Postado 25/03/2013 às 10:26 03/25, 2013 Seguinte galera, minha home gym está quase pronta e, logo que ela estiver, um parente meu com 60 e poucos anos vai vir treinar, com o objetivo de hipertrofia muscular. Ele nunca levantou pesos na vida, mas não leva uma vida sedentária. Corre 30min todos os dias e joga vôlei na praia nos fins de semana, tendo um bom preparo físico. Não tem problemas na coluna nem joelhos, nem coração nem nada. Como eu vou ser o personal e nutricionista dele - apesar de não ter formação em nenhuma das áreas, mas apenas alguns vários anos de experiência e leituras -, preciso ser responsável. Por isso venho perguntar a opinião de vocês. Uma coisa é ajudar alguém com 20~40 anos né, outra é alguém que está oficialmente na terceira idade. Então, dieta eu acho que não tenha grandes mistérios, já que ele não é diabético, nem hipertenso nem nada. Dietinha em rica em carbos de baixo IG, proteínas (carnes magras, ovos, leite), quantidade certa de gorduras saturadas e insaturadas (mono e poli) e micronutrientes também. O que me preocupa é o treino. Quero passar compostos pra ele como agacho, terra, supino, militar, barbell row e quando ele tiver evolução suficiente de força, barra fixa e paralelas. A principal preocupação é o agacho e o terra. O que vocês acham? Jâ falei com ele que já é pra ir fazendo alongamentos, antes de começar os treinos, pra melhorar a flexibilidade. Obviamente vou fazer ele começar com uma carga ínfima até estar executando os movimentos com perfeição e só depois é que vai começar a forçar, e mesmo assim num ritmo bem mais lento. Pensei até em passar o SL, mas adaptado pra idade dele, com progressão de carga pela metade do que o protocolo sugere e a cada 3 treinos, em vez de todo treino, o que acham dessa ideia? P.S. Ele não está gordo, não tem nem barriga, mas obviamente não é seco. Uns 20% de bf no olhômetro, mas a preocupação não é baixar nem nada, só aumentar o volume sem elevar o percentual de gordura. P.S.2. Ele vai treinar 3x por semana. Editado 25/03/2013 às 10:31 03/25, 2013 por Jack_Bauer
Postado 25/03/2013 às 10:35 03/25, 2013 não vai começar passando agacho e terra, senão você vai matar o veio. do mais simples, pro mais complexo, sempre! começa devagar, sem cargas, passa os movimentos, a mecânica dos exercicios, depois introduza a carga DEVAGAR. tem toda sequencia pedagógica e adaptação do aluno, no caso do seu parente. treina superiores dele primeiro, depois você vai pra perna, com agachamento sem peso, stiff só com a barra, e assim vai progredindo, conforme ele da o feedback abraço!
Postado 25/03/2013 às 10:41 03/25, 2013 Autor não vai começar passando agacho e terra, senão você vai matar o veio. do mais simples, pro mais complexo, sempre! começa devagar, sem cargas, passa os movimentos, a mecânica dos exercicios, depois introduza a carga DEVAGAR. tem toda sequencia pedagógica e adaptação do aluno, no caso do seu parente. treina superiores dele primeiro, depois você vai pra perna, com agachamento sem peso, stiff só com a barra, e assim vai progredindo, conforme ele da o feedback abraço! Valeu cara! Eu tenho halteres de 1kg aqui em casa (coisa velha, comprei quando tinha 12 anos e já queria começar a maromba, hehe) e tinha pensado em passar agacho e terra pra ele primeiro com esses halteres nas mãos, que é um peso quase insignificante, e depois que ele aprendesse o movimento, já ir pra barra sem pesos (10kg), ou então antes disso ir usando meus halteres montáveis (vou ter anilhas de 1, 2 e 3kg) e só depois partir pra barra longa sem pesos. A ideia do SL depois dele ter aprendido a execução dos movimentos vc achou muito louca? rs Acho que ele tem pouca força, disse que mesmo jovem tinha dificuldade em fazer flexões.
Postado 25/03/2013 às 10:45 03/25, 2013 não achei a ideia louca não. achei uma boa, até porque ele vai precisar de um pouco de força... mas não cobre progressão dele a cada treino, vai bem devagar... a ideia inicial é fazer ele gostar da coisa primeiro você deve considerar o objetivo dele, e não tire as coisas que ele gosta de fazer também, que é jogar volei e tals
Postado 25/03/2013 às 10:47 03/25, 2013 Acho que depois de certa idade o bom seria treinar só com maquinas...
Postado 25/03/2013 às 11:27 03/25, 2013 Autor não achei a ideia louca não. achei uma boa, até porque ele vai precisar de um pouco de força... mas não cobre progressão dele a cada treino, vai bem devagar... a ideia inicial é fazer ele gostar da coisa primeiro você deve considerar o objetivo dele, e não tire as coisas que ele gosta de fazer também, que é jogar volei e tals Com certeza! A progressão das cargas eu tinha pensado em ser a cada 3 treinos em vez de todo treino e de apenas 2kg no terra e 1kg no resto (se eu conseguir arranjar anilhas de 0,5kg). O vôlei é sábado e domingo, dupla na praia, e eu jogo também! Ele nunca pararia, joga há mais de 30 anos, hehe Acho que depois de certa idade o bom seria treinar só com maquinas... Por quê? e a reposição de hormônio, ele vai fazer? Acho que não... Por que? É importante?
