Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Engordar, Evitando Gorduras!

_henriqueeL

Posts Recomendados

Zanon, se você olhar apenas a perda/ganho de peso, sim, o que importam são as calorias.

Mas para perder e ganhar peso com qualidade (leia-se perder peso sem perder massa muscular e ganhar peso com a maior relação massa muscular : gordura possível) os macros importam, sim (assim como os micronutrientes). É importante ter um mínimo de proteína (que pode ser tão baixa quanto 1.5g/kg para um bulking, e progressivamente mais do que isso para cutting, dependendo do seu BF e do déficit calórico da dieta), assim como é importante ter um mínimo de carboidratos (para repor o glicogênio gasto no treino, além do que o corpo consome diariamente) e gordura (importante por questões hormonais e porque há ácidos graxos essenciais, que o corpo não consegue produzir a partir de outras fontes).

Na verdade não existem vilões, vilão é o excesso de calorias :D se você consumir com moderação, pode até comer um big mac de vez em quando que não terá o menor problema (leia esse artigo aqui, é longo mas é excelente: http://www.hipertrofia.org/blog/2013/04/13/o-sujo-da-dieta-limpa/

)

Sim, logicamente quanto mais gordura menos carbo, e vice-versa, senão você aumenta as calorias :D

abraços

Sim claro, mas eu não me referi a comer de vez em quando um bic mac, eu me referi a literalmente trocar uma dieta com X gordura, por outra dieta com Y gordura sendo um valor muito superior sem haver um aumento calórico na dieta, porém sem reduzir significativamente o nível de carboídratos ou de proteínas.

Por exemplo.

Dieta 1. 3000 Kcals com 2,5g/Proteínas, 6g/carbo e 0,5g gordura.

Então simplesmente mudaria definitivamente ou por um longo período para algo assim.

Dieta 2. 3000 Kcals com 2,5/Proteínas, 4g/carbo e 2g/gordura

Não acho que com a redução pequena nos carbos seja o suficiênte para o organismo queimar a nova quantidade de gorduras ingeridas, de modo que o bf corporal se mantenha inalterado, seja para mais ou para menos.

Esse é meu ponto. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

• Supermoderador

Sim claro, mas eu não me referi a comer de vez em quando um bic mac, eu me referi a literalmente trocar uma dieta com X gordura, por outra dieta com Y gordura sendo um valor muito superior sem haver um aumento calórico na dieta, porém sem reduzir significativamente o nível de carboídratos ou de proteínas.

Por exemplo.

Dieta 1. 3000 Kcals com 2,5g/Proteínas, 6g/carbo e 0,5g gordura.

Então simplesmente mudaria definitivamente ou por um longo período para algo assim.

Dieta 2. 3000 Kcals com 2,5/Proteínas, 4g/carbo e 2g/gordura

Não acho que com a redução pequena nos carbos seja o suficiênte para o organismo queimar a nova quantidade de gorduras ingeridas, de modo que o bf corporal se mantenha inalterado, seja para mais ou para menos.

Esse é meu ponto. hehehe

Considerando que a primeira dieta tenha 3000 kcal, a pessoa teria 78 kg. Com este peso e as macros da segunda dieta, esta ficaria com 3430 kcal - 430 kcal acima da primeira.

Se você quisesse que a segunda tivesse 2g/kg de gordura, a quantidade de carboidratos deveria ser reduzida para 2.6 g/kg - uma redução considerável, mais da metade do carboidrato ingerido anteriormente.

Mais uma vez, o seu conceito de que o organismo só consegue queimar uma quantidade X de gordura está equivocado, isso não existe.

E não há como aumentar muito a quantidade de gorduras mantendo a quantidade de calorias sem reduzir muito a quantidade de carboidratos ou proteínas. É matemática, X+Y+W = Z; se você aumentar muito W e quiser manter Z, vai ter que reduzir bastante X e/ou Y.

Link para o comentário

Considerando que a primeira dieta tenha 3000 kcal, a pessoa teria 78 kg. Com este peso e as macros da segunda dieta, esta ficaria com 3430 kcal - 430 kcal acima da primeira.

Se você quisesse que a segunda tivesse 2g/kg de gordura, a quantidade de carboidratos deveria ser reduzida para 2.6 g/kg - uma redução considerável, mais da metade do carboidrato ingerido anteriormente.

