzimática, se dará PREDOMINANTEMENTE nas primeiras horas. O restante daquela refeição que não foi aproveitada logo, nutrirá muito pouco o organismo, no meu ponto de vista.

A ação enzimática causa a quebra das moléculas. Mas isso ocorre bem antes da absorção, que é o que realmente importa, e que é a "etapa lenta" do processo. Pelo que entendi você estava querendo dizer que a fase principal da digestão (aqui considerando digestão como quebra + absorção) se daria nas primeiras horas, para justificar fazer refeições mais frequentes, mas isso não ocorre (apenas a quebra, e ainda dependendo da refeição).

Abraços

Publicidade

Postado

quando comemos o corpo direciona muito do nosso sangue para a digestão ... muito mesmo, por isso quanto mais se come mais sono dá depois de comer, não é isso?

agora imagina que vc comeu, su corpo ficou lá fazendo todo o trabalho para digerir tudo, então depois de 2 horas ou um pouco mais(bem amis com carne vermelha) vai tudo para o sangue e ao invés de todos esses nutrientes alimentarem os musculos, o que acontece com esse sangue ?

volta pra fazer mais digestão... e os musculos não recebem o quanto poderiam receber.

...

pode ser puraviagem ?

pode, mas os musculos não receberão o tanto de sangue(e nutrientes) que poderiam receber se estivermos fazendo a digestão bem na hora que temos pico de aminoácidos no sangue ..

pensem nisso

Postado

quando comemos o corpo direciona muito do nosso sangue para a digestão ... muito mesmo, por isso quanto mais se come mais sono dá depois de comer, não é isso?

agora imagina que vc comeu, su corpo ficou lá fazendo todo o trabalho para digerir tudo, então depois de 2 horas ou um pouco mais(bem amis com carne vermelha) vai tudo para o sangue e ao invés de todos esses nutrientes alimentarem os musculos, o que acontece com esse sangue ?

volta pra fazer mais digestão... e os musculos não recebem o quanto poderiam receber.

...

pode ser puraviagem ?

pode, mas os musculos não receberão o tanto de sangue(e nutrientes) que poderiam receber se estivermos fazendo a digestão bem na hora que temos pico de aminoácidos no sangue ..

pensem nisso

Não, é pura viagem

Mudei o titulo do topico, acho q tem mais a ver com o q rola agora... abraço

Sim, bem melhor na minha opinião

• Supermoderador
Postado

...

pode ser puraviagem ?

pensem nisso

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

Mudei o titulo do topico, acho q tem mais a ver com o q rola agora... abraço

Gostei também :)

Postado (editado)

principalmente porque todos sabem que a refeição que mais dá sono depois é a feijoada hahaha

É viagem. Especialmente porque o sono é devido a insulina, e não à digestão em si. Nós brasileiros sentimos sono depois do almoço porque normalmente o almoço é rico em massas e alimentos com muito carboidrato. Se você fizer um almoço de apenas carnes e saladas, vai se sentir muito bem depois, mais disposto e sem sono.

qual refeição é conhecida por mais causar sono ??

feijoada ??? :)

riquíssima em ?

gorduras!!

aumenta o fluxo sanguineo na região durante a digestão... é senso comum isso.

Editado por planeta
Postado

principalmente porque todos sabem que a refeição que mais dá sono depois é a feijoada hahaha

riquíssima em ?

gorduras!!

Vc apresentou duas visões. Vc defende qual?

Postado (editado)

riquíssima em ?

gorduras!!

are-you-shtting-me-eccbc87e4b5ce2fe28308

carboidratos são indutores de leptina...

Editado por dushlolzor
Postado

Vc apresentou duas visões. Vc defende qual?

a refeição que mais causa sonolencia de todas é FEIJOADA... que é rica em gorduras

**

mas o fluxo sanguineo aumenta mesmo na região do abdomem durante a digestão... qual o problema de aceitar isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...