Postado 25/03/2013 às 11:33 03/25, 2013 bom, tem essa questão dos hormonios que o leandro levantou... sabe-se que a produção natural dos hormonios decresce conforme avançamos de idade. nos 60, a testo livre natural já está bem baixa. tá, mas você vai ter que injetar testosterona no véio? NÃO, definitivamente NÃO. mulheres tem o mesmo nivel de testosterona livre que ele em sua idade agora, senão o mesmo, é um nivel semelhante. e mesmo assim ganham MM o segredo. PROTEINA e destruição das fibras musculares isso você sabe fazer
Postado 25/03/2013 às 11:33 03/25, 2013 sim, reposicao eh mto importante pra quem treina hormonios dele n vao nem deixar ele crescer nada, soh um pouco saindo do 0 pesos pra algum peso ae mas dps vai parar logo menos
Postado 25/03/2013 às 11:40 03/25, 2013 Autor bom, tem essa questão dos hormonios que o leandro levantou... sabe-se que a produção natural dos hormonios decresce conforme avançamos de idade. nos 60, a testo livre natural já está bem baixa. tá, mas você vai ter que injetar testosterona no véio? NÃO, definitivamente NÃO. mulheres tem o mesmo nivel de testosterona livre que ele em sua idade agora, senão o mesmo, é um nivel semelhante. e mesmo assim ganham MM o segredo. PROTEINA e destruição das fibras musculares isso você sabe fazer Tomara!! Hehe, isso eu sei fazer! Reposição hormonal ele só faria se o médico indicasse sim, reposicao eh mto importante pra quem treina hormonios dele n vao nem deixar ele crescer nada, soh um pouco saindo do 0 pesos pra algum peso ae mas dps vai parar logo menos Poxa, espero que vc esteja enganado =/ Prometi pra ele 5kg de massa magra, rs, isso se ele seguisse a dieta e não faltasse treinos. A dieta vai ser como qualquer outra, saldo calórico positivo, pelo menos 1,5g de proteína por kg corporal, 30% de gorduras e o resto em carbos (alto IG no pós e desjejum, baixo IG no resto do dia). Editado 25/03/2013 às 11:40 03/25, 2013 por Jack_Bauer
Postado 25/03/2013 às 11:55 03/25, 2013 a testo dele deve estar bem baixa. Eu recomendo que ele passe por um médico, faça uns exames, inclusive de testo, e caso ele não tenha problemas, inicie um tratamento de reposição. Isso dará resultados e animo pra ele treinar. Acima dos 50 anos a testo é muito baixa e isso desestimula o cara. Ele vai demorar 1 ano pra conseguir esses 5kg de mm.
Postado 25/03/2013 às 13:13 03/25, 2013 https://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/files/2009/01/stallone.jpg Inspiration
Postado 25/03/2013 às 13:14 03/25, 2013 só pra evitar uma lesão, pelo menos no começo.. e depende do que ele fazia antes também, se pegar um senhor que não fazia nada acaba sendo bem diferente de um que trabalhava com peso ou já trabalhou..
Postado 25/03/2013 às 13:15 03/25, 2013 ehauehaue quer inspiracao em um cara anabolizado? ok, procura ae Dr. Jeffrey Life abç
Postado 25/03/2013 às 13:42 03/25, 2013 ehauehaue quer inspiracao em um cara anabolizado? ok, procura ae Dr. Jeffrey Life abç Sly eh mais hardcore
Postado 25/03/2013 às 20:19 03/25, 2013 Na idade dele é muito bom ser ativo mesmo Corrida, volei e tudo mais Acredito que o melhor seria permanecer com esses tipos de "exercícios" que trabalham o corpo todo em menor escala e então adicionmar bodyweights (a forma mais natural do corpo de erguer peso) Aí ir evoluindo com alguns assistentes até ele conseguir fazer de boa barra fixa e paralelas e tudo mais
Postado 26/03/2013 às 00:42 03/26, 2013 Se o objetivo dele é ficar musculoso, só com anabolizantes nessa idade. Ele vai crescer como uma mulher - bem pouco - devido à baixa testosterona. Terra só se for com pouco peso, porque desgasta demais.
Postado 26/03/2013 às 01:08 03/26, 2013 Autor Na idade dele é muito bom ser ativo mesmo Corrida, volei e tudo mais Acredito que o melhor seria permanecer com esses tipos de "exercícios" que trabalham o corpo todo em menor escala e então adicionmar bodyweights (a forma mais natural do corpo de erguer peso) Aí ir evoluindo com alguns assistentes até ele conseguir fazer de boa barra fixa e paralelas e tudo mais Valeu pela resposta! Se o objetivo dele é ficar musculoso, só com anabolizantes nessa idade. Ele vai crescer como uma mulher - bem pouco - devido à baixa testosterona. Terra só se for com pouco peso, porque desgasta demais. Ele não quer ficar grandão não, hehe. Ele só tá se achando magro demais e com braços finos. Acho que com uns 35 de braço ele ficaria satisfeito, eu chuto que ele tem uns 30. Ele quer aumentar um pouco o peitoral também. O meu objetivo é fazer ele ganhar o máximo que puder, mais até do que ele espera, hehe.
Crie uma conta ou entre para comentar