Mais uma vez, o seu conceito de que o organismo só consegue queimar uma quantidade X de gordura está equivocado, isso não existe.

E não há como aumentar muito a quantidade de gorduras mantendo a quantidade de calorias sem reduzir muito a quantidade de carboidratos ou proteínas. É matemática, X+Y+W = Z; se você aumentar muito W e quiser manter Z, vai ter que reduzir bastante X e/ou Y.

Talvez eu esteja equivocado em relação as gorduras.

A quantidade de carbos reduziu para quase 1/3 do valor total, porém a gordura quatriplicou. Você vem dizendo desde o início que a única coisa que importa são as calórias se bem administradas em macros corretos, nesse ponto concordo totalmente, a parte que me parece um pouco estranho são as gorduras em excesso, além de que não é o ideal elevar carbos e gorduras ao mesmo tempo, mesmo que isso possa não significar um aumento muito grande.

Em relação a dieta 1 para a 2, você afirma não haver diferença no bf. Bom é uma teórica sólido com base nas calórias de fato.

Mas eu me pergunto, se basta apenas 2g-3g proteínas para se ter uma harmonia ou próximo disso em seus macros. Por que fisiculturistas levão a dieta tão a sério? Quero dizer, mesmo com todos os AE's as dietas deles são especiais, eles até fazem questão de urinar mais em pré conquest, para melhorar o visual do shape.

Concordo que eles são um caso a parte, mas por que deveríamos ingerir gorduras em grande quantidade em uma dieta?

O carboídrato alimenta nosso cérebero, ele também nós fornesce energia e aumento nosso rendimento nos treinos.

A gordura por sua vez, possui uma composição não muito saúdavel e favorável para nosso corpo, como no caso da gordura saturada e trans, claro que nosso corpo a necessita em pequenas quantidades, caso contrário seria desvantajoso também.

Também não é muito difícil de ver pessoas começando bulking com dietas 1g - 2g gorduras e pouco tempo depois (3 - 6 meses) estarem falando em cutting, para eliminar excesso de gorduras. Claro que isso se dá ao fato delas crescerem rápido demais, eu pessoalmente não vi ninguém com o mesmo problema que cresça lentamente.

Porém será que os resultados não poderiam ser diferentes com uma ingestão menor de gorduras? A resposta aparente é não, já que tudo é baseado nas calórias.

Link para o comentário

Está bom assim (quanto é o seu BF?).

Terminei meu bulk tem 1 semana , com 78 kilos e 15 ~16 % de BF.

PS: Fico confuso somente com este lance de carbos e gorduras neste lance de não se importar com a quantidade dos mesmos e sim o saldo calórico, pois eu leio varios artigos e fico confuso. Qual a vantagem destas dietas cetogênicas e estas com restrição de carbo a 100g por dia , consumindo somente estes carbos no pre e pos treino? =x

Editado por Zanon !
Link para o comentário

Nas cetogênicas você faz o corpo gastar mais gordura como fonte energética, ainda que o saldo energético seja o mesmo de outra dieta não cetogênica. Isso pq o corpo não tem outra opção. E a ingestão de carbos só no pré e pós é pra que no período do dia que vc gasta mais energia (maior taxa de gasto energético por unidade de tempo) você garanta que haja carbos para queimar no treino pois exercícios intensos precisam deles. Se não consumir nada de carbo, vc só vai ter gordura e proteína pra queimar no treino, e isso faria vc se cansar e não conseguir treinar direito além de catabolisar pra caralho

Link para o comentário

Então não vejo vantagem em fazer este tipo de dieta. Usando uma quantidade legal de carbos e gorduras , logicamente com deficit calórico irei conseguir meus obejtivos. Correto?

sim

só não se esquece de deixar proteína em 2g/kg, menos que isso pra cutt não é legal. mas também não tem necessidade de mais que isso

Link para o comentário

• Supermoderador

Dacio, on 16 Apr 2013 - 14:35, said:

Talvez eu esteja equivocado em relação as gorduras.

A quantidade de carbos reduziu para quase 1/3 do valor total, porém a gordura quatriplicou. Você vem dizendo desde o início que a única coisa que importa são as calórias se bem administradas em macros corretos, nesse ponto concordo totalmente, a parte que me parece um pouco estranho são as gorduras em excesso, além de que não é o ideal elevar carbos e gorduras ao mesmo tempo, mesmo que isso possa não significar um aumento muito grande.

A gordura aumentou bastante porque começou com um valor muito pequeno ;) se você começasse com 1 g/kg ao invés de 0.5 g/kg o aumento proporcional seria menor.

É claro que não dá pra aumentar carboidratos e gorduras ao mesmo tempo, nem diminuir, porque vai mudar o saldo calórico (considerando mesma quantidade de proteínas).

Em relação a dieta 1 para a 2, você afirma não haver diferença no bf. Bom é uma teórica sólido com base nas calórias de fato.

Mas eu me pergunto, se basta apenas 2g-3g proteínas para se ter uma harmonia ou próximo disso em seus macros. Por que fisiculturistas levão a dieta tão a sério? Quero dizer, mesmo com todos os AE's as dietas deles são especiais, eles até fazem questão de urinar mais em pré conquest, para melhorar o visual do shape.

Você não é fisiculturista. Um grande erro de pessoas comuns como nós é querer utilizar o exemplo de fisiculturistas. Eles usam AEs, ou melhor, se entopem de AEs, seguem dietas basicamente à base de peito de frango, controlam sódio, entre outras coisas, para baixar seu BF para algo em torno de 3-5% - muito, mas MUITO abaixo do que você poderia alcançar normalmente.

Para pessoas normais dificilmente é necessário mais do que 2-3g/kg. Para bulking nem isso precisa. Dê uma olhada aqui:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/90571-mecanismo-de-hipertrofia-na-celula-muscular/page-6

Concordo que eles são um caso a parte, mas por que deveríamos ingerir gorduras em grande quantidade em uma dieta?

O carboídrato alimenta nosso cérebero, ele também nós fornesce energia e aumento nosso rendimento nos treinos.

A gordura por sua vez, possui uma composição não muito saúdavel e favorável para nosso corpo, como no caso da gordura saturada e trans, claro que nosso corpo a necessita em pequenas quantidades, caso contrário seria desvantajoso também.

Seu cérebro só utiliza 100g de glicose por dia - e isso baixa para 25g quando em cetose. A glicose pode ser derivada de proteínas, não precisa de carboidrato.

Um treino inteligente - nada de 4 exercícios por grupo muscular ou algo do tipo - não utiliza tanto glicogênio quanto você pensa. O consumo de glicogênio gira em torno de 5g a cada 2 séries; um treino com 10-20 séries não irá consumir mais do que 100g de glicogênio. Ou seja, considerando treino + cérebro você não precisaria de mais do que 200g de carboidrato por dia.

Quanto à gordura, ela é essencial para o corpo (2 ácidos graxos, pelo menos). É diferente da glicose, que o corpo consegue produzir a partir de outras fontes.

Claro que gordura trans é ruim, e deve ser evitada. Gordura saturada, por outro lado, é benéfica (alguns tipos): a gordura saturada regula a sua produção de testosterona, por exemplo.

Também não é muito difícil de ver pessoas começando bulking com dietas 1g - 2g gorduras e pouco tempo depois (3 - 6 meses) estarem falando em cutting, para eliminar excesso de gorduras. Claro que isso se dá ao fato delas crescerem rápido demais, eu pessoalmente não vi ninguém com o mesmo problema que cresça lentamente.

Porém será que os resultados não poderiam ser diferentes com uma ingestão menor de gorduras? A resposta aparente é não, já que tudo é baseado nas calórias.

Mais uma vez: o excesso de gordura é proveniente do excesso de calorias. Simples assim.

Claro que os resultados seriam diferentes com menos gordura, porque isso obviamente resultaria em menos calorias (mantendo proteínas e carboidratos iguais).

Zanon !, on 16 Apr 2013 - 14:39, said:

Terminei meu bulk tem 1 semana , com 78 kilos e 15 ~16 % de BF.

PS: Fico confuso somente com este lance de carbos e gorduras neste lance de não se importar com a quantidade dos mesmos e sim o saldo calórico, pois eu leio varios artigos e fico confuso. Qual a vantagem destas dietas cetogênicas e estas com restrição de carbo a 100g por dia , consumindo somente estes carbos no pre e pos treino? =x

Vantagem? Do ponto de vista de perda de gordura, nenhuma - considerando dietas com mesma quantidade de calorias e proteínas.

Mas pode ser mais fácil seguir uma dieta cetogênica, porque a cetose inibe um pouco o apetite.

Link para o comentário

A gordura aumentou bastante porque começou com um valor muito pequeno ;) se você começasse com 1 g/kg ao invés de 0.5 g/kg o aumento proporcional seria menor.

É claro que não dá pra aumentar carboidratos e gorduras ao mesmo tempo, nem diminuir, porque vai mudar o saldo calórico (considerando mesma quantidade de proteínas).

Sim claro poderíamos até começar com 2g gordura, para uma dieta de maior calórias, a questão é quão efetivo essa dieta irá funcionar no organismo do individuo.

Você não é fisiculturista. Um grande erro de pessoas comuns como nós é querer utilizar o exemplo de fisiculturistas. Eles usam AEs, ou melhor, se entopem de AEs, seguem dietas basicamente à base de peito de frango, controlam sódio, entre outras coisas, para baixar seu BF para algo em torno de 3-5% - muito, mas MUITO abaixo do que você poderia alcançar normalmente.
Para pessoas normais dificilmente é necessário mais do que 2-3g/kg. Para bulking nem isso precisa. Dê uma olhada aqui:

Correto o metabolismo deles é bem diferente, mas quiz entrar no ponto do porque eles adotam dietas diferentes e porque elas dariam ganhos diferentes, já que é tudo calórias e ponto. Só os usei como exemplo, pois são pessoas que usam seu corpo com extremo conhecimento e responsabilidade, e muitas vezes tendo pesquisado bastante antes de iniciar alguma coisa, ou tentado diversas coisas até encontrar uma que lhe dá melhores resultados, por isso que não refuto 100% os fisiculturistas, afinal de contas eles tem bastante conhecimento.

Seu cérebro só utiliza 100g de glicose por dia - e isso baixa para 25g quando em cetose. A glicose pode ser derivada de proteínas, não precisa de carboidrato.
Um treino inteligente - nada de 4 exercícios por grupo muscular ou algo do tipo - não utiliza tanto glicogênio quanto você pensa. O consumo de glicogênio gira em torno de 5g a cada 2 séries; um treino com 10-20 séries não irá consumir mais do que 100g de glicogênio. Ou seja, considerando treino + cérebro você não precisaria de mais do que 200g de carboidrato por dia.
Quanto à gordura, ela é essencial para o corpo (2 ácidos graxos, pelo menos). É diferente da glicose, que o corpo consegue produzir a partir de outras fontes.
Claro que gordura trans é ruim, e deve ser evitada. Gordura saturada, por outro lado, é benéfica (alguns tipos): a gordura saturada regula a sua produção de testosterona, por exemplo.

Se meu cérebro utiliza 100g e eu gastarei 5g a cada 2 séries então gastarei 200g de glicogênio por treino, sem levar em consideração que estou fazendo progressão de pesos e o treino tende a ficar cada vez mais harder.

Ah e não é volumoso, é fullbody 5x5 mesmo. Em relação a quantidade que o cérebro necessita, imagino que essa seja apenas uma base mediana de acordo com a maioria das pessoas, e que não se enquadre a todos os individuos.

Eu pessoalmente acho mais interessante uma dieta que me dê acima de 400g glicogênio, apenas por questão de me sentir seguro, afinal de contas as vezes utilizamos energia extra em atividades rotineiras e improvisadas.

Em relação as gorduras, em pequena quantidade e controlada, podem ser bem saúdaveis sim, em excesso com dietas 2g ou acima não acho tão interessante assim, mesmo que sejam mono e poli.

Mais uma vez: o excesso de gordura é proveniente do excesso de calorias. Simples assim.
Claro que os resultados seriam diferentes com menos gordura, porque isso obviamente resultaria em menos calorias (mantendo proteínas e carboidratos iguais).

A ideia é supor que as calórias finais sejam exatamente as mesmas, a quantidade de proteína se mantenha inalterada, com a unica variede de trocas de carboídratos por gorduras e nada diferente, exatamente como o exemplo que citei acima da dieta 1 e dieta 2, se ambas iriam gerar exatamente ganhos idênticos e exatos se ambas estiverem com os mesmos macros, sendo uma com maior carbo e outra com maior gordura.

O tópico está bem legal, está cheio de conteúdo, está bacana. :)

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...